06 / 01 / 2021

O modelo tradicional é a forma mais comum de monitorar os vídeos de segurança. Muitas empresas adotam esse modelo, pois é o mais simples de se implantar e à primeira vista é o mais barato, pois não é necessário utilizar tecnologia de ponta.

Como funciona o Modelo Tradicional?

Nesse método, uma equipe de Operadores de CFTV trabalha em um local, que pode ser externo ou interno, observando as telas com as imagens das câmeras continuamente, na busca por observar situações fora do padrão.

Produtividade dos Operadores no Modelo Tradicional

Esse modelo se torna muito ineficaz, à medida que a quantidade de câmeras aumenta. Conforme aumenta o número de câmeras, é necessário aumentar a equipe para monitorar as câmeras e garantir uma boa cobertura do monitoramento 24 horas por dia. Isso acaba aumentando o custo da operação no monitoramento.

A prática de cada operador monitorar muitas telas, coloca em risco sua produtividade, pois a filtragem de tantas imagens diferentes pelo cérebro humano fica comprometida. Um experimento que nos ajuda a comprovar isso foi realizado pela Polícia Britânica. Pedia-se aos funcionários que tentassem identificar uma pessoa com guarda-chuva, na rua, em meio a uma multidão. 

Os resultados do teste com os operadores cuidando de 1, 4, 6 e 9 câmeras eram de 85%, 74%, 58% e 53% de acerto respectivamente, o que representa uma taxa de acerto menor conforme a quantidade de câmeras aumenta. É a prova de que é impossível uma mesma pessoa monitorar várias câmeras ao mesmo tempo, com boa produtividade.

Análise Inteligente de Vídeo

Diferente do Modelo Tradicional, a Análise inteligente de vídeo, também conhecida como Vídeo Analítico ou Vídeo Analytics, oferece um monitoramento mais otimizado, preciso e menos propício a falhas. Esse modelo é muito utilizado em conjunto com uma plataforma PSIM (veja mais sobre PSIM nesse link).

As principais vantagens desse modelo são:

– Maior agilidade das equipes de segurança;
– Redução na dependência da ação humana;
– Redução de custos;
– Prevenção de perdas e ganho de eficiência;
– Novas oportunidades de negócio (analisar o comportamento dos clientes, por exemplo).

Como funciona a Análise inteligente de vídeo

A Análise inteligente de vídeo processa imagem e som em busca de ocorrências ou não conformidades. O sistema identifica automaticamente eventos que possam surgir, tais como: detecção de fumaça ou fogo, invasão de perímetro, aglomeração de pessoas, excesso de velocidade, abandono de objetos, corridas repentinas no ambiente e diversos outros comportamentos fora do padrão.

Quando esses eventos são identificados, o sistema emite um alerta para os operadores, que começam a acompanhar a ocorrência em tempo real e avaliar a ação a ser tomada.

O Software de vídeo analítico pode estar embarcado em diferentes equipamentos:

– Câmeras analógicas profissionais;
– Câmeras Termográficas;
– Câmeras IPs profissionais;
– Gravadores Digitais (DVRs);
– Network Video Recorder (NVRs);
– Servidores;

Cada equipamento/modelo possui funcionalidades específicas, suportando diferentes técnicas de análise inteligente de vídeo.

Técnicas conhecidas na Análise Inteligente de Vídeo

Reconhecimento Facial
Essa técnica é muito utilizada para reconhecer pessoas, exibindo, em uma tela de monitoramento, quem passa por determinado local, além de gerar o histórico de eventos e presença.

Análise de Temperatura
Essa técnica é utilizada em conjunto com câmeras termográficas, que conseguem medir a temperatura de pessoas a uma certa distância, possibilitando assim, o monitoramento da temperatura de quem circula por determinado espaço..

Detecção de movimento
A Detecção de movimento é um tipo de análise mais simples. Quando há algum tipo de movimento em frente à câmera, a alteração da imagem é identificada e registrada como um evento de detecção de movimento.

Barreiras Virtuais/Linhas Virtuais
O nome dessa técnica pode variar, dependendo do modelo de equipamento utilizado; alguns chamam de Barreiras Virtuais, outros de Linhas Virtuais. Na prática, o funcionamento é o mesmo. As Barreiras Virtuais permitem que um evento seja gerado cada vez que uma pessoa ou objeto cruza uma linha virtual que foi previamente configurada na imagem da câmera.

Cercas virtuais
Semelhante a Barreiras Virtuais, porém, nesse caso, é delimitada uma área que será monitorada na imagem. Quando alguém adentre esse espaço, um evento é gerado.

Sentido e direção do movimento de pessoas e veículos
Além da identificação do movimento em si, é possível identificar em que sentido ocorre movimentação. Essa função é muito útil quando associada ao Cruzamento de Linha Virtual, para determinar a entrada ou saída de pessoas e automóveis em determinado local. 

Caso você queira identificar somente pessoas que estão entrando no local e ignorar as que estão saindo, é possível escolher a direção do movimento correta e informar ao sistema de vídeo análise.

Objetos abandonados e retirados
Essa técnica é utilizada para identificar pessoas entrando em um determinado local e abandonando objetos, ou também retirando um objeto de determinado local.

Técnicas de Identificar objetos abandonados são muito utilizadas em locais com alto risco de terrorismo e locais públicos com grande número e movimentação de pessoas.

Análise de velocidade
Essa função pode ser utilizada, por exemplo, para controlar a velocidade dos veículos no estacionamento da empresa.

Reconhecimento de Comportamentos
Além de detectar pessoas, o vídeo analítico também pode ser utilizado para identificar comportamentos fora do padrão. Na área da segurança,  essa função é amplamente utilizada para monitorar pessoas rondando um local, correndo ou brigas. Já a área de Marketing e BI – Business Intelligence – a utiliza para monitorar o comportamento de clientes dentro de lojas e ao redor das gôndolas.

Detecção de áudio
Essa técnica visa identificar áudios que possam indiciar alguma situação anormal no ambiente monitorado. Se alguém tenta invadir um escritório e quebra o vidro de alguma janela, por exemplo, imediatamente o barulho do vidro quebrando  gera um alarme.

Loitering
Essa técnica consiste em identificar objetos ou pessoas que entram e permanecem em uma área criada pelo usuário na imagem, por um período especificado.

Tailgating
Tailgating é uma técnica para evitar acessos duplos não autorizados. Por exemplo, quando o profissional abre a porta utilizando sua credencial, uma outra pessoa acaba entrando no junto, sem apresentar sua credencial. Nesse caso, câmeras identificam que houve um segundo acesso não autorizado e um evento de Tailgating é gerado.

Obstrução de câmera, vandalismo
Quando a imagem da câmera é obstruída, um alarme é gerado.

Utilizando Análise Inteligente de Vídeo Integrada ao Ronda Senior X

A Senior, representada pela Somos Tecnologia, tem uma excelente solução de videomonitoramento analítico. É o módulo Supervisão de Ambientes no Ronda Senior X, uma plataforma compartilhada em nuvem.

Na área de supervisão de ambientes, é possível realizar o monitoramento das Câmeras, que pode estar integrado a equipamentos que possuem Vídeo Analítico. 

Mantenha a sua empresa no caminho da transformação digital com um sistema de alta performance, que centraliza a sua operação de acesso e segurança. E você ainda ganha mais flexibilidade, com um sistema na nuvem, que garante agilidade, economia e flexibilidade para gerenciar, independente do porte e segmento da sua empresa. 

Entre em contato conosco e conheça o que há de melhor para a segurança do seu patrimônio e ativo humano.

Autor: Jean Victor Zunino - Analista de Sistemas na Senior Sistemas (com edições pela equipe do blog Somos Tecnologia)


Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam autores e não representam, necessariamente, a opinião da Somos Tecnologia.