Você já percebeu como a gestão de estoque estratégica influencia na entrega dos produtos?
A gestão de estoque é um tema amplo e importante para as empresas e, nesse momento, ganha uma relevância ainda maior com as mudanças estruturais na nossa economia e nos negócios das empresas.
Entenda o que está acontecendo
Os consumidores estão definitivamente mudando o comportamento de compra, num processo acelerado pelo distanciamento social e pelas estratégias digitais de comercialização de produtos que vem sendo escaladas pelas empresas. As compras on-line ganham cada vez mais adeptos e estão cada vez mais presentes no dia a dia dos consumidores.
Tudo isso afeta definitivamente a cadeia de abastecimento, em se considerando o fornecedor, a indústria e o consumidor. Por isso, manter o controle do estoque e boas práticas de gestão é fundamental para a saúde da empresa e para sustentar estratégias digitais.
As empresas que não se conectarem aos seus consumidores, a partir de uma estratégia digital, certamente terão mais dificuldades de retomar as vendas e o crescimento do seu negócio. Os segmentos podem ser diferentes, mas a gestão de estoques precisa ser eficiente em qualquer setor.
Boas práticas na gestão de estoques
Quando se fala em prática de gestão de estoques, é importante que cada empresa faça um raio X deste departamento e conheça os fatores internos e externos que podem afetar os estoques. É importante enfatizar que isso não é igual para todos os segmentos, já que cada um possui atributos e características diferentes.
No varejo, por exemplo, é importante ter um olhar para a margem de contribuição do item, o tempo de reposição, a incerteza em relação à demanda, a influência das dinâmicas de fornecimento e do comportamento do consumidor. O varejo é muito sensível e tem tido um olhar muito especial para a experiência de consumo. Um aspecto totalmente relacionado à gestão de estoques, tanto no planejamento de uma campanha de vendas, quanto para atender uma data comemorativa de vendas, como Dia das Mães, Black Friday ou Natal.
De olho em alguns princípios
E quando se fala em planejamento de estoques, o intuito é integrar esse setor com área de compras, vendas, marketing e operações. É fundamental que todas as áreas estejam alinhadas e definam qual é o alvo de vendas, avaliando até que ponto a estrutura da operação está preparada para dar conta de receber, expedir e entregar os pedidos com qualidade.
É importante, também, uma análise para definir os níveis de estoque e segurança imprescindíveis para manter a fluidez da operação. Naturalmente, no varejo, os estoques são mais sazonais, mas quando se fala em indústria – em matéria-prima – há mais previsibilidade. E já que a sazonalidade existe em qualquer setor, é extremamente importante ter essas variações em mente para conseguir manter a gestão de estoques saudável e, consequentemente, a empresa estável.
Indicadores para monitoramento de estoques são importantes para evitar erros básicos comuns quando não há o monitoramento contínuo. As empresas precisam estar atentas, principalmente para dados básicos como: giro de estoque, nível de segurança, ponto de ressuprimento e ponto de abastecimento de lojas.
Tudo isso passa por técnicas específicas,dentro da disciplina de supply chain, que define todos esses itens e dá parâmetros para operacionalizar o setor. É relevante ressaltar que os indicadores básicos devem ser monitorados diariamente. Essa prática evita prejuízos como perder o prazo de validade de algum produto, por exemplo.
A complexidade a gerenciar, quando o assunto é estoque, é relativamente alta e pode ser facilitada com o apoio da tecnologia. Temos três grandes grupos que compõem a gestão de estoques, quando se olha o processo como um todo. Vamos falar deles
Supply chain
Termo em inglês que significa cadeia de suprimentos. É focada na parte de compras e gestão de fornecedores. Na prática, representa todas as atividades de compra dos insumos ou produtos, transporte, armazenamento, transformação, embalagem, gerenciamento interno, venda e distribuição aos clientes.
Estocagem, armazenagem e movimentação de produto
A armazenagem é uma das atividades da cadeia logística das empresas e tem um papel fundamental no atendimento de demandas e na gestão dos estoques. As empresas podem optar, basicamente, por dois modelos de armazenagem; a própria ou terceirizada. É uma etapa que envolve o controle de recebimento, movimentação, inventário e expedição dos produtos.
Entrega do produto
É a jornada final do produto, depois de passar pelas duas etapas anteriores. E é a razão pela qual as outras etapas precisam ser assertivas. Aqui, a experiência do consumidor se consolida.
Falando de varejo
No varejo, o ponto mais sensível está relacionado à armazenagem e ao transporte. Por isso, na armazenagem, é fundamental ter sistemas flexíveis, que se adaptem à operação. É importante que suportem volumes mais altos na sazonalidade, permitindo estratégias diferentes no recebimento e na separação de mercadorias.
Com softwares que tenham essas características, a empresa terá condições de enviar o produto o quanto antes para a transportadora, com o produto sendo entregue mais rapidamente ao cliente..
O varejo, inclusive, tem olhado de uma forma bastante estratégica para a gestão logística e muitos varejistas brasileiros crescem de forma consistente. O caminho é investir em melhorar a experiência de consumo dos clientes; o que, inevitavelmente, passa pela logística.
Em outros países já é bastante comum a entrega no mesmo dia em que o pedido é realizado. Aqui, no Brasil, esse processo é mais comum e regiões metropolitanas, mas caminha a passos largos para chegar a outras regiões do país.
E esse deve ser o próximo passo para o varejo seguir, a implementação do same day delivery, um diferencial muito significativo para o consumidor. Não há como pensar nesse próximo passo sem uma gestão de estoque eficiente e tecnologia de ponta para ter acesso a logística estratégica, que pode levar as empresas a outro patamar de negócios.
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Com as soluções para logística da Senior, que a Somos Tecnologia disponibiliza ao mercado, é possível ter muito mais controle sobre cada uma das etapas da operação. Da entrada de matérias-primas até a expedição do produto, é possível acompanhar todo o trajeto da mercadoria via web, a partir de qualquer dispositivo.
Nossos softwares ainda permitem uma maior flexibilidade nas regras de armazenagem e separação, além do alcance de resultados surpreendentes na redução dos custos das operações.
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