05 / 12 / 2022

De acordo com estudo realizado pela AICPA, 80% dos colaboradores preferem um emprego com benefícios corporativos ao invés de um cargo idêntico com salário 30% maior sem os benefícios.

Consequentemente, as empresas precisam se adaptar para atrair e reter talentos. Caso não, a concorrência pode sair na frente.

Continue lendo para descobrir o que são os benefícios corporativos e o motivo pelos quais eles pesam tanto na hora de aceitar um cargo.

Boa leitura!

O que são os benefícios corporativos?

Os benefícios corporativos são um conjunto de serviços oferecidos aos colaboradores e que representam uma espécie de compensação não monetária.

Consequentemente, quando uma empresa oferece os benefícios demonstra preocupação com seus profissionais e se mostra disposta a auxiliá-los. E esse suporte podem impactar diretamente na qualidade das entregas e na produtividade. 

Por exemplo, manter um plano de saúde é uma conta alta que pode pesar bastante no bolso do profissional. Por isso, quando a empresa oferece esse benefício, sob uma pequena taxa de desconto, o profissional tende a aproveitar a oportunidade rapidamente, pois sabe que é uma ótima vantagem.

Dessa forma, o colaborador tem mais segurança na hora de cuidar da própria saúde, sem precisar desembolsar uma enorme quantia mensal. E a empresa ganha de duas maneiras:

  • 1. Com a certeza de que os profissionais têm acesso aos recursos de saúde
  • 2. Com a satisfação do colaborador, que tende a se sentir mais motivado e valorizado a partir do recebimento do benefício corporativo.

5 vantagens dos benefícios corporativos para a empresa

Investir em uma política de benefícios corporativos permite vantagens tanto para os colaboradores quanto para a empresa. E para te provar isso, leia abaixo.

1 - Contribui para atrair e reter talentos

Boa parte das empresas, independentemente do porte, oferece algum tipo de benefício corporativo, e esse é um dos fatores que pesam na hora do candidato à vaga optar pelo cargo. Além disso, a oferta de benefícios é igualmente decisiva para a permanência do colaborador na equipe. 

Afinal, um conjunto de benefícios corporativos atraente mantém os colaboradores mais fiéis à empresa, de modo que eles podem, inclusive, se tornarem “embaixadores” da sua marca, a ponto de indicá-la para amigos e familiares. Afinal, quando o cliente interno está satisfeito, o mercado fica sabendo. 

2 - Aumenta a produtividade

Colaboradores contentes e motivados produzem mais e de maneira mais eficiente. Nesse sentido, os benefícios corporativos tendem a contribuir para a melhoria contínua e o aumento de performance dos profissionais. 

Por sua vez, o consumidor percebe valor e qualidade nos produtos e serviços. 

3 - Diminui a rotatividade 

Quando o profissional não encontra um apoio na empresa, ou razões para permanecer, ele facilmente desiste do cargo e busca outro lugar mais atrativo para trabalhar.

Ou seja, ao investir em um conjunto de benefícios corporativos, a empresa tende a ter uma redução na taxa de rotatividade, um problema comum que gera uma conta alta para as empresas.

4 - Influência positiva na imagem da empresa 

Além dos clientes, os colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços também precisam ter uma boa imagem da sua empresa. Profissionais felizes assumem o papel de defensores da sua marca.

Por isso, fornecer um bom ambiente e vantagens ao seu time é uma ótima maneira de manter a credibilidade da organização, atrair novos talentos e até mesmo investidores.

5 - Reduz os custos

A  oferta de benefícios corporativos aos colaboradores implica em deduções fiscais para a empresa.

De tal modo, os valores investidos podem representar uma redução do percentual no imposto de renda, o que gera uma economia para a organização.

Quais são os benefícios corporativos tradicionais?

A Consolidação das Leis Trabalhistas, a famosa CLT, estabelece algumas regras para garantir que os profissionais possam exercer suas funções. Ou seja, a oferta de alguns benefícios corporativos é  obrigatória por lei. São eles:

  • FGTS;
  • 13º salário;
  • Férias;
  • Vale-transporte. 

Além dos benefícios corporativos citados e previstos em lei, outros também costumam ser oferecidos pelas organizações, como:

  • Plano de saúde;
  • Plano odontológico;
  • Vale-alimentação ou refeição;
  • Plano de academia.

Quais os benefícios corporativos mais atrativos para os funcionários?

Fugir do tradicional e oferecer uma gama maior de benefícios corporativos é uma das abordagens usadas pelas empresas que buscam atrair e reter os melhores talentos e aumentar a produtividade. 

Confira alguns benefícios que são considerados um diferencial:

  • Auxílio-creche: para os profissionais com filhos, ter um valor adicional no salário para pagar a creche pode aliviar a preocupação e aumentar a concentração no trabalho.
  • Vale-cultura: pensar no lazer dos integrantes do seu time é uma ótima forma de motivá-los, afinal, todos precisam de válvula de “escape” para fugir do estresse da semana. O vale-cultura permite que os colaboradores desfrutem de experiências culturais como cinema, teatros, museus e leitura.
  • Datas comemorativas: um dia de folga no aniversário é uma ótima pedida para recarregar as energias e voltar com tudo pro trabalho. Se a ideia do day off não for viável, a empresa pode presenteá-lo ou proporcionar uma pequena comemoração no local de trabalho, que valoriza o aniversariante e proporciona um momento de descontração para a equipe.
  • Vale combustível: para os trabalhadores que vão para a empresa de carro, ou que precisam se locomover durante o serviço para reuniões, esse é um excelente benefício.
  • Investimento em educação: investir na formação contínua dos seus colaboradores é uma forma de potencializar o crescimento de cada um. À medida que avançam nas especializações, os profissionais agregam conhecimento e expertise para a rotina da organização.
  • Dress code flexível: muitos colaboradores se sentem incomodados com código de vestimenta fechado. Adotar um dress code flexível é um benefício corporativo simples, que não gera custos adicionais, e deixa os profissionais mais à vontade.
  • Ajuda de custo para home office: caso queira implantar o trabalho remoto, o ideal é oferecer uma ajuda de custo para a internet, por exemplo. 

Como implementar um plano de benefícios corporativos na sua empresa?

Agora, você já conhece todas as vantagens de oferecer um bom pacote de benefícios corporativos e sabe que ele pode gerar um bom retorno para a sua empresa. 

Mas, afinal, como definir os benefícios que fazem sentido para o seu time? 

Confira algumas dicas que podem contribuir para o seu planejamento:

  1. Ouça sua equipe: uma pesquisa interna é uma excelente forma de entender as necessidades dos seus colaboradores. Assim, é possível avaliar o que pode ser um atrativo para eles, a pesquisa pode ser usada para verificar se eles estão satisfeitos com os benefícios que já possuem.
  2. Entenda o perfil da empresa: é importante entender a cultura organizacional da sua empresa, para verificar os benefícios que se encaixam e não fogem desse contexto.
  3. Analise as melhores opções: pesquise os diferentes benefícios e entenda como a implementação deles gera impactos na empresa. Olhar para a concorrência também pode ajudar. Afinal, é preciso se destacar para sair na frente.
  4. Consulte o departamento financeiro: de nada adianta querer investir nos melhores benefícios corporativos e não ter como arcar com esses custos. Por isso, entender a situação financeira é fundamental para escolher os benefícios que cabem no bolso da organização.

Agora que você já sabe tudo sobre os benefícios corporativos, que tal aproveitar as dicas e começar a inseri-los na sua empresa? Eles podem trazer diversos resultados positivos para a companhia e ainda ajudam a sair na frente da concorrência!

Para conferir mais conteúdos como este, siga as redes sociais da Somos Tecnologia.


Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam autores e não representam, necessariamente, a opinião da Somos Tecnologia.