02 / 12 / 2019

Você lidera alguma empresa ou coordena equipe e, em algum momento, já quis saber o que seus colaboradores pensam sobre o ambiente de trabalho mas não soube como obter essas respostas? É aí que entra a pesquisa organizacional. Mas o que exatamente é uma pesquisa organizacional? Continue lendo que nós vamos explicar!

 

Afinal, o que é uma pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa organizacional nada mais é do que uma pesquisa que tem por objetivo, coletar informações relevantes sobre a percepção dos colaboradores dos fatores internos da empresa. 

É uma ferramenta importante, com ela pode-se verificar a qualidade e satisfação ao que ocorre no ambiente interno. Com os dados coletados através da pesquisa organizacional é possível mensurar o equilíbrio deste ambiente, e assim trabalhar em melhorias para uma maior satisfação no ambiente de trabalho. 

 

Confira 4 vantagens da pesquisa de clima organizacional nas empresas:

1 - Comunicação direta com os colaboradores

A equipe sente-se valorizada no momento em que a empresa demonstra interesse em ouvir suas opiniões. Consequentemente, isso aumenta o engajamento, a satisfação e a participação do colaborador dentro da empresa. Todos têm a oportunidade de sugerir melhorias.

A falta de diálogo entre os departamentos pode acabar falindo uma organização. Portanto a pesquisa de clima organizacional garante que todos sejam ouvidos e contribuam com seus pontos de vista, a essas possíveis melhorias em comunicação. 

2- Prevenção de crises internas

Além da falta de comunicação, existem outras barreiras que devem ser superadas dentro de uma empresa. Dentre elas, está os conflitos de relacionamentos.

Neste caso, a pesquisa pode ser uma ótima maneira de identificar a satisfação dos colaboradores, com seus colegas de trabalho. Assim, podem-se tomar ações preventivas que assegurem a harmonia do ambiente e evitem problemas futuros.

3 - Retenção de talentos

A grande rotatividade de colaboradores é um sinal de que algo não está certo. E nessa troca constante de equipe, você pode acabar perdendo grandes talentos!

Independente de salários atraentes, ambientes tóxicos afetam a saúde e desenvolvimento profissional dos colaboradores, fazendo com que procurem outras oportunidades. Já se, o colaborador é ouvido com frequência e se sente satisfeito com o ambiente de trabalho, dificilmente irá procurar outro emprego.

4 - Interesse por feedbacks

Muitas organizações se preocupam demais com a imagem da empresa, e acabam deixando de lado a saúde e satisfação dos empregados.

Ao realizar uma pesquisa de clima organizacional, a organização demonstra interesse pelos feedbacks internos. Esses, podem ser transformados em ideias para melhorar a produtividade e o dia a dia dos colaboradores.

Realizar a pesquisa e tabular seus resultados manualmente pode ser um trabalho bastante exaustivo para a equipe de RH. Pensando nisso, a Somos possui soluções diferenciadas para sua empresa! Conheça nossas plataformas em gestão de pessoas. Entre em contato, e saiba mais!


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