12 / 05 / 2022

O Marketplace é um modelo de plataforma de negócios que se tornou uma tendência no ecossistema digital e tem como objetivo oferecer as melhores experiências de compra e venda.

Mas se engana quem pensa que os benefícios do Marketplace são uma exclusividade de quem vende. Esse modelo de negócio é uma via de mão dupla com muitas vantagens para quem compra também.

Qual a diferença entre marketplace e e-commerce?

Embora haja características muito semelhantes, há também bastante diferença entre ambos. Sejam nos conceitos e/ou na aplicação prática.

  • E-commerce: se caracteriza por ser um site ou loja virtual de uma só marca, no qual ela anuncia e comercializa seus produtos
  • Marketplace: é um espaço virtual em que diferentes vendedores podem anunciar e vender.

Dois grandes exemplos de operações em Marketplace são a Magazine Luiza e o Mercado Livre.

O que é Marketplace?

Você pode compreender o Marketplace como um shopping center, só que totalmente virtual. As lojas e ofertas, atendimento, clientes, assim como todo processo de compra e venda são digitais.

Portanto, Marketplace é um modelo de plataforma de negócios digital, conectado aos hábitos de consumo das pessoas e que reúne diferentes ofertas em um só espaço virtual.

Nele, diferentes lojas, vendedores, prestadores de serviço e etc., podem disponibilizar ofertas e vender seus produtos mutuamente, expandindo as opções dos consumidores.

Como funciona um marketplace?

Para vendedores

Para os lojistas, o marketplace traz benefícios no que diz respeito a divulgação e visibilidade, fortalecendo, inclusive, a marca.

Imagine um pequeno varejista que está começando e anunciando seu produto em um marketplace de uma marca já consolidada no mercado. Dessa forma, ele consegue mais visibilidade e alcance, com um custo muito menor, uma vez que não é necessário criar um site ou um domínio do zero e investir em práticas de marketing digital.

Mas estar em um marketplace não é sinônimo de marketing digital garantido, ok? Há estratégias bastantes importantes e inteligentes para a divulgação de produtos que devem estar conectadas ao uso da plataforma.

Para os Clientes

Para os clientes, é muito mais fácil encontrar a oferta mais adequada, pois ao invés de acessar vários sites, é possível encontrar o que procura em um só acesso. Com isso, de forma bem resumida, para vendedores, o Marketplace se torna um ambiente muito mais democrático. Já para o cliente, proporciona uma experiência diferenciada ao entregar diversas ofertas e produtos na mesma procura e criar um potencial, ainda maior, na sua decisão de compra.

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