O Marketplace é um modelo de plataforma de negócios que se tornou uma tendência no ecossistema digital e tem como objetivo oferecer as melhores experiências de compra e venda.
Mas se engana quem pensa que os benefícios do Marketplace são uma exclusividade de quem vende. Esse modelo de negócio é uma via de mão dupla com muitas vantagens para quem compra também.
Qual a diferença entre marketplace e e-commerce?
Embora haja características muito semelhantes, há também bastante diferença entre ambos. Sejam nos conceitos e/ou na aplicação prática.
- E-commerce: se caracteriza por ser um site ou loja virtual de uma só marca, no qual ela anuncia e comercializa seus produtos
- Marketplace: é um espaço virtual em que diferentes vendedores podem anunciar e vender.
Dois grandes exemplos de operações em Marketplace são a Magazine Luiza e o Mercado Livre.
O que é Marketplace?
Você pode compreender o Marketplace como um shopping center, só que totalmente virtual. As lojas e ofertas, atendimento, clientes, assim como todo processo de compra e venda são digitais.
Portanto, Marketplace é um modelo de plataforma de negócios digital, conectado aos hábitos de consumo das pessoas e que reúne diferentes ofertas em um só espaço virtual.
Nele, diferentes lojas, vendedores, prestadores de serviço e etc., podem disponibilizar ofertas e vender seus produtos mutuamente, expandindo as opções dos consumidores.
Como funciona um marketplace?
Para vendedores
Para os lojistas, o marketplace traz benefícios no que diz respeito a divulgação e visibilidade, fortalecendo, inclusive, a marca.
Imagine um pequeno varejista que está começando e anunciando seu produto em um marketplace de uma marca já consolidada no mercado. Dessa forma, ele consegue mais visibilidade e alcance, com um custo muito menor, uma vez que não é necessário criar um site ou um domínio do zero e investir em práticas de marketing digital.
Mas estar em um marketplace não é sinônimo de marketing digital garantido, ok? Há estratégias bastantes importantes e inteligentes para a divulgação de produtos que devem estar conectadas ao uso da plataforma.
Para os Clientes
Para os clientes, é muito mais fácil encontrar a oferta mais adequada, pois ao invés de acessar vários sites, é possível encontrar o que procura em um só acesso. Com isso, de forma bem resumida, para vendedores, o Marketplace se torna um ambiente muito mais democrático. Já para o cliente, proporciona uma experiência diferenciada ao entregar diversas ofertas e produtos na mesma procura e criar um potencial, ainda maior, na sua decisão de compra.
Conte com a Somos Tecnologia
Já pensou ter a empresa referência em tecnologia para gestão como a vitrine do seu negócio?
Para saber mais, clique aqui e fale com a nossa equipe.
Somos especialistas no assunto.