05 / 03 / 2019

Existem pelo menos 2 tecnologias essenciais para o crescimento de qualquer empresa que realiza vendas para outras empresas (B2B): ERP e Plataforma de E-commerce.

1- ERP – Sistema Integrado de Gestão Empresarial

Se o foco da sua empresa é vender para outras empresas, então a responsabilidade de cumprir prazos, ter uma boa logística e oferecer os melhores produtos acaba sendo duplicada se comparada às empresas que realizam vendas ao consumidor final. Afinal, não cumprir os combinados estipulados em contrato significa impactar as operações da outra empresa, causar prejuízos, diminuir a confiança do mercado em seu negócio e comprometer o atendimento dela aos seus clientes.

O ERP, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, é um dos sistemas mais procurados quando o assunto é modernização da gestão da empresa. Ele é responsável pela administração geral da organização, de todos os recursos e departamentos que a compõem. É a opção ideal caso a sua empresa sofra com a falta de comunicação entre as áreas ou com a demora no andamento dos processos, pois é capaz de agilizar a tomada de decisão de forma prática, automatizada, especialista e simplificada.

2- Plataforma de E-commerce B2B

Enquanto o ERP está focado na gestão da empresa, o e-commerce, por sua vez, está focado na ampliação de vendas. O primeiro motivo é simples: para aumentar as oportunidades de venda, é preciso disponibilizar seus produtos em vários canais! Mas as vantagens não param por aí.

Ter um e-commerce bem estruturado em uma plataforma robusta, alinhado a uma boa estratégia de marketing digital, permite que seus clientes entendam o valor de seus serviços e produtos. É possível eliminar as distâncias geográficas, algo que os Representantes Comerciais não conseguem fazer, alcançar nichos de mercado, disponibilizar catálogos completos e atualizados, fazer promoções, entre muitas outras possibilidades.

Uma boa plataforma permite também modelar as políticas comerciais de acordo com seu negócio, personalizando preços, políticas de pagamento, pedido mínimo, análise de crédito, entre outros, para cada perfil de cliente. É possível ainda utilizar a solução junto a sua equipe de vendas, fornecendo aos representantes informações de políticas, estoques, andamento de pedidos, entre outros, em tempo real, além de comissioná-los por todos os pedidos dos clientes em suas carteiras.

Vale lembrar que o e-commerce está focado nas vendas geradas no canal online. Dessa forma, uma plataforma não deve fazer a gestão contábil, nem de custos ou recursos humanos, assim como o ERP não deve fazer a gestão das vendas online, das promoções e dos carrinhos abandonados.

O cenário ideal? A integração de ambas as tecnologias para garantir a melhor eficiência das vendas!

Integração ERP x E-commerce

Nas plataformas que possuem integração perfeita entre ERP e loja virtual a operação é toda centralizada. Dessa maneira, é possível acompanhar o estoque, cadastros de clientes e produtos, vendas e acessar dados
do time comercial. Tudo em um único lugar e com atualização automática. Isso traz eficiência para as
operações e facilidade caso você migre suas lojas para marketplaces ou para outras plataformas.

A integração entre ERP e o e-commerce está ligada a sincronização de dados de 3 pontos principais:

  • Gestão do estoque;
  • Descrição básica do produto;
  • Relacionamento com o cliente.

Certifique-se de que a plataforma de e-commerce que você escolher facilite a integração das duas
tecnologias!

ERP e e-commerce agilizam os processos, melhoram a comunicação entre os setores da empresa e aumentam o alcance territorial das suas vendas.


Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam autores e não representam, necessariamente, a opinião da Somos Tecnologia.