As soft skills são uma combinação de traços de personalidade, comportamentos e atitudes sociais que permitem uma comunicação mais eficaz e colaboram pra administração de conflitos com sucesso.
Consequentemente, pessoas com soft skills bem desenvolvidas tendem a ter forte consciência situacional e inteligência emocional para trabalhar nos mais diversos tipos de ambientes e produzir resultados positivos.
Além disso, fazer uso das soft skills no ambiente de trabalham auxiliam na adaptação às novas circunstâncias. Ser capaz de ter resiliência durante um período de incerteza e ter uma atitude colaborativa é extremamente importante para profissionais em posição de liderança ou não.
A diferença entre soft skills e hard skills
Soft skills estão relacionadas à sua inteligência emocional e são úteis em todos os setores e tipos de trabalho. Já as hard skills são habilidades técnicas ou outras competências específicas do trabalho que são aprendidas por meio de educação ou treinamento.
O papel do RH no desenvolvimento de soft skills
Desenvolver as soft skills necessárias e garantir que os colaboradores estejam preparados para o sucesso não é tão simples quanto assistir a um vídeo de treinamento. Por isso, as empresas devem se dedicar para mudar processos e comportamentos.
E a avaliação é um primeiro passo de importância.
Apesar do dimensionamento de soft skills ser desafiador, os departamentos de RH devem estar equipados com uma estrutura que codifique as competências pessoais e defina seus critérios de avaliação. E, aliado a isso, é preciso analisar quais são as habilidades sociais existentes nos colaboradores da empresa e quais são as habilidades desejadas.
Com isso, essas soft skills devem estar inseridas na cultura da empresa e o desenvolvimento contínuo deve ser sempre incentivado.
E você sabia que, de acordo com uma pesquisa da McKinsey, a requalificação em escala é uma preocupação e prioridade para 80% dos executivos do nível C em todo o mundo?
Conforme os números apontam, será necessário requalificar porções significativas da força de trabalho nos próximos cinco a dez anos, sendo o desenvolvimento das soft skills um elemento-chave.
As 3 soft skills mais demandadas pelas empresas
As soft skills são vitais e podem impactar a mentalidade, a liderança, as atitudes e os feedbacks. Separamos três das habilidades sociais mais procuradas que os empregadores podem ajudar os profissionais a desenvolver e fortalecer:
Comunicação
A comunicação eficaz pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso nos negócios e é uma habilidade essencial no local de trabalho.
No entanto, frequentemente, o foco é unilateral, quando na verdade um processo eficaz depende de uma conexão. A comunicação ocorre com sucesso apenas quando uma mensagem, seja falada, gravada ou escrita, é recebida, interpretada e gera uma resposta.
A boa comunicação entre clientes e fornecedores, por exemplo, é vital para manter uma empresa operando sem problemas.
Autoconfiança
Ter confiança permitirá que um colaborador dê o melhor de si e se concentre em sua função de maneira mais independente, mesmo que esteja concluindo projetos ou tarefas pontuais com as quais não está familiarizado.
Um funcionário confiante tem mais probabilidade de ser produtivo e motivado, dar um bom exemplo para os outros membros da equipe e fornecer contribuições positivas. Além disso, quem se mostra confiante também será melhor recebido pelos clientes e ajudará na construção da imagem do negócio.
Resiliência
Os colaboradores mais resilientes aceitam mudanças, desafios e os veem como oportunidades de crescimento. O desenvolvimento da resiliência pessoal também pode ajudar alguém a ver a situação de uma nova perspectiva e ajustar seu comportamento para fazer uma mudança positiva em benefício da empresa.
Como avaliar soft skills em uma entrevista de emprego
Identificar e avaliar as soft skills de pessoas que se candidatam ou já exercem uma vaga não é uma tarefa fácil. Afinal, trata-se de qualidades intangíveis e que não podem ser simplificadas como uma informação no seu currículo.
Além disso, durante o processo de recrutamento, os candidatos tentarão se apresentar da forma mais positiva. Portanto, é seu trabalho se aprofundar para descobrir o que eles realmente podem trazer para ‘jogo’ em termos de soft skills.
Separamos 4 dicas importantes de como avaliar soft skills em uma entrevista de emprego:
1 - Saiba o que você está procurando em possíveis contratações e faça as mesmas perguntas para todos os candidatos
Antes de iniciar o processo de entrevista para uma função, considere que tipo de soft skills são importantes e prepare perguntas específicas para avaliá-las. Esta etapa é importante para conhecer todos os candidatos de forma objetiva.
Por exemplo, em uma função de vendas, ter boa comunicação é fundamental. Ao preparar perguntas específicas que medem como os candidatos usam suas habilidades de comunicação no trabalho, é mais provável que você encontre alguém que possa realmente interagir com os clientes de forma com clareza e eficácia.
2 - Faça perguntas comportamentais para saber como os candidatos usaram soft skills em empregos anteriores.
Comportamentos anteriores indicam como os candidatos se comportam em ambientes de negócios, portanto, também podem ser usados como uma avaliação de soft skill. Por exemplo, você pode fazer perguntas direcionadas para saber se eles resolveram conflitos, administraram tarefas urgentes ou como trabalharam em projetos em grupo.
3 - Use cenários hipotéticos, jogos e atividades que testem soft skills.
É sempre útil simular as obrigações do trabalho para testar como os candidatos abordariam as tarefas e desafios regulares.
Por exemplo, uma atividade de simulação pode ajudá-lo a avaliar se os vendedores possuem as habilidades de negociação procuradas. Ou você pode usar um exercício baseado em jogos para identificar candidatos que resolvem problemas de forma criativa.
4 - Preste atenção às respostas e reações dos candidatos durante as entrevistas.
Você pode aprender muito sobre as soft skills dos candidatos por meio de perguntas e tarefas específicas para cada função. Por exemplo, um candidato pode alegar ter excelente atenção aos detalhes, mas se sua tarefa por escrito apresentar muitos erros de digitação, esse será um sinal de alerta.
A tecnologia como ferramenta fundamental na gestão das soft skills
Ter a ajuda de uma tecnologia de ponta é de extrema importância para colocar em prática tanto a avaliação quanto o desenvolvimento das soft skills dentro da sua empresa.
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