Conhecer o perfil do consumidor e apostar na transformação digital pode revolucionar seu negócio
O setor varejista é um dos mais tradicionais e disputados do mercado brasileiro. A conquista pelo consumidor final é tão acirrada, que tem estimulado empresários a escolher as melhores soluções e ferramentas para se destacar no mercado, tomar decisões e ultrapassar a concorrência.
A transformação digital tem sido uma grande aliada no processo de análise e entendimento do comportamento do consumidor muito antes dele adquirir um produto na loja, por exemplo. Com isso, é possível ganhar tempo e se preparar para colocar em prática um série de ações assertivas, ou seja, que não prejudique a performance nas vendas, com o objetivo de proporcionar uma excelente experiência de compra aos usuários.
Conheça, agora, alguns dos benefícios da transformação digital para o varejo, em especial, para o setor supermercadista:
Relacionamento com o cliente
Para melhorar a comunicação e a relação com o consumidor no ambiente digital é importante segmentar anúncios e ofertas, de acordo com o perfil de interesse. Para obter essas informações e, assim, traçar o perfil do cliente, é preciso ter acesso aos dados cadastrais e histórico de compras.
Atendimento ao cliente
Em um mercado cada vez mais competitivo, ser bem atendido do início ao fim da compra, faz a diferença e pesa na escolha do consumidor ao optar por um supermercadista em detrimento de outro.
Agilidade e praticidade
Por meio da ferramenta Self-Checkout, é possível viabilizar a compra de pequenos volumes e reduzir os custos com operadores de caixa. Neste modelo, o próprio consumidor registra e paga os produtos comprados. Esse é um excelente método para diminuir a desistência por conta de filas.
Integração loja física e e-commerce
O e-commerce não pode ser visto como um substituto do varejo tradicional. Ou seja, é importante estar preparado para atender os consumidores, com a mesma qualidade e eficiência, em todos os ambientes. Para isso, é possível contar com sistemas digitais, capazes de integrar a loja física e o e-commerce, desde os processos de logística e estoque até a compra do consumidor final. Além disso, também é preciso estar atento à possibilidade do consumidor fazer uma compra on-line, mas optar por retirar em uma loja física, diminuindo o tempo de espera do frete e visualizando o produto antes de levá-lo para casa.
Organização da cadeia de suprimentos
Por meio de um sistema de gestão, é possível monitorar prazos de entrega com fornecedores, além de integrar toda a cadeia de suprimentos do estabelecimento. Acompanhar essas informações evita problemas de distribuição, melhora a relação com os fornecedores e gera informações precisas.
Fluxo de caixa e previsão orçamentária
A gestão financeira detalhada e periódica é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Por meio de ferramentas tecnológicas é possível estabelecer uma previsão de vendas e lançamentos operacionais, além da definição de custos, impostos, gastos com logísticas, despesas e incidentes de venda, entre outros custos.
Ter consciência de que a tecnologia chegou para ajudar a operação da loja, garantindo a redução de perdas, oferecendo uma experiência inovadora para os clientes e obtendo melhores resultados, é um dos primeiros passos para alavancar seu negócio. Algumas soluções podem demorar um pouco mais para serem assimiladas pelos consumidores, mas é preciso ter em mente que investir em inovação e novas soluções pode ser o grande salto para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.