Com o enfrentamento de uma crise de saúde pública que, literalmente, colocou o mundo em alerta, muitas empresas se viram obrigadas a apressar processos de transformação digital. Foi um momento em que, certamente, os mais tecnologicamente adaptados saíram na frente.
É um bom exemplo do quanto é importante o mundo corporativo estar atento à chamada 4ª Revolução Industrial, ligada justamente a maior conectividade e uso da tecnologia. Um bom gancho para refletirmos sobre o conceito e a implantação de transformação digital.
Siga com a gente e esteja por dentro desse tão comentado processo.
O que é transformação digital?
Apesar de, à primeira vista, parecer um conceito futurista sem previsão para acontecer, a transformação digital é um tema bem atual, que está acontecendo neste exato momento. Para termos noção do impacto dessa mudança, basta pensarmos na nossa vida antes dos smartphones.
São apps com métodos para auxiliar no relaxamento, vídeos no Youtube de técnicas para aproveitar melhor o aqui e agora, livros que podem ser baixados na velocidade da sua vontade.Sem falar nas compras online, que estão sempre buscando melhorar a experiência do cliente.
O que isso tem a ver com a sua carreira
Muitos profissionais encaram a transformação migrando para áreas técnicas. A questão é que apesar da temida inteligência artificial, ainda serão necessários profissionais capacitados nas demais áreas da empresa, como marketing, RH, tecnologia da informação, financeiro, etc.
A grande mudança é que esses profissionais serão auxiliados no seu dia a dia por soluções que vão aumentar sua produtividade e tomar decisões mais assertivas. Por isso, um passo importante é alcançar um bom domínio das ferramentas para desenvolver um trabalho que de fato utilize os dados que as soluções conseguem gerar. Não há motivo para gerar dados se não há pessoas para interpretá-los.
Além disso, manter-se informado a respeito das novidades do mercado no que tange a ferramentas úteis que podem alavancar seu rendimento podem oferecer uma forte vantagem competitiva. E o resultado é invariavelmente um caminho ascendente na carreira.
Trabalhar em equipe e saber manter uma boa comunicação com seus colegas, assim como demais departamentos da empresa é outro ponto importantíssimo nessa nova era de transformação digital. Isso porque, cada vez mais, as soluções envolvem várias equipes diferentes para que os processos se tornem mais ágeis e a produtividade, mais alta.
E as empresas, como podem estar preparadas?
Para as empresas que já estão ligadas na importância e benefícios da transformação digital, há um caminho das pedras. Veja algumas dicas fundamentais.
Engaje seus colaboradores
Uma empresa é formada por pessoas e elas precisam estar convencidas de que a transformação digital precisa acontecer agora. Invista nas suas força internas para fazer esse processo.
Incentive a criação de grupos e comitês para capitanearem a mudança. Além de concentrar boa parte da transição em apenas algumas pessoas, também dá a oportunidade de, unindo forças, surgirem várias ideias interessantes e produtivas em grupo.
Reveja a cultura da sua empresa
O momento da transição é uma boa oportunidade para reavaliar se a cultura da empresa está de acordo com o novo posicionamento.
Sem uma nova forma de enxergar as mudanças dentro de todos os departamentos, as chances da mudança não sair do papel são gigantes. Não adianta capacitar funcionários se a própria cultura da empresa não incentiva a liberdade de apresentar novas ideias e incorporá-las ao dia a dia - sejam sistemas ou processos.
Prepare-se para uma nova fase de mudanças constantes
A transformação digital não é um processo que tem início, meio e fim. Ela apenas começa, sem data para acabar, e é importante saber disso desde a sua implantação na empresa.
Contrate uma consultoria ou informe-se com os departamentos internos para entender quais são as suas perspectivas de crescimento para os próximos anos - e o que precisa ser feito para chegar lá.