08 / 11 / 2021

O plano de carreira está diretamente relacionado à boa colocação no mercado de trabalho. Consequentemente, as pessoas que buscam organizar as etapas e estabelecer períodos de relação, costumam receber as melhores propostas, por terem se preparado.

O plano de carreira é uma estratégia prática que permite determinar suas habilidades e interesses, definir metas de carreira e implementar ações que o ajudarão a alcançá-las. Esse plano compreende uma perspectiva sobre:

  • Suas habilidades e experiência atuais;
  • Seus objetivos de carreira;
  • Seus interesses;
  • Suas prioridades;
  • Suas ações pretendidas.

Em outras palavras, o planejamento de carreira envolve o mapeamento das principais etapas do seu futuro profissional. Com base na análise dessas condições, pode-se pensar sobre onde está e onde quer chegar e, assim, estabelecer meios para percorrer o caminho com sucesso.

Pense: onde estou?

Saber qual a condição atual no tocante à sua posição profissional pode lhe ajudar a ter um ponto de partida. Nesta etapa, você pode refletir por meio dos seguintes questionamentos:

  • O que eu faço hoje, me deixa feliz?
  • Estou totalmente realizado com meu trabalho?
  • Cheguei onde queria ou planejava há alguns anos?
  • Minha posição e salário são condizentes com o que desejo?

Você pode analisar as respostas a esses questionamentos e colocá-las em um papel, o que permitirá uma análise mais objetiva.

Pense mais: onde quero chegar?

Sabendo qual o ponto de partida, pode-se planejar o de chegada. Neste sentido, você pode fazer as seguintes reflexões:

  • Qual o tamanho dos seus sonhos?
  • O que você precisa fazer para chegar lá?
  • Como preparar sua mente para trabalhar até chegar lá?
  • Qual sua motivação para a caminhada?

A resposta a essas questões pode ajudá-lo a orientar seus passos iniciais e motivá-lo a perseguir seus principais objetivos.

Traçando o caminho para a posição desejada em 8 passos

Agora que você sabe o que é o plano de carreira, qual a relação com o seu âmbito profissional e os benefícios, entenda quais são os 8 passos para organizá-lo e otimizar o alcance daquela vaga tão sonhada.

1. Deixe a zona de conforto e seja resiliente

Qualquer mudança na vida exige que a zona de conforto seja deixada de lado. A zona de conforto é o local com o qual estamos acostumados no tocante a salário, posição, estilo de vida e comportamento.

E sair da mesma, significa arriscar e tentar, mesmo que não consiga, para evitar arrependimentos futuros. Significa começar a buscar o que realmente deseja, caso não esteja procurando ainda.

Você deve fazer uma reflexão inicial sobre aspectos de local onde está e onde quer chegar. O que te motiva, qual seu propósito e sobre o que tem feito para atingir seus objetivos?

2. Analise onde está

Reflita sobre qual sua posição atual: se é onde gostaria de estar, se tem algo a mais que deseja atingir na carreira ou se precisa melhorar sua condição.

Você pode refletir acerca da sua satisfação com a atual posição e empresa, realização pessoal e salarial e quais são as tarefas que mais gosta e menos gosta de fazer dentro da função que exerce.

Essas ideias podem ser anotadas para organização e melhor visualização, permitindo planejar as próximas etapas.

3. Estabeleça o seu horizonte

Sabendo onde está e qual seu sentimento em relação a essa posição, pode estabelecer para onde quer ir, qual seu horizonte e seu objetivo final.

O estabelecimento dos objetivos de carreira deve ser pensado a partir de reflexões como “onde quer estar daqui a 5 ou 10 anos?”. Essa reflexão interna permite melhor definir suas metas para os próximos anos, que guiarão os passos.

4. Entenda o horizonte estabelecido

Para que haja seu próprio engajamento em prol de sua carreira e motivação para chegar onde deseja, é necessário mais uma reflexão. Desta vez, você deve buscar entender qual a real necessidade desse objetivo e quais as raízes desse desejo.

As respostas dessa reflexão devem estar alinhadas com sua perspectiva de vida, seu estilo pessoal e com um plano de carreira viável dentro das suas habilidades. Assim, você se sentirá motivado para a caminhada, sabendo que será totalmente possível.

5. Desenhe os objetivos

Com as reflexões anteriores, você tem em mente onde quer chegar. Para isso, deverá estabelecer os meios que serão necessários a fim de atingir os objetivos almejados.

A caminhada pode ser ou parecer longa e gerar desmotivação. A fim de evitar essa situação, divida em metas de longo prazo como degraus de uma escada para o sucesso. Assim, você executa pequenas ações que geram resultados e vão se somando.

6. Conheça a si mesmo e o seu segmento de mercado

Uma reflexão sobre suas habilidades, pontos fortes e fracos e qualificações lhe permitirá saber o que está bom e o que pode ser melhorado. Sabendo quais seus pontos fracos, pode pensar em alternativas para melhorá-los e aumentar sua referência no mercado.

O ingresso em cursos de atualização, aperfeiçoamento, mestrado profissional na área ou especializações são formas de melhorar suas próprias habilidades e qualificações, ampliando sua zona de atuação.

7. Adote o planejamento estratégico

Para que qualquer ideia e objetivo saiam do papel é necessário um planejamento por meio de prazos e detalhamentos das etapas. Isso permite uma organização do caminho a ser trilhado, otimizando o processo rumo à posição desejada.

Quando se estipula esses prazos, as ideias, objetivos e anseios se tornam mais viáveis, o que pode te motivar a perseguir os seus sonhos.

Com base nisso, você consegue planejar quando poderá começar e como fará o pagamento do curso, permitindo a viabilidade dessa etapa.

8. Sempre reflita

A checagem do andamento de seu planejamento estratégico é essencial para saber se suas ações estão dentro do que se espera e no tempo correto que estabeleceu para si mesmo e seu modelo de trabalho.

Essa reflexão permite uma análise sobre o seu desempenho e permite a melhoria constante, contribuindo para o correto direcionamento e a otimização dos resultados. 

Estratégia SMART para organizar a caminhada

A estratégia SMART é adotada por muitas organizações para planejar quais as etapas a serem percorridas e qual o tempo de cada a fim de atingir os objetivos estabelecidos. Entenda como aplicar a estratégia ao seu objetivo de carreira.

  • Específico

Torne seu objetivo o mais preciso possível. Se você deseja ser professor, estabeleça uma meta específica, como conseguir um emprego como professor de biologia no ensino médio em seu sistema escolar local.

  • Mensurável

Quantifique seu progresso. Defina benchmarks, como concluir um bacharelado em educação ou se candidatar a 10 empregos que atendam às suas necessidades.

  • Atingível

Estabeleça metas que você pode alcançar. Para confirmar que sua meta é alcançável, pense sobre as etapas individuais e considere o quão realistas são.

  • Relevante

Qualquer meta relacionada à carreira que você definir deve realmente importar. Pense na importância da meta e se ela o ajudará a alcançar seus objetivos de longo prazo.

  • Baseado no tempo

Estabeleça prazos aos seus objetivos. Você terá mais facilidade para alcançar o resultado final e se motivar para a ação se tiver se comprometido com um prazo específico. 

Dica importante: Não se compare!

Entenda que cada pessoa tem seu próprio tempo quanto ao alcance de seus objetivos, devido ao estilo de vida, dos percalços ao longo do caminho, das dificuldades, do comportamento e até das possibilidades que surgiram.

Por isso, não se compare com outras pessoas. Carreira profissional não é algo padronizado e cada indivíduo tem um tempo de realização. Entenda que a carreira é como um bloco de anotações personalizado, ou seja, cada pessoa tem um.

Um jovem de 25 anos pode ter uma melhor posição que um de 32 e isso não necessariamente tem a ver como mérito de cada um, mas sim com as possibilidades ao longo da trajetória.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e revisada pela equipe da Somos Tecnologia


Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam autores e não representam, necessariamente, a opinião da Somos Tecnologia.