09 / 07 / 2019

O funil de vendas é uma metodologia que analisa todo o ciclo de vendas de um cliente com sua empresa e o divide em fases, desde o primeiro contato até o fechamento de um negócio. Este modelo pode ser aplicado utilizando qualquer ferramenta, desde uma solução específica de CRM ou até mesmo uma planilha de Excel.

O funil de vendas ajuda os gestores a terem uma visão 360 graus de toda a operação comercial e do status do relacionamento com cada cliente. Permitindo assim a identificação de pontos de falhas nos processos ou dificuldades que possam estar sendo enfrentadas pela equipe de vendas, facilitando a análise do processo e a tomada de decisão.

O funil de vendas recebe este nome justamente porque ele precisa de um grande volume de contatos na primeira etapa do ciclo de venda, e a cada próxima etapa é natural que haja uma redução no número de oportunidades, até o momento do fechamento. Dessa forma, sua representação gráfica se assemelha a imagem de um funil.

Por que ter um funil de vendas?

Criar um funil de vendas e acompanhar a taxa de conversão em cada etapa é indispensável na gestão de equipes comerciais, pois ele apresenta em um formato visual e de fácil entendimento de como está o andamento do trabalho e onde a empresa deve focar seus esforços para alcançar suas metas.

Entre outros benefícios de se ter um funil de vendas customizado e sempre atualizado, podemos citar:

Clareza nas informações

Quanto maior a equipe e o volume de oportunidades, maior a importância de se ter um funil de vendas sempre atualizado. Através dele, os gestores terão condições de avaliar o resultado individual ou coletivo, e obter insights sobre possíveis falhas no processo.

Previsibilidade nos resultados

Quanto mais ajustado for o funil de vendas ao processo comercial, maior a facilidade de se gerar previsões com base no histórico de conversão de cada etapa.

Facilita o planejamento de vendas

Ter previsibilidade facilita o planejamento das vendas. Com vendas mais previsíveis, a empresa pode planejar melhor seus investimentos, suas contratações e tomar decisões mais assertivas sobre o futuro do negócio.

Foco certo na hora certa

Ter o funil de vendas sempre atualizado ajuda a empresa a direcionar seus esforços na hora certa. Em dados momentos, os gestores podem identificar que há um grande volume de oportunidades em fase de proposta, mas com pouca conversão, permitindo que eles identifiquem ações que possam acelerar o fechamento das oportunidades.


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