27 / 09 / 2022

Administrar uma empresa de sucesso é um desafio composto de diversas etapas e uma delas é a escolha da tecnologia certa.

E apesar de existirem muitas opções no mercado, existem 2 tecnologias essenciais para o crescimento de qualquer empresa que realiza vendas para outras empresas (B2B): ERP e Plataforma de E-commerce.

Continue lendo e saiba mais detalhes sobre ambas as tecnologias.

1- ERP – Sistema Integrado de Gestão Empresarial

Quando o foco de uma empresa é a negociação B2B, as responsabilidades são duplicadas em comparação às empresas que realizam vendas ao consumidor final. Afinal, não cumprir os combinados estipulados em contrato, significa impactar as operações da empresa contratante, gerando prejuízos e diminuindo a confiança do mercado em seu negócio, além de comprometer o atendimento dela aos seus clientes.

O ERP, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, é um dos sistemas mais procurados quando o assunto é modernização da gestão da empresa.

Responsável pela administração geral da organização, recursos e departamentos que a compõem, é a opção ideal para as empresas que procuram agilizar a tomada de decisão de forma prática, automatizada, especialista e simplificada.

2- Plataforma de E-commerce B2B

O foco do ERP é a gestão da empresa enquanto o e-commerce está focado na amplicação de vendas. Ainal, para aumentar as oportunidades de venda, é preciso disponibilizar seus produtos em vários canais.

Ter um e-commerce bem estruturado em uma plataforma robusta, alinhado a uma boa estratégia de marketing digital, permite que seus clientes entendam o valor de seus serviços e produtos. Por meio desta tecnologia, é possível eliminar as distâncias geográficas, alcançar nichos de mercado, disponibilizar catálogos completos e atualizados, fazer promoções e muitas outras possibilidades.

Uma boa plataforma de e-commerce permite modelar as políticas comerciais de acordo com o seu negócio e também preços, políticas de pagamento, pedido mínimo, análise de crédito para cada perfil de cliente. Sem contar que você pode potencializar o trabalho da sua equipe de vendas por meio desta tecnologia.

Vale lembrar que o e-commerce está focado nas vendas geradas no canal online. Dessa forma, uma plataforma não deve fazer a gestão contábil, nem de custos ou recursos humanos, assim como o ERP não deve fazer a gestão das vendas online, das promoções e dos carrinhos abandonados.

Consequentemente, se você deseja garantir uma melhor eficiência das vendas, a integração de ambas as tecnologias é a resposta.

Integração ERP x E-commerce

Nas plataformas que possuem integração perfeita entre ERP e loja virtual é possível acompanhar estoque, cadastros de clientes e produtos, vendas e acessar dados do time comercial em um mesmo lugar e com atualização automática.

A integração entre ERP e o e-commerce está ligada à sincronização de dados de 3 pontos principais:

  • Gestão do estoque;
  • Descrição básica do produto;
  • Relacionamento com o cliente.

Certifique-se de que a plataforma de e-commerce que você escolher facilite a integração das duas
tecnologias e prepare-se para potencializar as suas vendas.

Para melhorar a comunicação entre os setores da empresa e aumentar a performance da sua empresa, entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas soluções.


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