Manter o estoque organizado e com uma boa administração, é a estratégia mais eficiente para evitar prejuízos, manter a satisfação do cliente e evitar complicações financeiras. Esse equilíbrio pode ser estabelecido com uma Gestão de Inventário. Saiba mais neste post!
Muitos empresários e comerciantes que possuem estoque em seus negócios o consideram sinônimo de dor de cabeça.
Monitorar entrada e saída de mercadorias, fazer a contagem dos produtos, ter o controle em tempo real do que está entrando e saindo é uma tarefa que requer certa periodicidade e pode ser um pouco complicada. Porém, com uma gestão de inventário eficiente, tudo fica mais simples!
Afinal, o que é Inventário de Estoque?
O inventário de estoque é uma prática que auxilia no controle das mercadorias e facilita a gestão do mesmo. Através da identificação, classificação e contagem dos produtos disponíveis no estoque, é feita uma comparação entre os dados obtidos e os registros de entrada e saída de mercadoria para verificar se estes números correspondem.
Por que a Gestão de Inventário é tão importante?
A principal função de um inventário é evitar desperdícios no seu estoque. Não há sentido estocar grandes quantidades de um produto caso sua demanda para ele seja muito pequena.
Além disso, dependendo da natureza do produto, pode existir um período de validade que deve ser respeitado, o que acaba tornando aquela mercadoria inválida após um tempo.
Se você deseja agilizar os processos de gestão, confira a seguir quatro dicas para otimizar dados e fazer da sua gestão de inventário uma ferramenta eficiente!
Escolha períodos estratégicos
A melhor data para iniciar um inventário do seu estoque é naquele período em que a movimentação será quase nula.
Sem saídas ou recebimento de mercadorias, será mais fácil relacionar os itens com precisão, sabendo que ao final do dia os itens contados permaneceram com suas quantidades inalteradas.
Organize o seu espaço
Separar os itens por categoria, além de facilitar a contagem, também ajuda a agilizar a separação e embalagem de mercadorias.
Classifique todos os seus produtos
Embora seja uma tarefa minuciosa, a classificação dos produtos, com a criação de códigos e uma descrição detalhada da mercadoria vai te ajudar a controlar o estoque e evitar perdas. É importante que a descrição seja precisa e contenha informações como o tamanho, marca, peso, quantidade e preço, entre outros dados importantes. Esta precisão evita vários problemas, por exemplo:
- Classificação incorreta de produtos que poderiam ser confundidos com itens similares;
- Falhas de posicionamento e localização no estoque;
- Prejuízos por faturamento baseado no preço de um item idêntico, mas de outro tamanho ou peso;
- Perda de mercadorias que não foram localizadas no estoque até que a data de vencimento estivesse ultrapassada.
Use a estratégia do inventário rotativo
Devido ao tamanho do estoque, conferir o inventário com frequência é uma prática impossível. Porém, a maioria das empresas já percebeu que realizar este processo ao final de um semestre ou ano é ineficaz e gera grandes perdas.
Uma alternativa é a prática do inventário rotativo. A cada dia, uma parte aleatória do estoque é escolhida para ser contada.
Esse tipo de procedimento permite um acompanhamento mais efetivo dos produtos armazenados, a identificação precoce de problemas que causam as divergências, correções de condutas e de inconsistências ao longo de todo o processo.