09 / 09 / 2021

Seja pequena, média ou grande, o recrutamento e seleção é um processo que acontece em qualquer empresa.

Mas se todo o processo de seleção deve acontecer com o objetivo de unir o perfil do profissional à cultura da empresa, como devo fazer o recrutamento de pessoas?

Para facilitar o processo é necessário seguir algumas etapas. Por isso, continue lendo para conhecer os 5 pontos que podem contribuir:

1 – Defina o perfil desejado antes de iniciar seu processo de recrutamento

Toda empresa tem uma cultura. Até mesmo empresas menores, que ainda não estão tão estruturadas, têm aspectos fundamentais que levam em conta e que consideram importantes para a organização. 

Além disso, cada cargo e cada time dentro da empresa também tem suas especificidades. Pois, há times que precisam de pessoas mais criativas, comunicativas ou ainda outros necessitam de pessoas que tenham facilidade para se concentrar. Enfim, há diversas características que precisam ser pensadas antes mesmo do início do processo seletivo e que vão além das experiências profissionais que estão no currículo.

2 – Avalie dar oportunidades para profissionais de dentro da empresa

Uma alternativa bastante eficaz dentro das organizações e que pode contribuir para a motivação dos colaboradores é a abertura de oportunidades internas. Os profissionais atuais são bastante dinâmicos e têm uma tendência a gostar de mudar com uma certa frequência.

A vantagem desse tipo de ação é que o colaborador já conhece a empresa, já tem fit com a cultura da organização e vai se sentir valorizado vendo que consegue fazer esse tipo de movimentação no local onde já atua. 

Há alguns tipos de recrutamentos que podem ser feitos nesta opção:

  • Promoção – Quando o colaborador assume um cargo de liderança ou em um grau hierárquico acima do que já atua dentro da  companhia. Esse tipo de oportunidade costuma ter um impacto positivo na equipe, que passa a perceber que também tem chances de ascender na empresa. 

  • Abertura de vagas – quando as informações sobre as vagas são disponibilizadas em primeira mão para os colaboradores, oferecendo a oportunidade de um “jogo das cadeiras” dentro da própria empresa.

  • Transferências – é uma oportunidade para os colaboradores que têm interesse em mudar de cidade, estado ou país sem precisar se desligar da empresa. 

3 – Use as redes sociais a favor do seu processo de recrutamento

Mas se o processo de recrutamento interno não for o caminho, use as redes sociais ao favor, tanto para divulgar a vaga como também para captar mais informações sobre os candidatos.

Até pouco tempo atrás, os recrutadores contavam apenas com o currículo para fazer a análise do candidato antes de chamá-lo para uma entrevista. No entanto, hoje não é mais assim. 

Antes de realmente ter o primeiro contato com o profissional, é possível buscar aspectos pessoais de cada potencial colaborador, como quais são os objetivos de vida, do que gosta, como são os relacionamentos, aspirações para o futuro, etc. 

Outro ponto importante é que, mesmo sem o candidato ter se inscrito para a vaga em questão, algumas redes sociais permitem encontrar esses profissionais, tornando a busca pelos candidatos mais rápida. Consequentemente, o processo de busca por profissionais se torna mais ágil e as próximas etapas também podem ser cumpridas de um modo ainda mais rápido. 

No entanto, é importante destacar que, apesar das redes sociais serem um artifício a mais para ajudar no processo de seleção, o contato com o recrutador e a tradicional entrevista não deve ser deixada de lado.

É nesse momento que o recrutador pode checar informações levantadas inicialmente e perceber se, de fato, aquela pessoa tem um perfil relevante para o preenchimento da vaga. 

4 – Potencialize o employer branding da sua empresa e aceite indicações dos outros colaboradores

O employer branding é uma estratégia que reúne práticas para melhorar a reputação da empresa, tanto entre os colaboradores como para o mercado. Quando esse processo é bem feito, torna cada profissional que atua na empresa um aliado do negócio e transforma a organização em um local onde várias outras pessoas querem trabalhar.

E esse processo é positivo tanto para conquistar novos clientes como também para atrair novos talentos. 

Entre as principais vantagens em adotar essa prática estão:

  • Funcionários se tornam promotores da marca

  • Principais talentos do mercado passam a se sentir atraídos pela oportunidade de trabalhar na empresa

  • Retenção dos talentos e diminuição da rotatividade

  • Redução de custos de processos de recrutamento

Por isso, invista em estratégias para engajar cada vez mais os colaboradores. Esse tipo de ação trará excelentes resultados em diversos aspectos, incluindo ter acesso a mais indicações de talentos para preencher vagas abertas. 

Na hora de procurar uma pessoa para preencher uma vaga, os recrutadores devem dar uma atenção especial para essas indicações. Afinal, quem conhece mais a empresa do que quem trabalha nela, não é?

Portanto, além das indicações serem positivas para encontrar alguém para preencher a vaga com mais rapidez, demonstram também todo o engajamento dos colaboradores da empresa em querer indicar para o time pessoas que eles gostam, confiam e que acreditam que tenha fit cultural aderente ao da companhia.

5 – Tenha acesso a um bom sistema

O recrutamento e seleção de pessoas parece um processo simples, mas sem ferramentas adequadas ele se torna moroso. Por isso, ter acesso a um sistema adequado para a condução do recrutamento faz toda a diferença para automatizar o processo de ponta a ponta.

Com um bom software é possível aumentar a produtividade no recrutamento e prever o potencial de performance e a aderência dos candidatos à cultura organizacional. Através de algoritmos de machine learning e metodologias comprovadas de testes psicométricos, a escolha do novo talento torna-se cada vez mais estratégica.

Outro ponto importante a ser mencionado é que softwares, como o HCM da Somos, eliminam triagens manuais. Pois os candidatos passam a ser ordenados de maneira escalável.

Com isso, é possível prever o potencial de performance e a aderência dos talentos à  cultura organizacional. Tudo isso com base em algoritmos de machine learning e metodologias comprovadas de testes psicométricos.

E quanto custa um software como esse?

Para mensurar o preço de um software como esse, é preciso voltar um pouco atrás e entender o quão custosa pode ser uma contratação equivocada. Pois um profissional que não atende as necessidades da vaga não terá vida longa na empresa e vai aumentar as estatísticas de turnover. 

Por isso, na hora de investir em um software para gestão de pessoas, é preciso ter esses números em mente para entender o que a falta dessa inteligência artificial pode ocasionar ao negócio. 

Para entender melhor, entre em contato com a nossa equipe.

Somos especialistas no assunto.


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