O registro das horas trabalhadas é essencial por duas razões: fornecer os dados que são necessários para a folha de pagamento e permitir o acompanhamento de custos com pessoal. No entanto, fazer a gestão das horas de trabalho dos colaboradores é um dos desafios da equipe de gestão de pessoas. Com a gestão de ponto, os profissionais do RH conseguem monitorar, por exemplo, o número de horas trabalhadas pelo colaborador além da jornada habitual e o impacto das horas extras na folha de pagamento.
Quer saber mais sobre a importância da gestão de horas de trabalho? Continue lendo o artigo para entender melhor sobre o assunto e conhecer os recursos que podem te ajudar.
Marcação de ponto é lei
A marcação de ponto é uma obrigatoriedade, prevista no artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para as empresas com mais de 20 colaboradores. Ou seja, elas devem fazer a gestão das horas trabalhadas em uma planilha de controle de ponto.
Para as companhias que têm menos de 20 profissionais em seu quadro, o controle de ponto é facultativo. Mas ainda assim é recomendado. Afinal, mais do que uma exigência prevista na CLT, a marcação de ponto é uma boa prática validada, além de ser uma ferramenta valiosa para o time de RH.
O que é a gestão de ponto?
Folha de ponto é o documento que permite registrar a frequência e os horários dos colaboradores. Via de regra, a marcação inclui os pontos de entrada, almoço, volta do almoço e saída.
No final do mês, o controle de ponto, com todos os registros, é a base da folha de pagamento. E é a partir da gestão das horas trabalhadas, que é possível identificar e contabilizar os descontos por faltas injustificadas e atrasos, assim como os valores adicionais por conta de horas extras ou horas noturnas.
Portanto, a gestão de ponto é o processo relacionado ao controle e registro de horas trabalhadas pelos colaboradores durante sua jornada.
De maneira geral, a gestão de ponto é estratégica não só porque fornece informações importantes para a folha de pagamento mensal. Mais do que isso, o controle de ponto gera indicadores importantes relacionados à gestão de benefícios, banco de horas, absenteísmo, horas extras, entre outros dados importantes para a gestão de uma empresa.
Para que serve a gestão de ponto?
Basicamente, a gestão de ponto é a metodologia que permite às empresas capturar, monitorar e avaliar o cumprimento da jornada de trabalho dos colaboradores, tomando como base os dados da marcação de ponto.
Esse tipo de abordagem permite à equipe de gestão de pessoas:
- Confirmar se as jornadas de trabalho estão sendo cumpridas corretamente;
- Identificar onde estão os gargalos no dia a dia da empresa;
- Monitorar a assiduidade dos colaboradores;
- Assegurar mais transparência na relação entre empresa e colaborador;
- Mapear possíveis problemas individuais ou nos setores e buscar soluções.
4 etapas importantes na gestão do ponto
Com o avanço da tecnologia, cada vez mais as empresas buscam o suporte das novas ferramentas, como ponto eletrônico e app de ponto, para otimizar o controle e registro de horas trabalhadas. Contudo, antes de pensar em ferramentas facilitadoras, é fundamental conhecer todas as etapas e compreender o processo de controle de ponto.
- Controle de jornada com cálculos de horas: seja com ponto eletrônico, seja com ponto mecânico ou ainda usando outra modalidade, a sua empresa deve fazer não apenas o registro de horas trabalhadas do colaborador, mas também o monitoramento adequado. Assim, você garante que os limites de carga horário previstos na legislação trabalhista, não sejam ultrapassados. A marcação de ponto diária indica assiduidade e a entrega dos colaboradores em um dia de expediente. Ao fim do mês, com o acesso aos dados, é hora de fazer a gestão das horas de trabalho;
- Tratamento de ponto: a planilha de controle de ponto fornece os dados necessários para essa análise. Esse é o momento de identificar os atrasos, faltas, atestados, dispensas, horas extras e outras informações da jornada disponíveis graças ao controle de horas trabalhadas do colaborador;
- Apontamentos: essa etapa é dedicada à análise dos apontamentos da jornada. São avaliadas informações como o total de horas extras, total de faltas e total de atrasos;
- Fechamento da folha de ponto: no fim do mês, os dados extraídos dos apontamentos são encaminhados para a folha de pagamento.
Qual a melhor forma de fazer a gestão de ponto?
Para as empresas de todos os segmentos, o controle de jornada fornece um conjunto de informações relevantes sobre as horas trabalhadas do colaborador. Além disso, a marcação de ponto também garante segurança jurídica, fornece dados sobre produtividade e ainda facilita o controle de folha de pagamento.