22 / 12 / 2022

Implantar a transformação digital no RH e ter sucesso nessa estratégia pode ser desafiador.

Afinal, para que a tecnologia transforme a realidade de uma empresa, é preciso que a mesma esteja alinhada com as necessidades e as metas de negócio. E mais: deve estar conectada com a visão que o time tem sobre a entrega e o posicionamento da companhia.

Por isso, a transformação digital é um processo gradual que evolui quando é colocado em prática, e se torna muito mais simples quando os colaboradores compreendem o projeto e participam.  

Continue lendo e descubra o potencial da transformação digital no RH.

Qual o conceito e importância da transformação digital no RH?

O RH é responsável pelo controle de contratos, folha de pagamento, aviso de férias, recrutamento, seleção e integração de candidatos. E a maioria dessas atividades ocupam boa parte da rotina diária do departamento, podendo afetar a produtividade e os resultados da equipe. 

Ao inserir a transformação digital no RH, é feita a transição de processos manuais para um fluxo de trabalho facilitado pelas novas tecnologias, permitindo a automatização de muitas tarefas. 

De forma simples, a transformação digital no RH consiste na adoção de softwares e plataformas tecnológicas, que integram e otimizam as atividades do setor. 

Nesse sentido, a transformação digital é capaz de:

  • Potencializar a produtividade das equipes;
  • Auxiliar o desenvolvimento de uma gestão baseada em dados;
  • Permitir a mensuração das atividades por meio de KPIs.

Para que a transformação digital no RH aconteça, o processo precisa ser humanizado

A transformação digital no RH não se resume à adoção da tecnologia no setor. Ela está diretamente relacionada a maneira como a empresa ‘abraça’ o movimento de inovação e entende que a tecnologia é uma aliada da produtividade.

Com o suporte das ferramentas digitais, os colaboradores podem se dedicar às tarefas mais estratégicas, que geram maior valor e impacto na operação. Enquanto isso, a tecnologia automatiza as atividades operacionais e maçantes, tornando-as mais simples, ágeis e produtivas.  

Quais os benefícios da transformação digital?

Os benefícios da transformação digital no RH incluem melhor experiência do colaborador, processos de negócios simplificados e tomada de decisões orientada por dados, entre muitos outros.

Na prática, a tecnologia transforma a maneira como os processos são realizados e pode contribuir para a gestão de pessoas, trazendo impactos positivos e diversos benefícios, como:

  • Melhora a comunicação: pois integra as equipes, mesmo a distância;
  • Auxilia no recrutamento e seleção: as ferramentas ajudam a filtrar e selecionar os candidatos de acordo com filtros criados pelo RH.
  • Melhora a análise das atividades e da produtividade: a tecnologia fornece métricas mais assertivas sobre as operações do departamento.
  • Potencializa os resultados: a digitalização do setor impacta positivamente a produtividade da equipe, auxiliando em processos que poderiam demorar horas.
  • Reduz a quantidade de erros: a tecnologia minimiza as chances de falhas, que podem gerar problemas, prejudicar os colaboradores e render dores de cabeça.
  • Oferece mais segurança aos profissionais: as ferramentas digitais, como os sistemas de gestão de RH, já atendem às exigências da LGPD. Assim, os dados dos colaboradores permanecem seguros. 
  • Contribui para melhorar a experiência do colaborador: uma employee experience positiva impacta a produtividade do colaborador e auxilia no engajamento dos profissionais;
  • Oferece suporte para os modelos de trabalho remoto: seja no formato híbrido, home-office ou anywhere office, os profissionais buscam empresas que permitam trabalhar de qualquer lugar. A transformação digital no RH deve oferecer condições para  que o trabalho remoto seja viável e produtivo. 

Transformação digital no RH: tendências para o futuro!

Na prática, como viabilizar a transformação digital no RH? Listamos 3 possibilidades inovadoras para sua empresa. Confira!

1. Portais de autoatendimento

Segundo estudo realizado pela McKinsey, os colaboradores passam quase um dia inteiro por semana, para tirar dúvidas relacionadas à empresa, e isso inclui o RH. São questões simples, como:

  • “Qual é o período de férias a que eu tenho direito?”
  • “A quem devo avisar se ficar doente?” 

Essas e outras perguntas do colaborador podem levá-lo direto ao RH. No entanto, as interrupções com esse tipo de dúvida tendem a atrapalhar o andamento das atividades no setor.

E a solução é automatizar esse tipo de consulta.

Um portal de autoatendimento irá ajudar a sanar as dúvidas dos colaboradores. Assim, esse processo se torna muito mais rápido, prático e o próprio colaborador pode encontrar as respostas com a ajuda do sistema.

No HCM da Somos, por exemplo, os colaboradores solicitam um atendimento à Sara, o chatbot da Senior no WhatsApp e podem tirar grande parte das suas dúvidas por lá.

2. Rastreamento de candidatos por IA

Com o auxílio de uma plataforma, baseada em inteligência artificial, é possível otimizar o processo de recrutamento e seleção. Assim, o setor pode criar um banco de currículos, fazer a triagem dos candidatos e agendar as entrevistas.

Para encontrar novos talentos, que se adequam ao que a empresa busca, basta selecionar filtros de acordo com os pré-requisitos da vaga. Após a seleção dos currículos, são agendadas as entrevistas e os novos colaboradores são contratados.

3. Admissão digital

Feita a seleção do candidato, é hora do RH realizar a admissão do novo colaborador. Esse processo envolve o preenchimento de cadastro e a digitalização de documentos.

Com a transformação digital não é preciso levar os dados em documentos físicos no RH. A plataforma reduz o tempo do processo de admissão e fornece segurança, já que os dados ficam armazenados na nuvem. 

Por onde começar a transformação digital no RH?

Transformar o departamento do RH leva tempo e precisa ser feito de forma correta, pois ela deve otimizar os processos. Por isso, é ideal que algumas etapas sejam seguidas:

1. Planejamento

Faça uma análise dos processos do RH e verifique o que pode ser otimizado. Por exemplo, é possível automatizar o controle da folha ponto, que facilita também a gestão da folha de pagamento. 

Com um software completo, o RH pode otimizar operações como:

  • Recrutamento e seleção;
  • Admissão e desligamento de colaboradores;
  • Planejamento de férias dos profissionais, entre outros.

Analise quais são os objetivos e como a tecnologia pode ajudar a alcançá-los. 

2. Capacitação

A segunda etapa é voltada para a capacitação dos profissionais do setor. Afinal, as pessoas precisam entender como as ferramentas funcionam. Assim, elas podem explorar todas as funcionalidades e gerar ganhos reais com o uso inteligente da tecnologia.

3. Adaptação

A terceira etapa envolve uma análise de resultados, para verificar se tanto os profissionais do RH quanto os colaboradores estão se adaptando às novas tecnologias. 

É importante acompanhar de perto esse processo, para confirmar se as ferramentas estão, de fato, facilitando e otimizando a rotina corporativa. 

O tripé pessoas, processos e novas tecnologias é fundamental para o sucesso da transformação digital no RH.

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