12 / 05 / 2022

Há várias maneiras de diminuir as vulnerabilidades das empresas. Contar apenas com uma pessoa na função de  porteiro, dependendo do tamanho da empresa, já não é mais o suficiente quando existem outros meios tecnológicos para isso. Além disso, por meio do uso de cartão de proximidade, catracas, biometria e outros meios, as empresas ficam melhores resguardadas e seus colaboradores mais seguros. 

E se o assunto é segurança, você sabe pontuar quais riscos uma empresa corre ao não implantar algum sistema de controle de acesso? Conheça alguns deles: 

1 – Falta de conhecimento sobre o fluxo de pessoas que circulam na empresa  

É comum que empresas recebam visitas de pessoas que não fazem parte do seu quadro de funcionários, seja para uma visita, reunião ou realização de algum serviço. E a falta de conhecimento dessa movimentação coloca em risco a integridade do ambiente corporativo e também a segurança dos funcionários.

Por isso, possuir um registro de entradas e saídas ajuda a monitorar o fluxo de pessoas em determinado dia e horário. 

2 – Vulnerabilidade na segurança dos colaboradores

Ao falar em controle de acesso, a segurança de dados e proteção de bens materiais pode ser a primeira coisa a vir à cabeça. No entanto, a segurança dos colaboradores é a principal a ser preservada.

Diversos fatores podem contribuir para invasões e roubos ao ambiente de trabalho, podendo causar mais do que danos materiais. Com isso, garantir que esses fatores sejam reduzidos deve ser prioridade da empresa. E utilizar sistemas de acesso com impressão digital ou reconhecimento facial, dificultam o acesso e diminuem as brechas na segurança do local. 

3 – Acesso de pessoas não autorizadas a dados e documentos confidenciais 

Vazamentos de informações são cada vez mais comuns. Por isso, garantir que somente as pessoas responsáveis tenham acesso diminui o risco de alguma informação vazar para fora da empresa. Possuir cartões de aproximação para acesso em salas e senhas individuais para cada usuário, é um tipo de controle que auxilia na proteção desses materiais. 

4 – Acesso a áreas restritas

Há ambientes em uma empresa em que não é possível liberar o acesso para qualquer pessoa. São locais que guardam informações estratégicas para a organização e que são exclusivas para acesso de um determinado grupo. E para garantir a segurança desses espaços, é muito importante contar com um controle efetivo de pessoas autorizadas ou não a ter acesso. Quando a entrada de pessoas não é controlada por meio de sistemas adequados, há riscos de mais vulnerabilidades. 

Conheça a Gestão de Acesso e Segurança da Somos

Agora que você já sabe quais os riscos de não ter um controle de acesso e a importância da tecnologia na hora de cuidar da segurança da sua empresa, que tal conhecer as soluções de Gestão de Acesso e Segurança da Somos?

Clique aqui e entre em contato conosco.


Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam autores e não representam, necessariamente, a opinião da Somos Tecnologia.