Quem não quer que sua empresa fique longe de prejuízos e consiga conquistar clientes novos todos os dias?
É preciso saber que nem sempre a gestão comercial contribui para que a força de vendas desempenhe o relacionamento com o cliente da maneira que deveria. O que repercute negativamente nos resultados do negócio.
A estratégia de vendas online tem crescido. Muitos tentam desvendar e prever os desafios do setor. É o caso da 3ª Pesquisa Nacional de Varejo Online, promovida pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com o E-commerce Brasil. Pelos resultados, é possível constatar que o varejo passar por um momento de descoberta do mundo digital. Pensando nisso, existem cinco atitudes que prejudicam o sucesso da sua empresa na busca da conquista de novos clientes. Veja quais são e como evitar.
1 – Esquecer que a tecnologia é uma aliada
Se todos estão migrando para a internet, quer dizer que a tecnologia já mudou as relações de consumo. Por isso ela se tornou a maior aliada de qualquer negócio que tenha como objetivo conquistar clientes. Você já percebeu, por exemplo, a diferença que faz um CRM (Customer Relationship Management)? Por meio dele você controla a força de vendas. Com isso, consegue traçar indicadores que tornam as metas alcançáveis e melhoram o relacionamento com o cliente.
Imagine que você pode ter em mãos um CRM como o da Somos que oferece uma atendente virtual chamada de Sara. Com ela, vendedores conseguem registrar detalhes de visitas, desde os roteiros diários até a receptividade do cliente.
O domínio do digital vai desde a esfera do e-commerce até a do marketing digital e, por isso, você precisa de uma ferramenta à altura para fazer a gestão comercial.
2 – Traçar metas absurdas para gestão comercial
Dobrar a meta da força de vendas sem nenhuma base para tal decisão é sinônimo de fracasso. Se você não tem um registro fiel do desempenho dos vendedores, vai ser impossível dizer o quanto e como eles devem melhorar. Metas absurdas na gestão comercial servem apenas para desmotivar.
Um bom gestor tem o poder de mudar a trajetória de vendas, transformando um desmotivado em um vendedor de sucesso. A diferença está na ferramenta que escolher para registrar e analisar resultados. Com um CRM é possível classificar o time de vendas e comparar trajetórias por período. Seguindo a tecnologia, fica mais fácil ter aquela conversa com quem precisa e recompensar quem lidera!
3 – Ignorar o relacionamento com o cliente
Você já viu algum negócio de sucesso que não mantém um relacionamento com o cliente? Cada vez mais as empresas tentam entender as práticas de consumo e, para isso, é preciso manter uma relação estreita com o consumidor.
Ele começa na prospecção ou no cadastro de um lead e você precisa ter memória para lembrar dessa relação desde o início. Mais uma vez, a tecnologia e um CRM permitem reconhecer e lembrar como os vendedores foram recebidos pelo cliente e as mudanças nessa relação.
Desde o princípio, os vendedores têm a opção de usar um emoji para definir a satisfação do cliente, com variações de cores: mais próximo do vermelho estão os relacionamentos que começaram com o pé esquerdo; já do verde ficam aqueles que iniciaram bem. O que pode mudar ao longo do tempo. E se você se seguir essas dicas, as mudanças para melhor podem acontecer bem rápido!
4 – Não fazer pós-venda
Você sabe se solucionou o problema do cliente?
Desconhecer se o produto agradou e não validar a experiência do consumidor com a marca é uma das formas de trair o próprio negócio. Por isso, o CRM da Somos vai muito além de registrar os primeiros passos com o cliente e permite visualizar detalhes desse relacionamento.
Além de quantificar, você qualifica o relacionamento com o consumidor. Deste modo, sabe que conta com uma ferramenta que reconhece que a venda começa, de fato, depois da compra. Cuidar do pós-venda faz clientes voltarem e propagarem positivamente a sua marca!
5 – Mentir para o cliente ou criar falsas promoções
Mentir nunca é o melhor caminho. A moral da história para a força de vendas no caso das falsas promoções é o fechamento das portas. Primeiro o cliente desiste da marca. Depois a marca desiste de sua própria existência, por se tornar deficitária. Lembre-se que existem cerca de 20% dos e-commerces no prejuízo!
Neste caso nem é preciso muita explicação. Vale mais o alerta de que é possível controlar e honrar promessas feitas se você tem o registro delas ao alcance, inclusive, do próprio celular. Não há como mentir ou ser desmentido quando a principal aliada é a tecnologia!
Conte com a Somos para aproveitar ao máximo a sua base de relacionamento com o cliente. Assim você consegue ter nos computadores da empresa e nos smartphones do vendedores, uma plataforma de CRM completa.