20 / 08 / 2020

As ferramentas de CRM já são uma estratégia consolidada no objetivo de administrar o relacionamento entre marca e consumidor da melhor forma possível. A partir dele, é possível monitorar e compilar o histórico de relacionamento entre a sua empresa e os seus clientes.

Todas as interações ficam salvas, assim como dados e outros insights que são essenciais para uma visão panorâmica de quem é aquele cliente e qual tipo de identificação ele tem com a sua marca. A centralização e registro de informações no sistema, bem como o uso de recursos exclusivos disponibilizados pelo CRM, contribuem no acompanhamento da jornada entre cliente/negócio.

Assim, o CRM funciona como uma ferramenta estratégica de negócios, que tem como objetivo ser o facilitador de entrega de informações qualificadas sobre a jornada do consumidor, tanto para o setor de vendas, quanto para o marketing das empresas. Desta maneira, equipes trabalham com mais foco e eficiência, multiplicando as chances de acerto de um negócio.

E nesse papel de gerenciar o relacionamento com clientes, existem outras ferramentas que podem ajudar a enriquecer ainda mais essa experiência, como os chats on-line.

Os chats on-line e o consumidor digital

Hoje, os consumidores valorizam muito a integração com as marcas, a aproximação que as redes sociais proporcionam. Os chats on-line representam, atualmente, os maiores índices de satisfação, quando comparados aos outros canais existentes para atendimento do consumidor digital.

Quanto menor o tempo de resposta, maiores são as projeções de conversão para aquele cliente. Ou seja, a conversão de um lead está diretamente relacionada ao atendimento que as marcas oferecem aos seus consumidores; seja na loja virtual, aplicativos mobile de vendas, ou demais plataformas.

O consumidor digital quer conversar com a equipe em tempo real. E se o seu negócio ainda não oferece a possibilidade de um contato mais direto entre os seus clientes e a sua marca, provavelmente você já perdeu oportunidades de negócio para concorrentes que oferecem atendimento por chat.

Os chats on-line vão muito além de uma ferramenta de suporte e contato. Além disso, eles também servem como um canal poderoso para execução de ações de marketing, a partir da integração com uma ferramenta de CRM, por exemplo.

O JivoChat é um exemplo de uma das melhores ferramentas disponíveis no mercado. E ele pode ser integrado ao CRM da Senior, disponibilizado ao mercado pela Somos Tecnologia. Totalmente customizável, o JivoChat é gratuito e permite o monitoramento da comunicação, por chat online, Facebook Messenger, telefone e e-mail, em tempo real. Além disso, um diferencial é que a ferramenta agora também oferece integração com o WhatsApp, o aplicativo mais acessados pelos usuários através dos dispositivos móveis.

É uma solução que coloca à disposição do seu negócio todos os recursos necessários para conquistar mais clientes; incluindo monitoramento de visitantes, convites para página, formulário de atendimento e tradutor automático. Além disso, a plataforma pode ser acessada pelos smartphones, com o uso do aplicativo oficial.

Outra alternativa é a Zenvia, que oferece soluções de chatbots e é especialista em SMS Marketing, nas mais diversificadas áreas de atuação. O formato de SMS segue em constante crescimento, mesmo com a popularidade de outros canais de mensagem, tornando-se cada vez mais estratégico na automação de comunicações de pequenas, médias e grandes empresas.

Como o chat online fortalece estratégias de CRM

Se a sua empresa já dispõe de um software de CRM, ou trabalha com uma ferramenta de chat, mas ainda não fez a integração das duas ferramentas, separamos quatro razões que mostram como vale a pena contar com aplicativos que se integrem para alcançar resultados cada vez melhores. Vamos lá!

1.Conheça seu público com mais profundidade
Todo bom relacionamento é baseado em uma conversa qualificada. E o mesmo acontece entre consumidor e marca. Para oferecer um canal de comunicação que seja atraente para o seu público, primeiramente é preciso conhecê-lo. Saber quais são os interesses, as suas preferências e necessidades para adequar a ferramenta às expectativas dos consumidores.

Quando o CRM é integrado a uma ferramenta de chat, é possível arquivar todas as informações dos clientes, incluindo histórico de atendimento e todo o ponto de contato estabelecido durante a conversa. Esses arquivos podem ser úteis para gerar relatórios no futuro, ajudando na definição de estratégias para o seu público-alvo.

2. Acompanhe de perto a jornada do cliente
O CRM permite que você acompanhe minuciosamente cada movimentação dos leads no funil de vendas e o chat funciona como um “booster”, para acelerar essa movimentação. Sua empresa otimiza as etapas do funil e maximiza o desempenho de interação entre marca/cliente, com atendimento imediato via chatbots e convites proativos para que o lead passe para as próximas etapas.

3. Ofereça uma experiência omnichannel
Se a sua empresa já utiliza de soluções de e-mail e comunicação dentro de seu sistema de CRM, garantir que seus demais canais de atendimento sejam integrados em uma única plataforma permite que você ofereça uma experiência de atendimento omnichannel. Assim, sua equipe pode acompanhar um visitante, independente do canal utilizado, por ter acesso a todos os dados de atendimento em uma única plataforma.

4. Potencialize o desempenho da equipe de CRM
Em conjunto com seu sistema de CRM, o chat online pode melhorar o desempenho e eficiência de sua equipe, ao permitir o rápido acompanhamento das informações, especialmente no que diz respeito ao histórico de atendimento ou mesmo histórico de compras de um lead.

5. Integre ferramentas de chat com o CRM da Senior
O CRM da Senior, representado pela Somos Tecnologia, surge como uma ferramenta estratégia de negócios, com o objetivo de facilitar a entrega de informações qualificadas sobre a jornada do consumidor, tanto para o setor de vendas quanto para o marketing das empresas. Desta maneira, equipes trabalham com mais foco e eficiência, multiplicando as chances de acerto de um negócio.


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