O avanço tecnológico e a necessidade de recursos e ferramentas que otimizem o nosso tempo e garantam maior segurança às nossas rotinas são alguns fatores que andam lado a lado. E, para isso, nada mais justo do que se apropriar das possibilidades que o mercado oferece.
A tecnologia NFC (Near Field Communication) ou contactless (sem contato) é um exemplo de opção segura, na hora de efetuar um pagamento. Graças a ela, é possível realizar a transação por aproximação, sem contato direto com a máquina, apenas fazendo uso do leitor de pagamento que consta no cartão, no celular de quem está comprando ou vendendo, ou na maquininha.
Mas essa tecnologia está presente apenas em cartões?
O cartão contactless não é mais uma realidade única. Nos dias atuais, não são apenas cartões de crédito, pré-pago ou débito que entregam essa possibilidade. Estima-se que mais de 90% dos smartphones produzidos no Brasil já possuam a tecnologia em seus sistemas. Isso permite efetuar pagamento de celular para celular, ou de celular para maquininha de pagamento, apenas com a aproximação de ambos.
É interessante pontuar que as bandeiras não autorizam cobranças similares simultaneamente. Além disso, só é possível realizar compras de até R$ 50 sem a necessidade de digitar a senha, na hora da transação. Também são permitidas apenas 5 compras por dia até esse valor, o que garante maior segurança.
É realmente seguro utilizar contactless?
A resposta é sim. Além de o pagamento por aproximação ser tão seguro quanto um cartão que necessita ser colocado na maquininha, ele garante maior segurança para a sua saúde, sendo até mesmo um método recomendado pela OMS para evitar o contágio da COVID-19.
É importante lembrar que, quando efetuamos um pagamento via NFC, o aparelho receptor não tem acesso a informações confidenciais, tais como senhas e dados da conta bancária ou da carteira digital. Isso torna a transação muito mais segura para ambas as partes.
Sabemos que é inevitável não se preocupar com a questão de perda ou roubo. Nesse sentido, o recomendado é fazer uso de aplicativos que apaguem todos os dados do smartphone a distância, assim como os que apenas aprovem a transação confirmação pelo usuário, via impressão digital.
E caso você utilize o cartão contactless físico, é importante tomar outras medidas para se manter seguro. Uma opção muito eficaz é a troca da sua carteira de material comum por uma carteira feita com materiais que impeçam a transmissão de dados. Esse tipo de carteira impossibilita apenas encostar a máquina de pagamentos, pois o sinal não é captado e a transação só pode ser efetuada com o cartão em mãos. Atente-se, pois é necessário que o produto informe, na descrição, que possui bloqueador de RFID.
Uma opção caseira é o uso do papel alumínio dentro da carteira para o bloqueio do sinal. O papel funciona como uma barreira, não permitindo que as ondas do leitor atinjam o cartão. Mas mantenha atenção com dicas mais caseiras, pois elas não garantem tanta eficiência quanto um produto que foi desenvolvido com o objetivo de, efetivamente. resolver o problema.
O contactless é um método de pagamento que chegou para corresponder às nossas necessidades, mas, como tudo que envolve dinheiro, é sempre importante buscar melhorias para o seu bom uso e para garantir a nossa segurança.