07 / 07 / 2023

O Bloco K do SPED Fiscal é uma obrigatoriedade implantada desde 2016 para que o fisco tenha um maior controle dos processos produtivos que ocorrem nos supermercados, envolvendo os setores como padaria e açougue.

O que é o Bloco K SPED?

Antes de explicar o que é o Bloco K, é importante entender o que é SPED.

SPED é a sigla para Sistema Público de Escrituração Digital e nada mais é do que a digitalização dos documentos fiscais que devem ser informadas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores.

O SPED é composto por cinco grandes subgrupos:

  • nota fiscal eletrônica (NF-e);
  • conhecimento de transporte eletrônico (CT-e);
  • escrituração fiscal digital (EFD);
  • escrituração contábil digital (ECD);
  • nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e).

Criado para controlar a movimentação da produção e estoque das empresas, o Bloco K, que é a substituição para o Livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque,  consiste num livro digital com informações mensais da produção e consumo de insumos. Ou seja, é uma versão online mais robusta que traz todas as informações exigidas pela Receita Federal. 

O bloco K faz parte da EFD ICMS/IPI e integra o Sistema Público de Escrituração Digital – o SPED Fiscal.

As informações declaradas neste documento compreendem desde o saldo de estoque, até as perdas no processo produtivo de todos os produtos tais como informações sobre os produtos acabados e produtos fabricados no poder de terceiros.

Quem precisa enviar o Bloco K?

A escrituração do livro Registro de Controle da Produção e do Estoque é obrigatória para os estabelecimentos industriais ou a eles equiparados pela legislação federal e para os estabelecimentos atacadistas, podendo, a critério do Fisco, ser exigida de estabelecimento de contribuintes de outros setores.

Os registros a serem enviados estão relacionados aos dados de posição de estoque e correção do apontamento.

Quais informações precisam ser enviadas no Bloco K?

As empresas obrigadas a transmitir do Bloco K precisam enviar somente os Registros K200 e K280. Explicamos abaixo no que consistem cada um dos registros:

Registro K200 – Estoque Escriturado:

Neste registro a sua empresa deve informar o estoque final escriturado, referente ao período informado no Registro K100. Caso não exista quantidade em estoque na data final do período de apuração (Registro K100), não há necessidade de enviar o Registro K200.

No documento, são enviados apenas os produtos com os tipos: mercadoria para revenda, matéria prima, embalagem, produtos em processo – acabados e intermediários, produtos acabados, subprodutos e outros insumos. Além de identificar a posse do produto, se é de propriedade do informante ou em posse de terceiros.

Registro K280 – Correção de Apontamento do Estoque Escriturado:

Este registro consiste na correção de apontamento de estoque escriturado que foi informado em períodos anteriores. O Registro K280 é um documento facilitador para o contribuinte, que evita possíveis retificações de todo o arquivo do Sped ou até mesmo do Bloco K completo, somente para corrigir o estoque escriturado.

Quais os benefícios do Bloco K para as empresas?

Ter a informação completa do Bloco K também traz benefícios para empresas que querem crescer de maneira estruturada, pois ajudará a fechar os seus ciclos completos de operações, abrangendo toda a movimentação do estoque desde a aquisição da matéria-prima até a elaboração do produto final.

Com isso, elas terão acesso a informações mais detalhadas sobre a sua produção e saberão os custos de todo o processo produtivo – dados importantíssimos para uma boa visão de futuro e planejamento, principalmente se contarem com um software de ERP.

Por ser digitalizado, o livro de Controle de Produção e do Estoque elimina o uso de documentos em papel, bem como os custos com sua dispensa de emissão e armazenamento, ajudando a preservar o meio ambiente e contribuindo com a atividade econômica do negócio.

Sua obrigatoriedade também ajuda a uniformizar e melhorar a qualidade da informação que o contribuinte presta às diversas unidades federadas, minimiza custos administrativos, aumenta a produtividade do auditor através da eliminação dos passos para coleta dos arquivos e fortalece o controle e a fiscalização por meio de intercâmbio de informações entre as administrações tributárias.

Como o ERP da Somos pode contribuir com a entrega do Bloco K?

Os sistemas de gestão são fortes aliados na hora de fornecer ferramentas que contribuam na hora de reunir as informações necessárias. Com softwares de gestão é possível realizar registros de produção, entrada de notas fiscais, mercadorias por requisição, saídas e perdas.

Diante de toda esta complexidade, a utilização de uma solução ERP é imprescindível, já que ela fornece uma estrutura confiável e ágil para o registro de todas essas informações, garantindo assim a adequação às exigências legais e uma gestão mais eficiente.

Um sistema ERP também reúne todos os dados e procedimentos industriais, logísticos, comerciais, financeiros e administrativos da empresa, otimizando processos e facilitando rotinas.

O ERP da Somos foi desenvolvido para potencializar a gestão da sua empresa e simplificar o seu dia a dia.

Com ele, você tem em mãos um software ERP completo e eficiente, que diminui processos, agiliza a tomada de decisão e gera resultados precisos. Tudo isso de forma prática, automatizada, especialista e simplificada, facilitando sua gestão.

Além disso, o ERP conta com o módulo de Compliance, que realiza todo o fechamento contábil e fiscal de forma rápida e segura, com informações confiáveis e integradas.

Através desse módulo, é possível apurar os impostos e contribuições de forma ágil e precisa, controlar seus bens patrimoniais de forma integrada com a contabilidade e fazer a recuperação de todos os impostos.

O Compliance também é especialista em arquivos fiscais, adequado a todas as exigências do SPED.


Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam autores e não representam, necessariamente, a opinião da Somos Tecnologia.