29 / 07 / 2021

Da mesma forma que o avanço tecnológico contribui para um mundo mais globalizado e conectado, esta mesma tecnologia impõem mudanças cada vez mais rápidas, independente do porte ou segmento das empresas.

Com isso, em um cenário tão volátil, os gestores buscam cada vez mais inovação e tecnologia aliada a seus processos e sistemas, permitindo um melhor acompanhamento e uma gestão mais eficiente, prática e integrada.

Assim como o HCM e o ERP, os Gestores de Segurança e Facilities vem buscando implantar recursos e sistemas capazes de se conectarem e até mesmo operarem de forma unificada, tornando a visão da área de segurança mais ampla e mais inteligente.

O que é sistema integrado de segurança?

Sistema Integrado de Segurança é mais que um sistema em si, ele é uma solução que integra todos os subsistemas ou módulos complementares de segurança, como por exemplo, sistemas de controle de acesso, CFTV, centrais de alarmes, gestão de incidentes, gestão de riscos, etc.

Por possuírem a capacidade de obter associações entre os sistemas, resultando em uma informação mais completa, tornam a tomada de decisão do Supervisor e do Gestor de Segurança ainda mais precisa.

Na prática, por exemplo, podemos receber um incidente originado através de uma ronda do vigilante, relacionar as pessoas presentes no local através dos eventos de acesso registrados por uma catraca e até mesmo acompanhar estes eventos através das câmeras monitoras pelo CFTV.

A evolução dos sistemas integrados de segurança

Adotando conceitos de PSIM (Physical Security Information Management), o principal diferencial é unificar em uma única plataforma todos os resultados obtidos de todos subsistemas ou módulos de segurança.
Diante de um cenário crescente pela unificação dos dados em uma única plataforma, a Somos disponibiliza uma das ferramentas mais completas e avançadas do mercado para monitoramento de segurança do ambiente: o Supervisão de Ambientes.

O Supervisão de Ambiente é o sistema que unifica as informações do Controle de Acesso, Monitoramento de Alarmes, Monitoramento de Imagens (CFTV), Ronda de Vigilantes e Gestão de Incidentes. Isso permite que a equipe de segurança utilize apenas uma plataforma para identificação, investigação e tratamento dos incidentes de segurança.

Além disso, torna-se uma plataforma colaborativa com o uso do aplicativo móvel de Gestão de Incidente, permitindo que os incidentes reportados à área de segurança sejam criados por qualquer pessoa através de um smartphone.

A unificação dos dados de segurança reduz custos provindos da contratação de customizações, variados contratos de manutenção, treinamentos e centraliza o relacionamento com o fornecedor.

Sem contar que as plataformas integradas são mais que um sistema que permite unificar diversas frentes na segurança corporativa. Elas permitem combinar a prevenção de perdas, com a redução de riscos e a geração de rastreabilidade em caso de incidentes que envolvam pessoas, ativos ou infraestrutura nas empresas.

Se quiser saber mais sobre o Sistema de Supervisão de Segurança da Somos, entre em contato com a nossa equipe.


Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam autores e não representam, necessariamente, a opinião da Somos Tecnologia.