Assim como o inbound marketing atrai e fideliza clientes, as empresas estão investindo em estratégias de RH através do inbound recruiting para recrutamento e seleção de talentos, potencializando a possibilidade de contratações cada vez mais assertivas. Quer saber tudo sobre essa estratégia de recrutamento para atrair talentos? Continue lendo!
Contatar profissionais talentosos é um requisito indispensável para quem deseja investir em equipes de alta performance e, através dela, alcançar resultados à altura. Sejam pequenas, médias ou grandes empresas, todo negócio precisa de pessoas certas nos cargos certos. Mas como transformar o processo de recrutamento ainda mais assertivo? Essa é a proposta do Inbound Recruiting!
Entenda o conceito de Inbound Recruiting
Assim como nas estratégias de Inbound Marketing, o processo de Inbound Recruiting também tem início na captação de leads através de diversos canais: redes sociais, páginas de carreiras, no site da própria empresa ou em grupos de vagas abertas.
Todo o processo de contato do candidato com a empresa são pensados para proporcionar experiências positivas com a marca. Todas essas experiências do candidato, inicialmente, vão contar com conteúdos que comuniquem a sua Proposição de Valor para o Empregado (ou EVP – Employee Value Proposition), disponibilizados em diferentes formatos, como e-books, artigos, webinars, vídeos e outros, sendo o e-mail o principal veículo.
Resumindo, o Inbound Recruiting é uma estratégia de recrutamento que aplica diversas metodologias de marketing para obter o melhor resultado na hora de contratar novos colaboradores.
Com isso, as organizações podem se conectar e se relacionar com candidatos passivos e ativos, interagir com seu banco de talentos e comunicar-se com os aspirantes à vaga em todo o processo de seleção, desenvolvendo o relacionamento.
Etapas do Inbound Recruiting
Assim como o Inbound Marketing trabalha o funil de vendas para sinalizar em qual etapa da jornada de compra o consumidor está inserido, o Inbound Recruiting também é dividido em etapas, da seguinte forma:
Atração
Atrair talentos através de conteúdos como e-books, infográficos e materiais informativos;
Conversão
Converter em possíveis candidatos, solicitando algumas informações para traçar um perfil do candidato, em troca do material disponibilizado;
Nutrição
Nutrir os candidatos de mais informação, como artigos enviados por email. Nessa etapa, você pode enviar depoimentos de colaboradores;
Contratação
Contratá-los, transformando candidatos em colaboradores;
Engaja-los através do oferecimento de treinamentos, benefícios e outros tipos de ações de valorização. Isso fará com que os colaboradores se tornem promotores da marca, melhorando a visibilidade da organização no mercado.
Segmentação: do marketing ao recrutamento, uma ferramenta fundamental.
Nas estratégias de Inbound Marketing a segmentação de leads é fundamental. O mesmo acontece no Inbound Recruiting! Seus conteúdos devem ser direcionados a contatos específicos, respeitando o momento de carreira, perfil ou área de interesse de cada grupo de leads. O objetivo é comunicar a EVP da companhia, aumentar o reconhecimento da marca empregadora e intensificar o envolvimento desses candidatos, para então convertê-los e ampliar o banco de talentos da empresa.
As vantagens do Inbound Recruiting
Um dos grandes benefícios do Inbound Recruiting é a possibilidade de se relacionar com milhares de candidatos ao mesmo tempo. Com um conteúdo certo, desenvolvido para cada persona dentro do processo seletivo, a área de recursos humanos da empresa pode se conectar com cada um dos seus candidatos.
Análise dos candidatos por perfil
Além disso, outra vantagem é que com as informações sobre cada um dos tipos de profissional, a empresa pode fazer uma busca dos tipos de perfil mais adequados para a vaga. Nesse modelo de recrutamento, a corporação entra em contato direto com os funcionários, nutrindo um relacionamento e preparando esse profissional para trabalhar nessa empresa.
Fortalecimento da marca empregadora
O Inbound Recruiting também impacta na marca empregadora. Muitos profissionais saem de processos seletivos com uma experiência ruim, o que pode afetar a imagem da organização de maneira muito negativa.
Com uma estratégia de Inbound Recruiting, fica mais fácil garantir que os candidatos que vão fazer parte do processo saiam satisfeitos e com uma boa primeira impressão da empresa.
Otimização do processo de recrutamento baseado nas expectativas dos candidatos
Com as informações coletadas pelo inbound, é possível entender as necessidades do mercado e alinhá-las com os benefícios da sua corporação. Isso ajuda a tornar o processo de recrutamento mais atrativo e interessante para os candidatos.
Implementando o Inbound Recruiting na sua empresa
Agora que você já sabe algumas vantagens do Inbound Recruiting, vamos explicar agora o passo a passo para a implementação da estratégia no seu processo de recrutamento e seleção. Vamos lá!
Trace um perfil ideal
Monte um perfil de colaborador ideal para a sua empresa. Reflita sobre as competências técnicas e comportamentais que ele deve possuir, assim como os objetivos de carreira que a sua empresa pode suprir e quais são os valores pessoais alinhados aos da organização.
Inicie o contato e conheça os profissionais
Com os leads em mãos, inicie o contato com esses profissionais — mesmo se não tiver nenhuma vaga aberta no momento. Mande e-mails personalizados e que atraiam a atenção desses talentos de acordo com os seus principais interesses. Dessa forma, você será capaz de estreitar a relação com essas pessoas.
Mantenha uma relação a longo prazo
Continue se comunicando com esses profissionais com frequência para que ele lembre da sua empresa. Invista em mais de um meio de comunicação, se possível. Além disso, varie o tipo de mensagem enviada, alternando entre conteúdos interessantes, informações sobre a sua empresa, entre outros.