A habilidade de contratar, treinar, avaliar e recompensar os profissionais da sua empresa é essencial para o RH de uma empresa. Por isso, investir em uma política de gestão de pessoas é sinônimo de regras e diretrizes formais organizadas e disseminadas de uma forma fácil. Afinal, dessa maneira, é possível prevenir muitos mal-entendidos entre funcionários e empregadores sobre seus direitos e obrigações no local de trabalho.
Quer entender melhor sobre o assunto? Continue lendo para entender a importância das políticas e práticas de gestão de pessoas e como você pode começar essa construção. Boa leitura!
O que é a Política de Gestão de Pessoas?
A Política de Gestão de Pessoas é um conjunto de regras e processos que regem a relação de trabalho entre a empresa e os membros de sua equipe. Basicamente, a Política de Gestão de Pessoas é uma documentação que descreve os direitos, responsabilidades e comportamentos esperados dos profissionais e da empresa.
E a construção de uma política de gestão de pessoas pode ser orientada por cinco etapas principais:
- Criar: construir uma força de trabalho que projeta o futuro da empresa estrategicamente;
- Analisar: e compreender melhor o presente e o futuro, considerando, inclusive, as diretrizes da legislação trabalhista;
- Investir em comunicação: abrir canais para se conectar de forma eficaz com os profissionais;
- Colocar a colaboração no modelo de trabalho: estimular os profissionais para que eles saibam como cooperar de maneira mais inteligente, rápida e forte;
- Priorizar a diversidade: as diferenças saudáveis contribuem para o crescimento das pessoas e da empresa. Trabalhe para elaborar uma política de gestão de pessoas orientada pela diversidade, viabilizando a inclusão de profissionais.
Vantagens da política de gestão de pessoas
As empresas que desenvolvem e administram sua política de gestão de pessoas de uma maneira inteligente e eficaz podem acumular uma série de benefícios, como:
Comunicação com colaboradores
Um manual de políticas e práticas de gestão de pessoas bem escrito e bem apresentado é capaz de apresentar a cultura, a linguagem e o posicionamento que a empresa deseja manter. Os processos se tornam mais claros e transparentes, otimizando o fluxo de trabalho, aumentando a produtividade e contribuindo para a retenção dos profissionais.
Clareza para gerentes e supervisores
A política de gestão de pessoas é uma ferramenta importante também para orientar gerentes e outros supervisores que enfrentam decisões de contratação, promoção e recompensa com relação aos profissionais que trabalham sob sua supervisão.
Economia de tempo
Com uma política de gestão de pessoas abrangente, as empresas podem economizar uma quantidade significativa de tempo de gerenciamento. Assim, os profissionais do setor podem dedicar sua energia para outras atividades estratégicas.
Redução de litígios
Ao criar e aplicar um conjunto justo e abrangente de normas, descritas em uma política de gestão de pessoas, as organizações diminuem o risco de lidar com ameaças e processos de funcionários atuais ou ex-funcionários descontentes.
Por onde começar a construção de uma Política de Gestão de Pessoas?
Para compreender o desenvolvimento das políticas e práticas de gestão de pessoas é preciso tomar como ponto de partida os principais processos do setor, como:
- recrutamento e seleção
- treinamento e desenvolvimento
- plano de carreira
- cargos e salários
- benefícios e incentivos para o bem-estar do time
Com isso, é importante ter em mente que a política de recursos humanos deve ter declarações claras, consistentes e completas sobre todas as condições de emprego e procedimentos para sua implementação igual e justa.
Confira as quatro etapas que costumam orientar o desenvolvimento da política de gestão de pessoas:
1- Identifique as áreas
É importante identificar as áreas que devem ter políticas específicas claramente definidas. Se necessário, políticas adicionais podem ser formuladas para lidar com questões de recursos humanos mais recentes.
2- Faça o levantamento dos dados
Depois de selecionar as áreas, as informações relevantes devem ser coletadas para facilitar a formulação de políticas. Além disso, a cultura organizacional e as aspirações dos colaboradores também devem ser levadas em consideração na hora de elaborar as diretrizes da política de gestão de pessoas.
Avalie as alternativas
Uma vez que a coleta dos dados tenha sido concluída, é hora de avaliar a contribuição de cada uma delas para os objetivos desejados.
Vale lembrar que as práticas e políticas de gestão de pessoas devem contribuir para a melhoria do sistema de RH existente, sendo formuladas em congruência com outras políticas organizacionais. Para tanto, a discussão com as pessoas diretamente afetadas por sua implementação é fundamental.
Apresente a política de gestão de pessoas para o time
Os detalhes da política devem ser comunicados para todos os colaboradores da organização. Manuais de políticas, quadros de avisos, newsletter e intranet são algumas das ferramentas que podem ser usadas para conscientizar os profissionais em vários níveis. Programas especiais de comunicação podem ser conduzidos para informar todas as pessoas interessadas sobre a nova política.
5. Faça uma avaliação da política de gestão de pessoas
Periodicamente, os gestores de RH devem avaliar a eficácia das políticas e práticas de gestão de pessoas.
Os resultados reais da política devem ser comparados com padrões predeterminados para verificar se as diretrizes atingiram, de fato, os resultados esperados. As políticas podem ser revisadas internamente por profissionais da empresa ou especialistas externos podem ser convidados a revisá-las.
A avaliação da política de gestão de pessoas é especialmente importante durante crises como greves trabalhistas, bloqueios, queixas em massa de colaboradores, agitação sindical, entre outras situações. Além disso, também é necessário fazer esse tipo de análise quando a empresa planeja realizar mudanças no negócio, como expansão, diversificação e adoção de novas tecnologias.
Política de gestão de pessoas impacta positivamente os profissionais e a organização
Para as companhias, implementar processos e políticas de gestão de pessoas é a base do compromisso de uma organização com a melhoria contínua. Afinal, os requisitos e expectativas dos clientes e colaboradores evoluem com o tempo.
As empresas que desejam responder rapidamente às mudanças do mercado precisam priorizar o alinhamento de seus processos e práticas para alcançar resultados positivos.
Como pensar em uma política de gestão de pessoas capaz de gerar um impacto positivo para os colaboradores e para a organização?
Ao considerar uma nova política, pergunte-se o seguinte:
- As diretrizes definidas garantem a capacitação e a proteção dos dos colaboradores?
- A política de gestão de pessoas é capaz de criar uma cultura de local de trabalho forte e de alto desempenho ?
- Os valores e princípios organizacionais estão contemplados?
- A política de gestão de pessoas minimiza os riscos para o negócio, atendendo aos requisitos legais aplicáveis?
- A nova política fornece orientações que ajudam a criar uma equipe bem-sucedida e coesa ?
No entanto, por mais positivas que sejam, as diretrizes ainda são percebidas como autoritárias e burocráticas. Portanto, pense com calma em como suas políticas serão escritas e apresentadas para o seu time. O formato e o conteúdo da política de gestão de pessoas orientam a percepção dos colaboradores, impactando na cultura organizacional que você está tentando desenvolver.
Política de gestão de pessoas e tecnologia
Se você já pensou em fortalecer a política de gestão de pessoas da sua companhia, mas precisa de tempo e energia para isso, saiba que a tecnologia pode ser sua melhor aliada. Com as funcionalidades do sistema de Gestão de Pessoas - HCM, o time de gestão de pessoas passa a ter acesso a uma série de recursos valiosos que garantem mais praticidade, transparência e produtividade, além de conformidade com a legislação.
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