21 / 07 / 2020

As empresas começaram a retomar as suas rotinas e precisam fazer diversas adaptações para garantir que os seus colaboradores fiquem seguros no ambiente de trabalho e possam exercer suas funções, sem muitas preocupações. A pergunta é: como será esse novo normal? E como as empresas podem oferecer essa segurança? 

Leia no post!

Readequar é preciso
Três meses atrás, era fácil imaginar as estações de trabalho das grandes empresas: mesas personalizadas com bonecos, plantas, porta-retratos e itens pessoais, colaboradores sentados um ao lado do outro, elevadores fazendo viagens, sempre com espaço para mais um. Tudo isso parece ter ficado para trás. 

A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças a todas as áreas ao redor do mundo e impactou negócios de todos os segmentos. Foi necessário implantar o trabalho remoto, também conhecido como home office, como forma de garantir o bem-estar e a segurança dos colaboradores. 

O processo de transformação digital foi acelerado e o comércio eletrônico se tornou o protagonista no cotidiano dos consumidores. O mundo pós-pandemia é incerto, mas é fato que os próximos meses devem trazer ainda mais mudanças e as empresas precisam estar preparadas para acompanhá-las. 

Os modelos de negócio que conhecíamos antes da pandemia precisam ser repensados e adaptados ao “novo normal”. Qualquer negócio que tenha sido projetado para o mundo antes da  pandemia corre riscos, caso não se adapte à nova realidade.

Para te ajudar nesse processo de adequação, trouxemos algumas tendências de adaptação que devem ser feitas dentro das empresas para que os ambientes de trabalho estejam preparados para receber seus colaboradores após o isolamento social. 

Afinal, o foco é garantir que os seus colaboradores fiquem ainda mais seguros no ambiente de trabalho e possam exercer suas funções sem muitas preocupações

O que esperar dos espaços corporativos pós-isolamento?
Assim como as vidas das pessoas está adaptando ao momento que estamos vivendo, os ambientes físicos de trabalho também precisarão. É hora de se alinhar a novas necessidades e tendências.

Menos é mais
Nos escritórios pós-pandemia, não há espaço para acúmulo e nem mil objetos amontoados. As mesas devem contar apenas com o necessário: notebooks, uma garrafa de água e claro, álcool em gel, para que a higienização das mãos seja feita regularmente.

A recomendação é que os objetos pessoais - como bolsas e até mesmo materiais de escritório usados no dia a dia - fiquem guardados em gavetas, não se transformando em ponto de contaminação.

Os elevadores devem funcionar com menos pessoas por vez e corredores devem ser alargados para garantir que as pessoas transitem respeitando a distância recomendada pela OMS. As estações de trabalho precisam respeitar os dois metros de distância entre os colabs.

Reuniões com equipes reduzidas
Menos gente, mais espaço. Esse é o lema que as empresas devem tomar como regra para garantir a segurança nos ambientes de trabalho. As reuniões precisam ser feitas em escalas, com o time reduzido.

O ideal é que uma parte participe presencial e outra parte fique conectada remotamente. É indispensável que os ambientes estejam sempre bem ventilados, com janelas abertas para garantir a circulação do ar e evitar a propagação do vírus. 

Regras de higiene que já fazem parte do novo normal
É muito importante que as empresas disponibilizem kits com máscara e álcool em gel em todas as mesas para os colaboradores. 

Além disso, as rotinas de limpeza devem ser reforçadas, principalmente em ambientes como banheiros e cozinha. O ideal é que áreas comuns sejam temporariamente interditadas.

A tecnologia como grande aliada da nova rotina
Os ambientes do pós-pandemia podem contar com a tecnologia como uma grande aliada para se adaptar a essas tantas mudanças.

Gestão do Ponto
Na hora de chegada, por exemplo, quando o colaborador faz o registro do ponto, o ideal é que ele não precise tocar em nenhuma superfície. O caminho é recorrer a inovações como apps de ponto no seu smartphone, e que permitam o registro através de touch ID,  reconhecimento facial, ou outras alternativas disponíveis.

Acionamento automático
Desde a porta de chegada, até os refeitórios ou banheiros, as empresas podem recorrer aos sistemas de acionamento automático, para evitar que os trabalhadores toquem nas peças.

Contactless – o novo normal “sem contato”
No controle de acesso dos funcionários, a recomendação é adotar tecnologias como terminais de reconhecimento facial, ou leitores de impressão digital sem contato, além dos QR Codes (código de barras bidimensional).

Conte com uma tecnologia avançada como alternativa eficaz para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas. Garanta a segurança patrimonial da sua empresa e o bem-estar dos colaboradores com a tecnologia de Reconhecimento Facial agregada à nossa solução por meio dos terminais MinMoe, desenvolvidos pela Hikvision, líder mundial em soluções de videovigilância.

Integrados ao software Ronda Senior | Gestão de Acesso e Segurança, os terminais de reconhecimento facial são indicados para empresas que tenham uma grande circulação de pessoas e uma preocupação estratégica com a segurança, ao buscar uma forma de controlar melhor os colaboradores e visitantes com experiências “sem contato”.

Além de dispensar o uso de crachás ou quaisquer identificações físicas para reconhecer a pessoa, o terminal da Hikvision ainda mede a temperatura corporal para detectar possíveis enfermidades e detecta se o indivíduo está ou não usando a máscara de proteção, É prevenção e orientação, sem nenhuma intervenção humana.

 


Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam autores e não representam, necessariamente, a opinião da Somos Tecnologia.