10 / 09 / 2020

Com o fortalecimento da prática do home office, muitas empresas iniciaram a gestão de ponto online. Saiba tudo sobre isso neste post.

A tecnologia está aí se provando uma grande aliada das empresas na hora de transformar atividades que antes eram totalmente operacionais em algo mais produtivo e que contribua para que as áreas se tornem cada vez mais estratégicas dentro das empresas. A área de Gestão de Pessoas não ficou de fora dessa.

Empresas bem posicionadas no mercado já entenderam que é preciso voltar a atenção ao máximo para o capital humano, porque são as pessoas que fazem tudo acontecer. Esse é o caminho para os resultados. Assim, o RH tem deixado de ser um setor operacional, responsável apenas por documentos como folhas de pagamento, processos de admissão e demissão e sistema de ponto para se transformar em uma área mais estratégica, envolvida com os resultados e focada em iniciativas para atração e retenção de talentos.

Além disso, para que isso aconteça, é preciso que atividades como o controle de entradas e saídas sejam automatizadas. E nesse sentido, o controle de ponto digital tem desempenhado muito bem o papel de registro de ponto dos colaboradores.

O que é o controle de ponto online?

O sistema de controle de ponto online é o método de gestão de ponto mais tecnológico disponível no mercado atualmente. Além de desburocratizar várias rotinas dentro da área de Gestão de Pessoas, essa forma de controlar as entradas e saídas contribui também na produtividade dos negócios.

 Uma ferramenta versátil, que une mobilidade e confiabilidade, além de reduzir custos em uma única estrutura. O ponto online traz diversos benefícios para quem adere a essa tecnologia para a gestão de ponto de suas equipes de trabalho.

A forma tradicional de controle de ponto era manual e mecânica. Consistia em um modelo que exigia muito manuseio de documentos como cartões, livros de ponto ou folhas de frequência dos colaboradores. A tecnologia, então, trouxe facilidades e benefícios para esse setor da empresa.

As vantagens de um ponto eletrônico online

Separamos os principais benefícios que o controle de ponto eletrônico online proporciona para sua empresa. Vamos lá!

Praticidade e redução de erros
Além de os colaboradores poderem bater o ponto de qualquer lugar, o controle de ponto online facilita muito o controle do banco de horas e reduz o tempo consumido com correção de erros. A razão é simples: o sistema evita falhas na gestão de jornada, ao mesmo tempo em que são reduzidas as necessidades de intervenção pessoal. Desse modo, a tecnologia pode facilitar muito as coisas para o colaborador e para o RH.


Conformidade com as leis trabalhistas
As soluções digitais tem conquistado cada vez mais espaço no mercado por estarem totalmente em conformidade com a legislação do controle de ponto. Isso confere segurança jurídica às empresas e facilita a comprovação do total de horas trabalhadas pelos colaboradores de forma simples e eficaz.

Ainda com relação à segurança, dessa vez em um aspecto relacionado à legislação trabalhista, sistemas de ponto eletrônico estão 100% dentro da lei. As Portarias 1510 e 373 do Ministério do Trabalho e Emprego garantem que a empresa esteja regularizada com relação ao controle de ponto.

Insights através de relatórios
Um grande benefício do ponto eletrônico online é a possibilidade de retirar insights através de relatórios gerados pelo software. Com esses relatórios, fica muito mais fácil e ágil a gestão das jornadas de trabalho e sua avaliação. O profissional de RH ou o responsável pelo setor de pessoal consegue visualizar com segurança o histórico registrado de cada colaborador na forma de dados tabulados ou gráficos, desde faltas até horas extras ou dias em que ficou devendo horas.

Integração com a folha de pagamento
Um outro benefício da tecnologia é a praticidade na hora de gerar a folha de pagamento dos colaboradores,  ao final do mês. Diversos sistemas disponibilizam integração com sistemas de folha de pagamento, o que automatiza algumas das atividades mais operacionais do RH.

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