10 / 11 / 2020

Com o ERP na nuvem, você consegue organizar todos os aspectos da sua empresa e integrar áreas e processos. É amplo controle dos negócios, a partir dos módulos de controle financeiro, clientes, vendas, estoque, compras e mais.

Em um mercado concorrido, crescer exponencialmente é uma demanda quase que obrigatória. Mas, para isso acontecer com maior segurança, de forma ordenada e com melhora contínua, um software de planejamento de recursos empresariais (ERP) faz toda a diferença. Com o sistema, é possível simplificar e unir todos os processos com os quais um negócio lida de forma muito melhor.

Mas o que é um sistema de ERP?

É um sistema administrativo completo, executado de forma simples e acessível às micro e pequenas empresas (MPEs). Ele pode ser acessado de qualquer lugar, com práticas de negócio que fazem sucesso no mercado e de ferramentas de gestão baseadas nas melhores práticas, para sua empresa estar à frente da concorrência. A adoção desse sistema em nuvem permite ter controle sobre processos de negócio inteligentes e resilientes, que ainda se adaptam com facilidade.

Como um sistema de gestão de ERP funciona?

Um ERP em nuvem possui três partes principais que se integram, permitindo o uso das funcionalidades do sistema. A camada da aplicação é a mais popular, que funciona como a porta de entrada dos dados. Nela, os colaboradores inserem as informações que o sistema usa nas suas operações, acessíveis para o gestor. O ERP também conta com um banco de dados, no qual as informações coletadas são armazenadas para gerar insights e métricas necessárias para o negócio.

Por que algumas empresas ainda relutam em adotar serviços de ERP?

Embora o Cloud Computing esteja cada vez mais popular nas operações das empresas, novas tecnologias demoram um certo tempo de adaptação. É o caso dos ERPs, sistemas de gestão que, embora algumas companhias ainda relutem em adotar, é a melhor escolha para se manter à frente da concorrência. Vale contar com uma ferramenta continuamente atualizada, acessível de qualquer dispositivo, a qualquer hora. Tudo facilmente escalável, com custos reduzidos e mais eficiência.

Confira as vantagens

O ERP é um ecossistema de módulos e funcionalidades pensados para o crescimento do seu negócio, com muitos benefícios. Nós listamos os principais:
- Segurança total, com backups periódicos, ferramentas de controle do ambiente e políticas de disaster recovery. Todos os cuidados necessários para evitar qualquer problema que cause a parada do sistema ou a perda de dados.
- Economia garantida, porque o modelo em nuvem não necessita aquisição de infraestrutura de armazenamento. Além disso, não há gasto com manutenção e controle de equipamentos, reduzindo custos operacionais.
- Proteção de dados, já que o backup das informações é feito constantemente, o que garante que nenhum dado armazenado na nuvem se perca. Também há a possibilidade de armazenar o conteúdo em servidores tradicionais, aumentando a garantia de disponibilidade.
- Eficiência de sistema, para dar conta do atual cenário de instabilidade econômica, que exige produtividade com menos recursos humanos, operacionais e financeiros. Além de disponibilizar acesso a qualquer hora, a partir de qualquer lugar.
- Acesso facilitado, com possibilidade de acompanhamento de informações importantes em gráficos e relatórios por meio de dashboards, painéis de indicadores úteis para uma rápida visualização dos negócios da empresa.
- Flexibilidade máxima em aplicativos ERP na nuvem adaptáveis, fáceis de usar e baseados nas melhores práticas. Tanto para customizar processos de negócio, usar a nuvem pública ou privada ou pagar apenas pelo serviço necessário, a flexibilidade impera.
- Produtividade aumentada, com tarefas mais ágeis e práticas. Desse modo, a empresa tem mais integração, velocidade no preenchimento de formulários e planilhas, comunicação e redução de insumos. Por conta de tudo isso, a produtividade e a economia têm tudo para aumentar.
- Mais mobilidade, já que, com um ERP na nuvem, as empresas com mais unidades podem se conectar sem a necessidade de criar nuvens privadas ou redes complexas, como nos ERPs locais. Compartilha-se a mesma base de informações, atualizada em tempo real, e os ERPs cloud contam com interfaces otimizadas para o acesso via dispositivos móveis, permitindo o acompanhamento da operação e decisões a qualquer hora e lugar.

E qual a diferença entre ERP na nuvem e ERP local?

São muitas as diferenças entre os sistemas de gestão locais e os na nuvem, especialmente no que se refere às questões de custo e implementação. Mas, para deixar claro, a maior diferença é que um ERP na nuvem deve ser acessado pela internet, por aplicativo ou navegador web. Em outras palavras, a aplicação não fica armazenada dentro da empresa, mas em um data center terceirizado.

Já que o modelo de uso é mais flexível, o pagamento do ERP da nuvem também muda completamente. Faz parte do SaaS, num modelo de pagamento mensal, de acordo com os módulos utilizados ou o número de usuários.

Por outro lado, o ERP local, assim como o nome diz, é executado em uma infraestrutura local. Nesse caso, a empresa precisa dispor de mais recursos físicos, usando máquinas e equipamentos para rodar a aplicação.

O mercado de ERP na nuvem está crescendo 10% ao ano, segundo a Markets & Markets. Empresas de todos os portes estão usando o novo modelo, tanto para reduzir seus custos de manutenção quanto para aumentar a eficiência. Sua empresa não pode ficar de fora dessa atualização. Para as pequenas e médias, as vantagens de ter um ERP cloud são ainda maiores. Quer saber mais? Fale conosco.


Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam autores e não representam, necessariamente, a opinião da Somos Tecnologia.