03 / 10 / 2022

Investir em compliance é fundamental. Afinal, além de poupar dores de cabeça e permitir economia de custos, promove uma série de benefícios para a sua empresa.

Continue lendo e entenda mais.

O que significa compliance?

Originado do verbo "to comply", significa "agir de acordo com uma regra, instrução, lei interna comando ou pedido". Ou seja, de forma resumida, estar em compliance significa estar em conformidade com as leis e normas.

O termo foi adotado pela primeira vez na década de 70, nos EUA, quando houve uma série de medidas visando intimidar o envolvimento de empresas americanas em casos de corrupção com empresas no exterior.

No Brasil, o termo começou a ser utilizado 20 anos depois, quando o mercado brasileiro foi aberto para empresas estrangeiras. Tal atitude trouxe uma série de novos costumes e exigências que tiveram que ser rapidamente adotados para enfrentar a concorrência, agora mundial.

Mais tarde, quando foi promulgada a Lei Anticorrupção (nº 12.846/13, regulamentada pelo Decreto nº 8.420/15), a necessidade de um departamento de Compliance voltou a ganhar importância como forma de ganhar competitividade e reduzir custos com ações e outros procedimentos jurídicos.

Vantagens de estar em compliance

Uma empresa que investe num código de conduta recebe imediatamente uma série de benefícios, pois deixa claro para o mercado que trata-se de uma instituição segura, séria e comprometida com as boas práticas. E a construção dessa imagem é um ativo muito valioso em qualquer segmento de atuação.

Além disso, outros benefícios podem ser alcançados, como:

  • linhas de crédito com descontos;
  • melhor retorno dos investimentos;
  • valorização da empresa;
  • maior credibilidade junto a investidores;
  • aumento do lucro;
  • os colaboradores possuem uma clara visão da cultura exercida dentro da empresa;
  • o negócio torna-se mais sólido e sustentável;
  • vantagem competitiva no mercado;
  • economia com ações judiciais de qualquer ordem.

Como implantar um setor de compliance?

Apesar do processo ser lento, é compensador. Abaixo, separamos alguns passos que, de forma muito resumida, explicam o processo de implantação do setor responsável por instituir o compliance e conduzir a gestão de riscos na instituição.

  • Elaborar um código de ética que deve ser seguido por todos dentro da empresa. E para que isso aconteça, é importante possuir um profundo conhecimento da cultura da organização, o modelo de governança corporativa adotado e consultar todas as partes para recolher sugestões e pareceres.
  • Participação de representantes da equipe na elaboração do projeto é essencial, pois seu engajamento é necessário para que todos os controles internos sejam adotados e seguidos com atenção.
  • Durante todo o processo de criação e implementação do programa de compliance, deve estar claro para a direção da empresa que as regras estão sendo implantadas e devem ser seguidas também pelo alto escalão. Essa postura é definitiva para que o engajamento às normas não seja questionado internamente.
  • No momento da apresentação das novas regras da pessoa jurídica, é importante já oferecer canais para que eventuais denúncias possam ser realizadas de forma prática, fácil e, muito importante, anonimamente.
  • Após instituído o programa de compliance, é importante manter uma equipe ou departamento dedicado ao seu cumprimento, tendo capacidade de realizar um due diligence sempre que solicitado.

Estar em compliance não é uma escolha, mas um dever

Atualmente, estar em compliance não é uma escolha, mas um dever de toda organização que pretende mostrar-se para o mercado como uma instituição séria e comprometida com a retidão dos seus colaboradores. Para atingir esse objetivo, além de uma equipe comprometida, é preciso contar com parceiros que, além de dividirem os mesmos preceitos, também oferecem soluções que agilizam os processos e tornam o cumprimento do programa de integridade mais fluido e prático no dia a dia. 

Para isso, conte com a Somos, que dispõe de softwares constantemente atualizados com o objetivo de garantir o total cumprimento das obrigações internas e externas de todos os seus clientes.

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