02 / 06 / 2020

No universo financeiro, profissionais e gestores contam com diversas métricas e indicadores, bem como com relatórios que ajudam na hora de avaliar como andam os negócios. São formas de dimensionar a saúde financeira da organização. 

Neste post, te contamos como saber se sua operação está dando resultados!

Um dos grandes objetivos de todo gestor é monitorar e melhorar constantemente os processos de negócios. Aumento de performance e redução de custos, por exemplo, são nortes presentes em praticamente qualquer instituição. Entretanto, por mais que exista um acompanhamento diário do volume de produção e das tarefas executadas pelos setores, isso ainda não é suficiente para avaliar com precisão o desempenho da empresa.

É importante olhar para o cenário e pensar como diminuir custos e otimizar investimentos. Para isso, se ligue nas dicas abaixo!

Como reduzir custos e otimizar investimentos?

Uma das grandes dificuldades ao buscar um resultado positivo de lucro é lidar com os custos operacionais. Afinal, muitas atividades acabam tendo despesas indiretas que impactam fortemente na porcentagem final de retorno. Por outro lado, com a evolução das ferramentas de gestão e a integração da tecnologia nos negócios, fica cada vez mais fácil identificar alternativas para reduzir custos operacionais. 

Confira algumas alternativas!

Identifique tarefas repetitivas

Por mais necessárias que sejam, as tarefas muito manuais e repetitivas (como emissão de notas fiscais, pagamentos mensais e inserção de dados iguais em vários locais diferentes em planilhas) acabam tomando muito tempo dos colaboradores. 

E todo gestor sabe que a folha de pagamento pode representar grande parte dos custos operacionais. Com a expansão da automação empresarial, muitos softwares e ferramentas podem auxiliar nessas tarefas burocráticas. Dessa forma, a equipe fica livre para atuar em atividades mais importantes, trazendo mais retorno para a empresa.

Terceirize algumas atividades

A terceirização é outra possibilidade que costuma trazer drástica redução de custos, além de aumento da eficiência. Mas isso não significa que você deve terceirizar tudo! O ideal é analisar quais atividades estão custando caro, tomando tempo e energia da sua equipe. 

Se essas tarefas não estiverem dentro do core business da empresa e não forem automatizáveis, o ideal é buscar uma empresa parceira para terceirização. Assim, você consegue reduzir despesas e ainda ter especialistas cuidando da assertividade dos resultados dessas atividades.

Elimine eventuais desperdícios

Por mais que todo mundo saiba que desperdícios causam custos, possíveis gargalos devem ser monitorados. Para encontrá-los, o ideal é mapear os custos nos mínimos detalhes e calcular o ROI de cada setor. Ao fazer isso, a busca por respostas leva à descoberta de uma série de pequenos pontos que podem ser eliminados.

Alguns dos desperdícios mais comuns ocorrem com máquinas e equipamentos antigos, materiais de escritório, locomoção e viagens corporativas, tempo em reuniões e atividades de vendas não efetivas.

Reveja seus fornecedores

Encontrar fornecedores de confiança nem sempre é fácil. Por esse motivo, quando uma empresa fecha uma parceria de sucesso, tende a continuar com ela por um longo período. No entanto, é importante sempre continuar de olho em outras soluções no mercado.

Aumentar a quantidade de fornecedores pode viabilizar a redução de custos, além de agilizar prazos de entrega. Paralelamente, não deixe de conversar com seus parceiros atuais para tentar encontrar alternativas favoráveis para ambos os lados!

Dê um “up” na sua empresa!

Agora que você compreendeu a importância de medir o retorno sobre os investimentos para a análise financeira, é hora de ficar de olho nos números gerados por sua equipe. 

Lembre-se de que tudo que é medido pode ser melhorado, trazendo cada vez mais rentabilidade para as operações da sua empresa! 

As soluções da Somos Tecnologia ajudam a centralizar e otimizar processos, reduzindo custos, gerenciando clientes e fornecedores e oferecendo informações rápidas e confiáveis para a tomada de decisão. Com essas funcionalidades, as pequenas e médias empresas ganham velocidade e competitividade, redução no tempo das atividades e maior produtividade.

É o caminho para acelerar a produtividade da sua empresa com novos modelos corporativos, incrementando a geração de renda com tecnologia de ponta. A decisão de transformar a experiência da sua empresa está em suas mãos!


Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam autores e não representam, necessariamente, a opinião da Somos Tecnologia.