30 / 01 / 2020

Com as exigências do mercado cada vez maiores é fundamental que haja eficiência na cadeia produtiva. Neste post, vamos falar da área de Planejamento e Controle da Produção, de como ela pode ajudar a promover essa eficiência e quais seus benefícios para operações do segmento de Indústria. 

Quem está envolvido com negócios, sabe que o mercado está cada vez mais acirrado e que agilidade e eficácia na produção além da assertividade dos processos são questões cada vez mais preciosas em relação à vantagem de mercado e competitividade. 

Ter um bom planejamento de produção é uma estratégia inteligente que colabora no controle dos processos produtivos, assegura que as operações sejam bem-sucedidas e ainda aumenta a maturidade da cadeia de suprimentos. 

Assim, ter uma área específica para direcionar corretamente as demandas de produção é essencial e, tudo isso é potencializado com o uso de uma ferramenta de software que dê sustentação na tomada de decisão. 

O que é PCP?

PCP é a sigla para Planejamento e Controle de Produção, é a área da indústria que organiza qualquer tipo de demanda produtiva dentro da cadeia de suprimentos, programa e direciona para a execução. Quando se fala em software para gerir este processo ainda temos que destacar uma camada de gestão que facilita o time do PCP para tomada de decisão. 

Esse contexto todo, além de contribuir com a organização dos processos, também garante mais qualidade e produtividade, além de reduzir os custos operacionais. 

Quais os objetivos do PCP?

O conceito principal do plano é que ele consiga ser adaptável a qualquer tipo de produção, independente do segmento da empresa, dos tipos de demandas e das matérias primas empregadas no processo. Os objetivos giram em torno dos três principais pilares: planejamento, programação e controle.

Planejamento

Definição de cada demanda que será atendida via produção e como acontecerá este atendimento dentro do plano;

Programação

Na programação são estabelecidos quais os recursos produtivos serão utilizados em cada operação com base em sua capacidade disponível e priorização;

Controle

Monitoramento e coleta de feedbacks do chão de fábrica, sejam apontamentos de produção, consumos corretos de matérias-primas ou paradas dos equipamentos que interfere na capacidade disponível da planta. Isso pode ser potencializado ainda mais através do uso de uma ferramenta MES (Manufacturing Execution System).

Integrado aos sistemas de controle de estoque, vendas, compras, engenharia, financeiro e demais departamentos das empresas, o PCP garante o uso de materiais na quantidade necessária para produzir os itens desejados, balizando-se pela BOM (bill of material) dos produtos manufaturados, os recursos da planta fabril e seus devidos centros de custos, por exemplo, para que haja disponibilidade na expedição e o respectivo faturamento, que é o que garante à empresa sua receita.

Quais os benefícios do PCP para a minha empresa?

O PCP contribui desde que desperdícios sejam evitados e para que defasagens na produção sejam evitados ao máximo, até prover feedbacks para a área de custos industriais tomar decisões junto à Engenharia por exemplo. 

Abaixo, contamos detalhadamente as vantagens da implantação de um PCP na sua empresa. Veja a seguir: 

Organização

Uma ferramenta bem utilizada na área de PCP dá insumos para a equipe para que haja sempre uma preocupação constante do que será feito e como será feito, quanto vai custar e quanto tempo vai durar. 

Integração das áreas

Por ser uma área core em operações industriais o PCP acaba sendo centralizadora de muita informação e necessita de conexão com todas as outras áreas da empresa. A utilização de um sistema ERP é extremamente necessária e com isso a ferramenta para a área de PCP vai proporcionar de forma fluida e transparente esta conexão. Trabalhando com sinergia, é possível cruzar diversas informações valiosas vindas de diversos setores e alcançar com mais facilidade as metas de receita, custo e eficiência. 

Redução dos custos

O bom uso de um software para PCP, o controle de produção é feito visando justamente reduzir os custos sem abrir mão de qualidade e tempo de mão de obra.  

Isso acontece levando em conta os princípios básicos de reduzir os desperdícios, elevar a produtividade e consequentemente manter a motivação dos colaboradores, já que a ferramenta transforma o ambiente de trabalho em um local mais seguro, com gerenciamento real e atualizado.

Além disso, um bom software na área de PCP provê feedbacks para a camada tática e de gestão que pode tomar decisões embasadas em números e maximizar estes ganhos.

Maximização operacional

Existem operações mais complexas e que precisam de mais desdobramentos dentro do PCP, como o Planejamento Avançado de Produção (APS) que cruza informações de carga máquina, demandas firmes de produção e um horizonte de programação, permitindo assim que a fábrica se torne flexível. Além disso este processo pode também promover a explosão de necessidades e atuar com mais refino do que um MRP II, por exemplo.

Resultados finais mais atrativos

Ter a seu favor uma boa ferramenta de PCP faz com que seja possível identificar as fraquezas e pontos fortes da produção de forma efetiva. Assim, fica mais fácil priorizar o que necessita de mais atenção, os fatores que precisam ser ajustados rapidamente e o que vai garantir um resultado satisfatório. 

Como a Somos pode contribuir com a sua produção?

A Somos dispõe de soluções para reduzir os custos operacionais e automatizar os processos da sua empresa. Ganhe eficiência, agilize a tomada de decisão e garanta diferencial competitivo para o seu negócio. Entre em contato e saiba mais!


Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam autores e não representam, necessariamente, a opinião da Somos Tecnologia.