03 / 02 / 2021

Descobrir como será o futuro e planejar a estratégia em vendas é sempre uma incógnita, não é mesmo? No momento que estamos vivendo, se tornou algo ainda mais complexo. Com as mudanças impulsionadas pela pandemia do coronavírus, você já pensou nos novos cenários desenhados pela tecnologia? Neste post, falamos sobre isso e como essas inovações devem revolucionar as estratégias de vendas das empresas. Boa leitura!

A COVID-19 trouxe preocupações e mudanças evidentes em diversas áreas e atividades humanas. Embora haja segmentos mais afetados, os impactos se estendem para diversos setores, exigindo que as empresas se reorganizem para continuar tocando os negócios.

Em um momento com tantas incertezas, surgem algumas questões. “E a partir de agora?”. O que esperar do cenário comercial pós pandemia? Uma coisa é certa e está além das tendências. Você precisa investir na gestão de clientes para entender como vender mais a partir desse novo momento. A tecnologia pode ajudar muito e de forma efetiva nesta tarefa. Veja, a seguir, como os recursos tecnológicos contribuem para a força de vendas.

Inovações que chegaram para ficar

A tecnologia continua sendo a grande protagonista das mudanças que podemos esperar daqui em diante, principalmente quando o assunto é o uso de inteligência artificial, IoT (Internet of Things) e a robótica. Cada vez mais a capacidade dos algoritmos aprenderem com as interações entre dispositivos e humanos refina a capacidade de compreensão.

Inteligência Artificial

O aprendizado das máquinas definitivamente pode revolucionar a estratégia em vendas, de uma forma que o foco se torna a experiência do cliente. O que, por si só, renova técnicas como as de rapport – baseada no desenvolvimento de empatia entre vendedores e clientes.

Quer saber como? Com a tecnologia e as interações online, é possível desvendar o comportamento do consumidor e aprender mais sobre ele, na medida em que as interações podem ser feitas a partir de chatbots. Esses robôs digitais têm revolucionado o atendimento ao cliente, pois estão presentes nos aplicativos de mensagens mais usados pelos consumidores e podem ser usados como parte do time de vendas.

Empresas de todos os segmentos precisam ficar de olho nessa tendência tecnológica do uso de bots para interagir com clientes e também automatizar processos e integrar sistemas. Já pensou se o seu CRM (Customer Relationship Management) contasse com uma assistente virtual? Existem, no mercado, diversas soluções para gestão de clientes que contam com essa vantagem e realizam o sonho de quem trabalha com vendas: ter todas as oportunidades organizadas!

Contactless economy

Outra tendência relevante fica evidente diante da redução das equipes de vendas externas. É o contato via meios digitais. Com a quarentena,ficou clara a perspectiva de fazer tudo online. Nos acostumamos com o delivery de alimentação, com as compras virtuais, com as transações financeiras via apps, com telemedicina, aulas online, fazemos videoconferências e trabalhamos em casa.

O atendimento remoto aos clientes tende a se consolidar. Isso significa transformação na estratégia em vendas, para garantir que os vendedores encontrem novas formas de oferecer serviços e produtos aos clientes. São formas de também garantir experiências de compra cada vez melhores, mesmo que a distância. 

Criatividade + tecnologia 

Algumas tendências tecnológicas já estavam sinalizadas antes da pandemia ganharam ainda mais força. Elas foram e continuarão sendo aceleradas, contribuindo para construir uma sociedade mais resiliente com significativos efeitos sobre como fazemos negócios, como trabalhamos, como produzimos bens, como aprendemos, como procuramos serviços médicos e como nos divertimos.

A resiliência, a agilidade e a criatividade são essenciais para os negócios se reinventarem. Entregas feitas por drones, lives que substituem eventos ao vivo, serviços prestados por meio de ferramentas digitais. Resumindo, essas adaptações necessárias têm levado pequenos e grandes negócios a rever sua atuação no mercado. Certamente, não voltaremos ao antigo “normal” quando a pandemia acabar.

Ofertas Digitais

Assim como empresas de mídia e pesquisa estão transformando eventos ao vivo em virtuais, o mesmo ocorre com os consumidores que estão se adaptando à digitalização de seus comportamentos. Alguns consumidores mais velhos, por exemplo, podiam sentir-se mais desconfortáveis ​​com a compra de mantimentos ou outros produtos online, mas o coronavírus os forçou a uma adaptação.

Quando entram na nova rotina e se acostumam com a facilidade de entrega à sua porta, esses compradores podem não querer voltar ao varejo físico, como preveem alguns especialistas. Isso demonstra uma mudança no comportamento do consumidor e uma maior receptividade das pessoas em relação aos serviços digitais.  Investir na presença digital deve ser, sem dúvida, a prioridade das empresas que buscam manter um bom posicionamento no mercado.


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