Todos os setores enfrentaram diversos desafios de adaptação enquanto o vírus da COVID-19 se espalhava pelo globo. Com a logística e transportes não foi diferente.
Essa área foi diretamente impactada, tendo que se recuperar rapidamente. Afinal, os transportes representam uma atividade essencial para a sociedade toda.
Se o mundo que conhecíamos nutria uma cultura imediatista, a pandemia deixou tudo ainda mais urgente, principalmente no setor logístico. Consumidores que ainda se mostravam um pouco tímidos em relação às compras online se viram em uma necessidade quase que forçada de realizar compras pela internet.
Enquanto ruas estavam vazias e pessoas transformavam cômodos da casa no seu novo ambiente de trabalho, a logística intensificava seus esforços para garantir a saúde e o bem-estar da população. E não poderia ser diferente com um setor de abastecimento dos bens essenciais e responsável pelo transporte dos suprimentos
O impacto da pandemia no setor logístico
O gerenciamento do tempo foi algo tomado como prioridade para as empresas desse segmento. Se, no dia a dia, já existe uma grande preocupação com o cumprimento dos prazos, para que a logística empresarial consiga fazer as entregas no tempo necessários e mantenha a cadeia de suprimentos dos seus clientes sempre abastecidas, controlar o fluxo, diante de uma situação inédita como uma pandemia, se tornou algo ainda mais importante.
Cada atividade precisou ser detalhadamente planejada para que tudo saísse da melhor forma possível, garantindo a segurança de quem estava envolvido com a operação . Isso além, é claro, de assegurar que as mercadorias e matérias-primas chegassem aos destinos, no tempo estipulado.
A correria inicial para adaptar toda a operação ao novo cenário pode ter causado um leve desconforto. Por outro lado, foi um momento que, com certeza, trouxe inovações e impulsionou a transformação digital no setor. Por isso, práticas tomadas como medidas paliativas se desenham como tendências para o setor logístico pós-pandemia.
Tendências da logística após a pandemia
Com a retomada das atividades ao redor do mundo, tendências logísticas que devem ganhar força começam a ser identificadas. E falamos, principalmente, daquelas que asseguram a melhor gestão do tempo e a produtividade das tarefas desempenhadas pelo setor.
Descentralização de grandes centros produtores
A pandemia deixou evidente a fragilidade da logística brasileira, tendo em vista a dependência de poucos países fornecedores, como por exemplo, a China. Encontrar fornecedores alternativos em outros países exige um grande esforço. Assim, é provável que aconteça uma divisão nas cadeias de suprimentos, para que se tornem mais segmentadas e cada vez mais ágeis.
Integração entre empresas e fornecedores
Empresas com uma maior visibilidade de sua cadeia logística de suprimentos conseguiram responder melhor à crise, pois o mapeamento ajudou a entender mais claramente onde havia problema, sendo possível corrigir rapidamente.
Para que isso seja possível, é essencial a ajuda dos fornecedores, e claro, contar com um sistema de gestão logística. A presença da tecnologia contribui para um melhor monitoramento do estoque e dos produtos. Fator que, com certeza, fez toda a diferença no momento de crise.
E-commerces são o futuro
O aumento das vendas online durante a pandemia acelerou um processo que já vinha sendo desenhado. Nos referimos ao consumo em ambientes digitais. Da noite para o dia, grandes redes de varejo fizeram adaptações em suas plataformas de marketplace para aumentar a grade de produtos oferecidos e contemplar novas parcerias feitas com micro, pequenas e médias empresas.
Neste cenário, as empresas de logística precisarão rever seus processos e serviços de transporte, entrega e distribuição fracionada para atender às novas demandas dos clientes de varejo.
Tecnologia e inteligência artificial
Muitos dos desafios enfrentados pelas empresas, no início da pandemia, poderiam ser facilmente vencidos, se houvesse uma presença mais forte da tecnologia no segmento logístico. Com a adoção de inteligência artificial e tecnologias específicas, é possível prever riscos e oportunidades, bem como gerir com precisão controles, fluxos internos, estoques, rotas de entrega e transporte, entre outros.
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