23 / 02 / 2021

O home office divide opiniões entre os colaboradores que estão vivendo essa experiência.  De um lado, muitos profissionais aprovaram esse novo estilo de trabalho. A liberdade para executar as atividades, a economia de tempo antes gasto no trânsito e oportunidade de ficar mais perto da família são alguns dos benefícios que o trabalho em casa oferece.

Por outro lado, há colaboradores que afirmam preferir a rotina no escritório, pois sentiram maior dificuldade para conciliar o dia a dia de trabalho com o descanso.

A Social Base, em parceria com o RH pra Você, realizou uma pesquisa com mais de 470 pessoas e constatou que o home office não fazia parte da realidade de mais de 70% dos respondentes. A necessidade do distanciamento social fez com que grande parte das empresas aderissem a este novo estilo de trabalho, visando proteger os colaboradores e evitar a paralisação completa das atividades.

De fato, o que antes parecia um futuro distante, tornou-se realidade, sendo um primeiro passo para o avanço na criação de uma cultura organizacional de flexibilidade e inovação. Na prática, se impuseram muitos desafios às organizações principalmente para os profissionais de RH, que são responsáveis pela Gestão de Pessoas

O canal RH pra Você realizou uma pesquisa no Instagram com mais de 500 profissionais da área e mostrou quais foram os 5 principais desafios enfrentados pelo setor de Recursos Humanos durante o home office.

Confira abaixo as principais dores relacionadas pelos profissionais que viveram essa experiência e quais soluções utilizaram para amenizar o impacto desses desafios:

O processo de adaptação

1 – Engajamento e motivação dos colaboradores
Diante do atual momento de insegurança econômica, muitos trabalhadores afirmaram que, em algum momento, sentiram medo de perder o emprego, o que fez com que a produtividade diminuísse. Esse assunto ficou na primeira posição na pesquisa e foi considerado o maior desafio pelos profissionais de RH entrevistados. Eles relataram muita dificuldade em encontrar soluções que se adequassem ao momento para engajar as equipes e não deixar “a peteca cair”.

Acompanhar o clima organizacional e ouvir a opinião dos colaboradores foi uma das estratégias adotadas pelos times de RH,  no enfrentamento deste problema. A partir disso, surgiram ações como Cafés Virtuais por exemplo, com a finalidade de promover a interação entre as equipes, estimulando a troca de ideias e abertura de espaço para relatar as principais dificuldades enfrentadas no trabalho a distância.

2 – Infraestrutura Inapropriada
Embora muitas empresas tenham disponibilizado equipamentos para o colaborador trabalhar de casa, problemas com telefonia e internet contribuíram para que esse item aparecesse em segundo lugar, com mais de 165 votos na pesquisa. Vários respondentes mencionaram que os ruídos externos (carros de som, barulhos dos vizinhos, obras) foram fatores que atrapalharam a rotina diária.  Para amenizar os impactos deste desafio, muitas empresas criaram políticas de home office, com a oferta de ajuda de custo para o colaborador.

O objetivo do auxílio é melhorar a qualidade do ambiente de trabalho em casa (internet, isolamento acústico) e ajudar nas despesas que antes eram custeadas pela organização. Disponibilizar o acesso aos dados que os colaboradores utilizam para executar as atividades do dia a dia, por meio de conexões remotas ou banco de dados em nuvem, foi outra medida adotada para permitir que a execução das atividades de trabalho acontecesse a distância

3 – Comunicação Interna
Esse é um problema bastante conhecido pelos profissionais do RH. No trabalho remoto, muitas vezes, a comunicação é prejudicada, gerando confusão e falhas no entendimento. Apesar da tecnologia fazer parte da grande maioria, ainda há uma pequena parcela que não tem acesso a informações e ferramentas, o que contribuiu para que a comunicação interna fosse um desafio em muitas organizações. 

Diante deste impasse, uma solução utilizada foi adquirir ferramentas como a rede social corporativa, que permite centralizar todas as informações da empresa em um único canal. Além disso, também é viável a interação entre os membros, estimulando que compartilhem novidades, comentem e curtam as publicações.

4 – Controle de jornada
O cartão ponto sempre foi um desafio para os profissionais de RH e, com o isolamento social, o gerenciamento se tornou ainda mais complicado. Sabemos que muitas empresas ainda possuem processos manuais, o que complica a gestão de pessoas a distância. Diante disso, muitos profissionais de RH se desdobraram para conseguir acompanhar o cumprimento da jornada de trabalho dos colaboradores e relataram dificuldade para cumprir as exigências legais deste quesito, como por exemplo, controlar horas excessivas.

Uma forma de resolver esse desafio é o uso de ferramenta de marcação de ponto online. Essa opção permite uma nova experiência na gestão de jornada do ponto, que é realizada pelo próprio colaborador. Além disso, essa solução facilita a vida do RH e dos gestores, que podem acompanhar as marcações independente do local em que o colaborador estiver trabalhando.

5- Gestão de Pessoas a Distância
Se exercer a liderança presencial já é desafiador, imagine a distância. Gerir a equipe remotamente não foi uma tarefa fácil para muitos líderes, que relataram uma maior dificuldade em mostrar-se próximo ao seu time. Uma solução adotada foram as reuniões de alinhamento, nas quais são feitas pausas diárias para conversar. É um momento em que o líder se aproxima da equipe e coloca-se à disposição para ajudar nos desafios rotineiros.

Além desses 5 principais desafios, podemos mencionar também outro ponto interessante, com a implantação do home office, que foi a contratação de profissionais a distância. Com esse novo estilo de trabalho, o Recrutamento e Seleção também passou a ser online, o que possibilitou ao RH e aos gestores entrevistar profissionais de qualquer lugar do mundo.

Antes, contratar um bom profissional que mora em outro estado, por exemplo, era praticamente inviável. Se fazia necessário todo um processo que podia ser demorado e caro para a organização. O home office facilita a contratação de profissionais de qualquer lugar, que entreguem resultados, mesmo trabalhando de casa. 

Todos esses desafios que abordamos, destacam o papel estratégico do RH para as organizações. É um setor que atua lado a lado aos gestores, na retenção e captação de talentos, sempre focando no equilíbrio entre empresa e colaborador. Isso foi evidenciado nesse momento atípico que o mundo está vivendo, pois foi preciso muito jogo de cintura para manter o negócio funcionando e as pessoas engajadas. 

Não se pode negar que o trabalho feito pelos profissionais do setor de Recursos Humanos é crucial para manter as organizações e as pessoas alinhadas no mesmo propósito. 

É muito importante que os gestores e empregadores olhem para este setor com carinho e invistam em ferramentas para facilitar o dia a dia das equipes, garantindo assim uma melhor gestão do que há de mais importante nas organizações, as pessoas.


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