09 / 01 / 2022

Atualmente, o potencial de armazenagem é visto como muito mais do que um espaço físico para guardar produtos ou matérias primas. Ela passou a ser vista pelos gestores como um serviço que pode trazer rendimento e produtividade ao fazer parte de atividades de produção, marketing e finanças. Com isso, tornou-se fundamental conhecer os tipos de armazenagem existentes para decidir qual é o melhor tipo para a sua empresa.

Afinal, o processo de cada armazém deve ser adaptado às necessidades e às rotinas de cada empresa, com características próprias de mão de obra, organização do espaço, entrada e saída de produtos e demais qualificações que fazem da armazenagem um processo totalmente personalizado para cada tipo de negócio. 

Para que não fiquem dúvidas, trouxemos os principais tipos de armazenagem. Continue a leitura e observe a seguir:

Armazenagem própria

A armazenagem própria, é aquela em que a empresa possui um armazém próprio e faz toda a gestão dos produtos que ficam guardados ali. Nessa categoria, se encaixam todos os negócios que possuem galpões e demais ambientes para que os produtos fiquem guardados até o momento do transporte. 

É importante destacar que o espaço físico não precisa estar necessariamente anexo a empresa para ser considerado próprio. Algumas empresas têm seus centros de armazenamento em um ponto intermediário entre a matriz e o centro de distribuição, o que otimiza a logística do negócio. 

Ou seja, para ser considerada própria, a armazenagem precisa ser 100% controlada pelo negócio, desde a entrada, separação, picking e saída, além de estabelecer práticas específicas para atender às necessidades pontuais.

Armazenagem contratada

Na armazenagem contratada, a empresa aluga o espaço para realizar o processo de armazenagem, ou seja, não faz parte do patrimônio do negócio. 

Esse tipo de armazenagem é muito comum em empresas que querem otimizar o espaço ou até mesmo que não dispõem de área física suficiente para um armazenamento próprio. Hoje em dia existem recursos que oferecem muito mais facilidade para alugar espaços e ambientes. E essa é uma alternativa muito boa para empresas que desejam ter mais flexibilidade para trocar por espaços maiores ou menores quando for necessário. 

Nessa categoria, os responsáveis pela armazenagem continuam sendo as pessoas ligadas ao negócio. Com isso, é necessário colocar uma equipe à disposição para controlar todo o processo.

Armazenagem terceirizada

Na armazenagem terceirizada, todo o processo logístico no armazém é de responsabilidade de uma empresa terceirizada à parte, com expertise na área. O principal benefício de terceirizar é não precisar dispor de mão de obra própria para os cuidados com o armazém, assim como treinamento e capacitação de funcionários.

Como escolher o tipo de armazenagem ideal?

Cada empresa tem necessidades distintas e, consequentemente, irá precisar de um tipo de armazenagem diferente, que se encaixe com o seu tipo de negócio. É interessante levar em conta que os três tipos mencionados acima atendem toda forma de negócio. No entanto, é preciso levar alguns pontos em consideração: 

Espaço e layout

É preciso pensar estrategicamente em um layout que facilite não só o armazenamento dos produtos, mas também a chegada e retirada dos mesmos. Deve-se pensar qual tipo de material será armazenado, tamanho, volume e cuidados necessários com a mercadoria.

Custos

Quanto a sua empresa está disposta a investir? Cada tipo de armazenagem vai exigir um investimento diferente.

Manter um armazém próprio é a opção mais cara, porém, dependendo do seu tipo de negócio, pode ser a opção mais viável para a sua empresa.

Saber quanto de capital é possível investir na armazenagem é fundamental para tomar a decisão certa. Para empresas de pequeno e médio porte, geralmente é mais vantajoso optar pela terceirização, já que mesmo com o custo geral, o modelo acaba sendo mais barato do que precisar de uma equipe e um local próprio. 

Localização

O local da armazenagem precisa ser estratégico. Não adianta investir em um armazém se ele estiver localizado totalmente fora da rota de distribuição da sua frota. O mais importante é que ele tenha acesso rápido às vias principais que conduzem o produto para a entrada e saída dos caminhões. 

Facilite a armazenagem logística com o WMS

Com um sistema WMS completo, a armazenagem logística fica facilitada, independente do seu segmento: farmacêutico, agronegócio, indústria ou manufatura. 

Automatize operações em tempo real e garanta mais produtividade na gestão logística da sua empresa, do recebimento até a expedição dos produtos. Reduza custos, acompanhe seus resultados de forma simplificada e tenha controle total.Gostou da ideia? Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais agora mesmo.


Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam autores e não representam, necessariamente, a opinião da Somos Tecnologia.