As aquisições são resultado de uma busca pela expansão de mercado, ampliação do portfólio de produtos, capilaridade e, claramente, um crescimento da empresa.
Porém, ao adquirir uma outra empresa, não se está apenas abraçando uma proposta, novos clientes e um faturamento atraente, é estar trazendo para a empresa e para a sua cultura, um grupo de pessoas que tem feito todo um business dar certo dentro de outro contexto de negócio.
Quem faz acontecer são as pessoas
Em primeiro lugar, em um processo de aquisição, é necessário analisar os profissionais que virão com a empresa adquirida, fazendo uma due diligence humana das competências, experiências, modelos e acordos de trabalho e estrutura hierárquica. Ou seja: é preciso fazer uma análise de tudo aquilo que possa influenciar na implantação de mudanças tão comuns em uma operação de aquisição.
Além de avaliar as pessoas, também busca-se identificar quais são os principais aspectos da cultura organizacional. Os choques culturais, a má interação entre a empresa adquirente e a força de trabalho da empresa adquirida, podem dificultar o processo de integração e não colaborar para o sucesso do novo negócio, que depende muito do match entre os times.
A integração dos negócios: a adaptação dos funcionários da empresa adquirida
Este trabalho preliminar é fundamental para estruturar as ações que serão feitas no processo de integração dos negócios, que inicia logo após a comunicação da operação e se estende geralmente entre 3 e 6 meses.
Iniciando a integração dos negócios, é bastante natural que os colaboradores da empresa adquirida cheguem no novo cenário, em uma nova empresa, com bastante receio. Medo de adequações, cortes de pessoas, mudança de responsabilidades, perda de poder costumam ser pautas comuns e compreensíveis.
É papel da gestão da empresa adquirente trabalhar no entendimento, no esclarecimento e na resolução dessas questões. É preciso conquistar a confiança do novo time, mas não com palavras e apresentações bonitas, e sim com respeito e ações alinhadas ao discurso.
É preciso acolher o novo time para gerar engajamento a um novo propósito. Neste sentido, é de extrema importância a adequação do papel dos líderes da empresa adquirida, pois assim, viabiliza-se um clima de normalidade, segurança, continuidade e crescimento do negócio.
Resultado das Aquisições
Entende-se que o maior benefício das operações de aquisições é a soma de competências. Isso permite que a empresa se torne mais moderna, mais experimental, adaptável e de fácil aprendizado.
Vale a pena ressaltar que o comportamento organizacional é fortemente afetado nos processos de fusões e aquisições.
Colher um resultado positivo ou negativo desta experiência depende muito da organização e do planejamento de todas as etapas do processo de aquisição. É preciso colocar as pessoas, além dos ativos físicos e digitais, como centro da tese de investimento.
Sua empresa está pronta para começar a crescer?
Independente da sua resposta, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções focadas em gestão empresarial.
#somosespecialistasnoassunto