O coronavírus mobilizou o mundo na contenção do rápido avanço da doença.
O momento é de priorizar a saúde das pessoas e, no controle da COVID-19, as empresas devem ter em vista manter suas equipes e colaboradores em segurança, flexibilizando rotinas de trabalho, disponibilizando apoio e informações relevantes.
Em um cenário como o que estamos vivendo, se espera que as empresas se posicionem priorizando a saúde das pessoas e a segurança da sociedade. É muito importante entender que o momento atual requer que todo o planejamento estratégico, seja da empresa como um todo ou de cada uma das áreas, seja colocado em standby e haja uma mobilização em prol das pessoas.
Resumindo, agora, mais do que nunca, é a hora de colocar a saúde e em primeiro lugar!
Há uma preocupação global em relação aos impactos econômicos, principalmente nos países que já se encontravam com a economia fragilizada. Enquanto trabalhadores temem a garantia dos seus empregos, empresários sentem-se com medo de fechar as suas portas, autônomos temem não ser capazes de sustentar o seu negócio. Mas, acima de tudo isso, indivíduos em todo o planeta temem pela saúde própria, de familiares e amigos.
A empatia, nesse momento, é fundamental em se tratando da relação entre empresas e colaboradores. E neste contexto, alguns pontos são essenciais. O home office tem sido uma prática na realidade de muitas empresas.
A comunicação interna é outra frente que ajuda muito. Veja alguns como colocá-la em prática, colhendo bons resultados.
Mantenha os seus colaboradores informados
Sabemos que a maioria das empresas está operando em home office e isso pode acabar causando uma certa dificuldade na comunicação entre os colabs. Mas a tecnologia está aí para ajudar, já que a troca de informações se faz tão importante.
Sendo assim, não poupe canais de comunicação. Use as redes sociais, blogs, email, páginas extraordinárias, telefone e, se for preciso, até as grandes mídias para manter todos os envolvidos com o negócio a par dos acontecimentos e das decisões que estão sendo tomadas.
Redes sociais corporativas são outra alternativa inteligente de manter a comunicação.
Certifique-se de usar a linguagem adequada
Esse não é momento para humor ou sarcasmo na comunicação corporativa. As pessoas estão apreensivas e a mínima percepção de despreocupação pode afetar a imagem da empresa. Seja claro e objetivo, demonstre preocupação com a situação e, mais do que isso, forneça respostas.
Apesar do cenário mudar diariamente e estarmos constantemente nos adaptando a novas informações, é muito importante transmitir segurança e mostrar que o caminho que o melhor caminho está sendo traçado pela empresa.
Mantenha-se atualizado
Estamos diante de uma emergência e existem muitas questões a esclarecer. É um momento de mudanças rápidas em que a informação divulgada agora pode perder relevância em horas.
Por isso, nunca foi tão importante manter-se atualizado, sobretudo em relação às orientações de controle divulgadas pela OMS e pelo Ministério da Saúde.
Ajude a combater as fake news
As fake news já representam 85% das mensagens verificadas pelo Ministério da Saúde. O impacto negativo das notícias falsas já foi atestado nas eleições de vários países e ainda assim, muitas pessoas insistem em repassar informações sem antes consultar a fonte.
Entre tantas mensagens e orientações falsas divulgadas nas redes sociais, é muito provável que algumas delas se relacionem com o seu trabalho. Sendo assim, não deixe de usar a sua expertise para fazer circular informação correta e de qualidade.