A gestão de uma empresa exige decisões de alta complexidade. Lidar com as adversidades e ter de buscar alternativas rapidamente fizeram com que as organizações passassem a olhar para a inovação como um investimento obrigatório e atualmente, mais maduras, oferecem condições internas mais favoráveis e receptivas àqueles que buscam soluções simples e de forma criativa.
Este modelo de criação contínua ficou conhecido como Design Thinking e vem auxiliando na resolução de problemas em companhias de todos os portes e setores.
O que é o Design Thinking?
A metodologia basicamente oferece ao capital humano e aos stakeholders a possibilidade de serem a peça central de mudanças revolucionárias e inovadoras ao agir diretamente na estratégia de gestão das organizações.
Por meio da atuação conjunta entre profissionais de diversas áreas e variadas expertises, a empresa passa a contar com a geração de ideias de alta qualidade na tentativa de solucionar grandes desafios. Além disso, a interação entre os grupos de trabalho oferece e estimula um conhecimento coletivo cada vez mais rico e o senso de cultura empresarial que toda corporação deseja.
Como o Design Thinking pode ser aplicado?
Para ser bem utilizada, esta interação deve estar munida de uma gestão bem estruturada, com a consolidação de uma área responsável diretamente por ela. Desta forma, a empresa pode garantir que as ideias não sejam desperdiçadas ou conhecidas apenas de forma isolada, estabelecendo um filtro eficiente e motivador aos colaboradores. É claro que isso exige dos líderes da organização uma postura mais aberta, oferecendo o apoio e as condições necessárias para o desenvolvimento prático das ideias.
A criação de espaços e oportunidades claras aos colaboradores, além da permissão para a aplicação dos projetos, são algumas das medidas mais eficientes para garantir que as ideias sejam exploradas e testadas.
No entanto, a total transformação exige planejamento estratégico e visão de longo prazo. É preciso implementar estímulos de forma gradual, apresentando os valores do Design Thinking e estimulando uma cultura colaborativa, em que o objetivo central esteja na resolução de problemas e o desenvolvimento de soluções que tragam os melhores resultados.