06 / 07 / 2021

Independente do porte da sua empresa, a saúde financeira é essencial. É através de uma gestão acertada que o negócio poderá crescer e se desenvolver.

Por esse motivo, organizar o financeiro através da identificação dos custos, desperdícios, grau de endividamento e os investimentos são uns dos primeiros passos para colocar as finanças em ordem.

Se você tem dificuldade para construir um bom controle financeiro veja como as dicas abaixo podem te ajudar:

Separe gastos pessoais dos empresariais

É preciso separar gastos pessoais dos gastos empresariais. Ou seja, não é uma boa prática deixar o dinheiro pessoal junto com o empresarial.

Defina um valor que será pago aos sócios mensalmente através do pró-labore e, caso seja uma empresa individual que não possui sócios, estabeleça um percentual do lucro que será sua remuneração mensal. Dessa forma ficará transparente quanto cada pessoa irá receber como pagamento pela participação empresarial.

Possua visão holística da empresa

Além de inteirar-se dos prazos, é necessário ter um bom relacionamento com clientes e fornecedores para conquistar boas condições de recebimento e pagamento.

Uma boa negociação é capaz de evitar pagamentos de encargos e, por outro lado, garantir os recebimentos no prazo.

Tome decisões baseadas em dados

Tomar decisões baseadas em feeling pode trazer um risco grande para empresa. Pois ao invés de resolver uma dor, poderá estar criando uma outra que será ainda maior.

Com isso, registre todas as receitas e despesas diariamente além das operações de entradas e saídas de caixa. O fluxo de caixa é um demonstrativo que irá permitir ao gestor identificar quanto de recursos financeiros tem disponível, mostrar uma previsibilidade de quando os valores irão entrar ou sair e também quais foram os investimentos realizados.

Já os indicadores financeiros também conhecidos como KPIs (Key-performance indicator) permitirão analisar as métricas quantitativas e qualitativas para acompanhar quão saudável e estável está a empresa.

A partir dessas informações será possível montar estratégias e planejamentos para melhorar a lucratividade, margem líquida, ponto de equilíbrio e também oportunidades para reduzir os custos fixos e variáveis.

Faça planejamento financeiro

Um bom planejamento financeiro é composto por um levantamento da atual situação da empresa, a definição de quais são as metas para o período, ter a estruturação de um plano de ação para atingir as metas definidas e realizar projeções com cenários alternativos com no mínimo um cenário otimista e outro pessimista.

Dessa forma, o planejamento financeiro irá auxiliar a companhia a estabelecer suas metas de curto e longo prazo. Irá permitir que a empresa alcance seus objetivos percorrendo a estratégia definida, além de auxiliar nas tomadas de decisões.

Possua uma solução tecnológica

No atual cenário a falta de controle financeiro é uma das principais causas para o encerramento de muitas empresas no país.

Um software de gestão oferecerá um bom gerenciador financeiro, eficaz e seguro permitindo que o gestor foque no seu principal objetivo: ter uma empresa rentável, moderna e tecnológica.

Para facilitar a operação e gestão, os softwares de gestão integrados, também conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning), são a melhor opção. Pois através de uma única plataforma será possível gerir todas as áreas e ter informações, demonstrativos e indicadores atualizados e disponíveis de forma online.

Se quiser saber mais sobre o ERP da Somos, entre em contato com a nossa equipe.


Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam autores e não representam, necessariamente, a opinião da Somos Tecnologia.