Ter um processo bem estruturado de prospecção de novos clientes é essencial para garantir o crescimento da empresa. Atrair novos leads e transformá-los em clientes é o objetivo de todo time de vendas. Descubra como um software de CRM pode ser o grande aliado da sua equipe na hora de encantar clientes e fechar negócios
Na área de vendas, a prospecção é o processo de analisar novos leads e tentar se comunicar com eles de alguma forma para qualificá-los e assim, vender algum produto ou serviço.
Desta maneira, um processo de prospecção bem estruturado é muito importante, já que além de ser a primeira fase do processo de vendas, também é a prospecção que garante a qualificação de leads para o início da negociação. Uma prospecção, quando bem feita, pode ser uma fonte essencial de informações sobre os leads e um importante mecanismo para filtrar oportunidades.
Como funciona um processo de prospecção de clientes?
A prospecção de clientes basicamente é a busca por potenciais clientes ou compradores para determinado produto ou serviço. Porém, em um processo bem planejado, mais do que consumidores, os clientes se tornam embaixadores da marca e promotores do seu negócio.
Além disso, um lead qualificado representa muito mais do que apenas mais um contato na sua lista de email. Um lead qualificado geralmente tem potencial para criar um vínculo com o seu negócio. E é aqui que a prospecção deixa de ser um processo de entrar em contato com o cliente e se transforma em uma estratégia na construção do relacionamento entre empresa e cliente.
Tipos de prospecção
Uma prospecção pode ser ativa, onde há um contato direto com o cliente, ou passiva, onde incentivos são criados para despertar o interesse daquela pessoa.
O marketing digital é uma ferramenta muito explorada em casos de prospecção passiva. A criação de blogs com conteúdos disponibilizados para os clientes, materiais de conversão e demais
Quais as melhores estratégias para uma prospecção de sucesso?
Conhecer com profundidade o perfil do seu cliente é algo essencial para que as empresas conquistem os resultados que almejam e cresçam. Isso porque os consumidores estão cada vez mais exigentes e hoje, muito mais do que consumir produtos ou ser usuário de determinado serviço, os clientes querem criar afinidade com as marcas que fazem parte do seu dia a dia.
Conheça bem o seu lead
Antes de qualquer tentativa de contato, é muito importante que sua equipe de vendas pesquise sobre o seu cliente e saiba como conectá-lo com a sua empresa. Não adianta fazer uma ligação sem saber a razão pela qual está ligando e sem uma condução inicial em mente para a conversa. Nessas horas, as mídias sociais podem ajudar muito!
Tenha persistência!
Trabalhar com prospecção de clientes é um trabalho que exige insistência. Tente uma, duas, dez vezes. Quanto mais alinhada for a estratégia e quanto maior for a persistência do seu time de vendas, maiores as chances de converter leads para leads qualificados.
Sua equipe fala pela sua empresa
Ninguém sente confiança em fechar negócio ao receber uma ligação totalmente genérica. Por isso, mantenha sua equipe motivada e engajada em oferecer o melhor atendimento possível ao cliente.
Seja relevante
Para isso, pense da seguinte maneira: como essa pessoa será melhor após a minha ligação? Você pode ajudar melhorar algum processo da empresa, facilitar a atividade de uma equipe, educar uma pessoa, etc. Mas a única forma de fazer isso é ao assumir um compromisso, em vez de focar na venda.
Tenha discursos personalizados
Uma vez que você conhece o perfil do seu cliente, é legal saber qual discurso e quais os benefícios que são relevantes oferecer para que ele se sinta interessado em fechar o negócio. A dica é: sempre saiba o que falar em cada conversa de acordo com o perfil do seu consumidor.
A tecnologia a favor da prospecção
A prospecção não se resume ao primeiro contato ou encontro. Uma etapa que deve fazer parte do seu processo é manter contato. Um e-mail, telefonema ou mensagem colocando-se à disposição para eventuais dúvidas e enviar materiais ilustrando o que já foi conversado, pode ajudar o cliente a tomar sua decisão.
Além disso, uma ferramenta que auxilia na organização e automatização do processo de follow up, é o sistema CRM. Ele possibilita uma gestão de clientes com excelência, agilizando e fortalecendo o relacionamento.
O processo de vendas, para ser bem executado e gerar bons resultados, precisa passar por todas as etapas, principalmente pela prospecção. A empresa que investe o tempo de sua equipe estudando clientes em potencial, seu perfil, a compatibilidade, necessidade de seus produtos e soluções e o que o mercado está precisando, terá leads de qualidade fechando muito mais negócios fidelizados e assertivos a longo prazo.
Como um software de CRM pode transformar uma prospecção tradicional em um processo inteligente.
Para otimizar todos os processos gerando organização, agilidade e automatização, é importante contar com um sistema CRM especialista. Através dos dados extraídos do CRM é possível criar relatórios e análises que permitem traçar o perfil dos clientes, segmentando por hábitos de consumo, classe social... Essa facilidade, além de agilidade, traz proximidade com os prospects e clientes, pois personaliza o contato, possibilitando a equipe de vendas focar nas expectativas e necessidades reais de cada um.
O CRM realiza a gestão de relacionamento com o cliente. Através dele é possível monitorar e compilar todo o histórico de relacionamento entre a sua empresa e os seus clientes. Todas as interações ficam salvas, assim como dados e informações que sejam essenciais para uma visão panorâmica de quem é aquele cliente e qual tipo de identificação ele tem com a sua marca.
O CRM da Somos surge como uma ferramenta estratégia de negócios que tem como objetivo ser o facilitador de entrega de informações qualificadas sobre a jornada do consumidor, tanto para o setor de vendas quanto para o marketing das empresas. Desta maneira, equipes trabalham com mais foco e eficiência, multiplicando as chances de acerto de um negócio.
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