Você sabia que um dos motivos que mais leva profissionais a pedirem demissão é o clima organizacional ruim? Pesquisas apontam que esse é um dos principais fatores que influenciam os colaboradores na hora de tomar essa decisão. Além disso, a insatisfação com os superiores, excesso de trabalho e remuneração baixa, são outros indicativos de descontentamento, apontados pelos trabalhadores.
Mas como a empresa pode identificar o que está deixando os trabalhadores desmotivados?
Problemas com a liderança e colegas de trabalho podem impactar diretamente no clima do ambiente, fazendo com que a desmotivação tome conta e a produtividade diminua.
Como anda o clima da sua empresa? Medir o grau de satisfação, através de uma pesquisa de clima organizacional junto aos funcionários é uma opção para entender o que está acontecendo.
Muitos colaboradores têm receio de expor sua opinião, com medo de serem repreendidos. Por isso, realizar uma pesquisa de clima de maneira anônima pode ser uma boa estratégia para identificar possíveis problemas que rondam o ambiente organizacional.
Com a pandemia, muitas empresas ficaram perdidas com relação a como realizar uma pesquisa de clima organizacional com a equipe em home office. O uso da tecnologia pode auxiliar nesse sentido, fazendo com que os colaboradores respondam de maneira remota.
O que é a pesquisa de clima organizacional?
A pesquisa de clima é uma ferramenta estratégica importante para ouvir a opinião dos colaboradores. A partir dela, o RH consegue identificar problemas comportamentais, conflitos e atitudes que possam estar comprometendo a harmonia no ambiente de trabalho.
Esse levantamento permite, também, que gestores tenham clareza quanto ao grau de satisfação dos seus subordinados. A pesquisa de clima precisa ser feita com muita responsabilidade e compromisso. As perguntas devem ser objetivas e voltadas para a realidade da empresa, de modo a identificar os pontos a serem trabalhados, dentro da organização.
Com a modalidade de trabalho home office, as empresas procuram mais alternativas para realizar a pesquisa de clima organizacional e sentir como anda o ambiente na empresa.
Para se obter sucesso ao realizar uma pesquisa organizacional, é preciso definir alguns passos e executá-los de maneira responsável, evitando assim problemas com o resultado e aumentando a taxa de participação.
Listamos abaixo algumas dicas que podem ajudar a realizar uma pesquisa de clima organizacional e obter informações para entender o atual cenário da empresa e consequentemente propor melhorias, inclusive durante o período do home office:
1 – Garantir o Anonimato
Muitos colaboradores deixam de contribuir com as pesquisas de clima por conta do medo da exposição ou repreensão por parte da liderança. Por isso, um dos principais requisitos para se ter uma pesquisa de clima com alta taxa de engajamento é garantir o anonimato. As ferramentas online são ótimas nesse sentido, permitindo criar formulários de pesquisa
2 – Fazer as perguntas certas
Esse item é muito importante para o sucesso da pesquisa de clima. O RH precisa rever constantemente as perguntas, para que as respostas possam trazer de fato questões a serem trabalhadas. Além disso, é preciso que as questões sejam voltadas para a realidade da empresa. O ideal é que as perguntas sejam de múltipla escolha.
3 – Apurar o resultado rapidamente
É essencial que a apuração do resultado da pesquisa seja feita o mais breve possível. Dessa forma, é possível identificar quais são os pontos levantados pelos colaboradores (positivos e negativos) e já iniciar o processo de criação das ações para atuar nesses indicadores. Aqui, podemos levantar também a importância de haver transparência nos resultados, mostrando aos envolvidos as percepções e quais ações serão implementadas para resolver.
4 – Propor soluções de melhoria
Por sinal, é absolutamente necessário criar ações para melhorar os pontos negativos que foram evidenciados. Isso demonstra preocupação da empresa com as opiniões dos colaboradores e também garante a validade da pesquisa. Afinal, não adianta de nada realizar a pesquisa e não tomar providências com relação às respostas. Isso faz com que, em uma próxima tentativa, os colaboradores não queiram responder a pesquisa, já que não tiveram retorno
5- Feedback para os líderes
Os líderes são peças fundamentais na construção de um clima bom no ambiente de trabalho. Eles são responsáveis pela gestão das pessoas e precisam ter acesso às respostas da pesquisa, para identificar situações que podem estar prejudicando o clima organizacional.
Há situações em que o colaborador reclama do próprio líder. Nesse caso, é fundamental que o RH atue para entender o contexto da situação e encontrar a melhor solução, sem expor o colaborador.
Além disso, a participação dos líderes é fundamental, pois eles são responsáveis por engajar o time e acompanhar a participação dos liderados, garantindo que participem da pesquisa.
Siga esses passos, aproveite as ferramentas digitais e aproveite os benefícios da pesquisa de clima organizacional. Esse instrumento pode ser aplicado a distância, com o mesmo grau de eficácia.