Se é verdade que o capital humano é a chave do sucesso para qualquer empresa, também é fundamental priorizar o diálogo dentro das organizações e garantir que colaboradores se sintam motivados para alcançar suas metas é essencial. A cultura do feedback é um caminho para otimizar o desempenho dos profissionais e também acompanhar de perto a evolução de cada um dos colaboradores.
Quer entender melhor como funciona esse exercício no gerenciamento dos seus negócios? Então, continue a leitura e descubra as vantagens que podem ser agregadas aos profissionais e à sua empresa, com a cultura do feedback.
O que é a Cultura do Feedback?
A cultura do feedback nada mais é do que criar um ambiente aberto ao diálogo dentro da empresa.É algo relacionado ao hábito de conversar sobre como está a performance do colaborador, tanto em relação às suas entregas quanto ao comportamento, pontos de melhoria e pontos positivos.
Esta é uma forma de criar um ambiente corporativo saudável, no qual os profissionais têm abertura para falar sobre aquilo que vivenciam no ambiente de trabalho. O feedback também permite ao staff evoluir quanto ao comportamento e entregas, gerando um ambiente de trabalho melhor, com trabalhadores motivados a buscar os melhores resultados.
Quando o feedback é contínuo, os resultados são ainda melhores. E lembre-se que é imprescindível, também, que os profissionais sejam estimulados a dar retorno. É uma boa maneira de os gestores assimilarem as dificuldades que a equipe encontra na rotina.
Vantagens do feedback: por que incorporar o método?
Um líder que deseja motivar e desenvolver a sua equipe, encontra no feedback uma forma inteligente e muito eficiente de saber a percepção de cada um acerca do ambiente de trabalho. Abaixo, listamos algumas vantagens dessa prática. Acompanhe!
Equipes mais colaborativas
O feedback estimula a colaboração entre colegas de trabalho. Quando todos sabem que estão sendo cuidados, sentem-se mais seguros e confiantes para cooperar com o trabalho do próximo. Também se sentem à vontade para opinar, dar ideias ou tirar dúvidas, mesmo em um projeto que já esteja em andamento. Os gestores também devem fazer parte dessa rede de colaboração.
Comunicação fluida
Assim como estimula a colaboração, o feedback contínuo também impulsiona a comunicação. Quando todos têm espaço para conversar abertamente, fofocas, ruídos e desentendimentos são reduzidos ou eliminados. Também não há espaço para que nenhum colaborador se sinta excluído ou perseguido. Diversos conflitos são minimizados e a empresa só tem a ganhar.
Evolução dos colaboradores
Os funcionários sentem-se apoiados quando têm seu trabalho avaliado. Claro que a interpretação do feedback vai depender do nível de profissionalismo de cada um, mas, no geral, mesmo as críticas negativas devem ser colocadas de maneira a contribuir com o desenvolvimento do colaborador. Com isso, o trabalho progride e a empresa se torna mais eficiente.
A realidade de um profissional que não sabe lidar com críticas ou correções também pode ser melhorada. É importante que todos enxerguem o feedback como uma forma de apoio ao trabalho e de orientação. O amadurecimento pessoal também traz vantagens ao profissional.
Como implantar o feedback na empresa?
Implantar a cultura de feedback na empresa não é uma tarefa tão simples. Essa prática deve ser pensada a longo prazo, já que seus resultados podem não ser imediatos.
É importante ressaltar que alguns profissionais poderão se sentir incomodados, no início. Por isso, a cultura de feedback deve ser implantada seguindo algumas etapas. Veja, a seguir, os 5 passos ideais para implantar a cultura de feedback na sua empresa!
1. Crie um ambiente adequado
O primeiro passo para implantar a cultura de feedback na empresa é criar um ambiente adequado. Ou seja, o profissional precisa se sentir seguro e confortável para compreender que essa prática é positiva.
Logo, conheça a sua equipe, observe os pontos fortes e de melhoria, suas necessidades e anseios, o que os motiva no dia a dia, entre outras características. Dessa forma, fica mais fácil fazer uma abordagem assertiva e agradável.
2. Seja empático e construtivo
Os funcionários devem ser treinados para entender que as críticas são construtivas. Por isso, seja empático ao expor algum ponto de melhoria e busque sempre destacar algum ponto positivo, antes de fazer uma crítica.
O profissional precisa se sentir valorizado e notar que as suas dificuldades são vistas como oportunidade de progresso pela companhia, não como fraquezas.
3. Faça elogios
Os elogios são fundamentais para o bom andamento do feedback na empresa. Afinal, os colaboradores são os principais responsáveis pelos sucessos que a corporação já conquistou. Portanto, nada mais justo do que reconhecer suas qualidades antes de cobrar melhorias.
4. Faça do feedback uma prática constante
As avaliações e conversas devem ser regulares. Assim que os colaboradores entenderem como funciona a prática, já se sentirão mais motivados. Em todos os feedbacks, metas devem ser definidas para que a prática faça parte do cotidiano da empresa e não se torne um evento esporádico.
5. Esteja aberto para receber o feedback do profissional
Vale a pena ressaltar, que o feedback é uma via de mão dupla. Ou seja, o profissional deve ter a sua oportunidade de falar sobre os pontos fortes e fracos que identifica na corporação.
Logo, saiba ouvir e considere, sinceramente, o que o funcionário tem a dizer. Dessa forma, a empresa pode aprimorar cada vez mais suas práticas. Afinal, o colaborador pode apontar questões que ainda não estavam sendo observadas pelos gestores.