07 / 07 / 2020

Imagine ter um RH disponível 24 horas por dia no WhatsApp para ajudar na Gestão de Pessoas à distância? 

A pandemia é temporária e vai passar. Mas a transformação digital que ela impulsionou em todas as áreas e segmentos do mundo será permanente. A COVID-19 transformou completamente a vida das pessoas e empresas. 

Hábitos precisaram ser repensados, rotinas de trabalho foram adaptadas para respeitarem as medidas de distanciamento social recomendadas pela OMS e o mundo precisou se ajustar ao que temos chamado de “novo normal”. 

A pandemia trouxe novos desafios aos negócios. As empresas que ainda tinham alguma resistência à transformação digital se viram obrigadas a ceder às inovações trazidas pelas novas tecnologias. O momento provou que mesmo empresas tradicionais podem e devem ser digitais. A digitalização de processos deixou de ser apenas uma tendência, e se tornou uma realidade que deve permanecer após o fim da crise do coronavírus.

O papel dos setores de RH durante a pandemia da COVID-19

Com a adoção do home office como medida de prevenção contra o novo coronavírus, muitas organizações passaram pela experiência do trabalho à distância pela primeira vez. A prática, que já era comum em empresas de tecnologia e em setores com funções mais administrativas, mostrou que é possível manter a produtividade e garantir o funcionamento do processo, mesmo com tudo sendo feito on-line. 

O mesmo aconteceu na área de recursos humanos. A pandemia trouxe mudanças não só na rotina dos profissionais de RH mas também na legislação. Medidas provisórias foram criadas para diminuir os impactos da crise de saúde pública e seus reflexos econômicos. Adiantamento de férias, folhas de pagamento, processos de recrutamento e seleção, admissão e demissões… Tudo passou a ser feito à distância. 

É um momento em que também faz parte da Gestão de RH das empresas garantir o bem-estar e a segurança dos colaboradores. Nesse cenário, adotar home office e propagar uma comunicação interna clara e eficiente via redes sociais são algumas das medidas essenciais. E aí reside o papel da tecnologia como aliada para a gestão digital do RH. 

O RH Digital e a tecnologia

A admissão digital, por exemplo, tem sido uma solução utilizada para contratar novos colaboradores com segurança. Os contratados fazem o upload dos seus documentos pessoais em uma plataforma e assinam digitalmente o contrato de trabalho. 

O processo de Recrutamento e Seleção à distância também já é uma realidade. Recrutadores utilizam tecnologias inteligentes que traçam o perfil ideal para determinada função, fazem a captação dos candidatos, analisam e selecionam o mais apto para a vaga usando indicadores gerados por sistema informatizado. Tudo à distância!

Outra solução válida é a marcação virtual de ponto, que apoia o RH no controle da jornada em tempos de teletrabalho. Disponibilizar plataformas em que os colaboradores possam entregar os atestados médicos de forma digital, e com as informações centralizadas, também facilitam a organização da gestão do RH.

Foco nas pessoas

Tudo isso tem a ver com o processo de humanização da gestão de pessoas, focando cada vez mais desenvolvimento dos colaboradores. Um processo em que entra em cena não só a vida profissional, mas também pessoal de cada funcionário.

A Sara no WhatsApp é a Inteligência Artificial da Senior que transforma o seu RH em um RH 24×7 para todos os colaboradores. Dados disponíveis a qualquer dia e qualquer horário à disposição dos seus colaboradores. É uma solução desenvolvida pela Senior e que a Somos Tecnologia pode colocar à serviço da sua empresa. 

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