As compras onlines se tornaram rotina no comportamento do consumidor. Potencializado pela transformação digital, trouxe uma grande revolução no varejo e no comércio, trazendo diferentes formas de vender produtos, como marketplaces e outros canais. Mas isso também significou que era hora de encontrar novas formas de encantar clientes.
Para ampliar as oportunidades de negócios, diversas marcas repensaram suas jornadas de compra e se adaptaram às plataformas digitais. No entanto, apesar do digital ter revolucionado a experiência de compra, ele também apresentou um importante déficit presentes em diversos negócios: a falta de capacidade de atender às demandas cada vez maiores
E a logística é um dos pilares mais estratégicos para encantar clientes e proporcionar experiências positivas.
Como a logística impacta na experiência do cliente?
Devido à internet, bastam poucos cliques no navegador para encontrar uma infinidade de ofertas do mesmo produto. E nessa competição, se destaca quem oferece melhor prazo, valor e qualidade da entrega.
Como a logística é a ponte entre produto/serviço e cliente, é preciso entender que qualquer falha pode gerar insatisfação e a quebra de um ciclo construído até o momento.
Por isso, é fundamental que todos os pontos da operação estejam estrategicamente conectados para proporcionar experiências positivas desde a confirmação do pedido até o recebimento da entrega.
Como usar a logística a favor do seu negócio?
Quem nunca finalizou uma compra na internet e contou os dias para a chegada?
São raras as pessoas que vão responder não à pergunta acima. Pois, a expectativa dos consumidores está cada vez mais alta quanto aos prazos e qualidade da entrega. E para surpreender, é essencial pensar fora da caixa e ir além de despachar o pedido na data certa. Mas como?
Para ter processos mais ágeis, a empresa pode posicionar os produtos de forma estratégica nas prateleiras e corredores do armazém. Com isso, o espaço disponível é otimizado e possibilita maior agilidade nas movimentações de mercadorias.
Além disso, é possível aumentar o desempenho de operadores com uma gestão de qualidade da mão de obra no armazém e com a identificação de oportunidades de melhoria na operação. Pois, quando a empresa antecipa ocorrências e tem o mapeamento total das rotas, consegue realizar a entrega com mais assertividade e tem tempo para desviar de imprevistos.
Conheça as soluções logísticas da Somos
Possibilitar que o cliente acompanhe o status da entrega com informações atualizadas em tempo real, sem que precise entrar em contato direto com a empresa é um diferencial que eleva a experiência no pós-venda.
Através destas práticas durante todo o processo e com soluções em logística preparadas para os desafios do dia a dia, a marca transmite maior credibilidade e confiança. Isso faz com que as expectativas sejam equilibradas do outro lado da venda e melhore a experiência do cliente final.
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