23 / 12 / 2020

A gestão de estoque é um tema amplo e importante para as empresas e, nesse momento, ganha uma relevância ainda maior, com as mudanças estruturais na economia e nos negócios. Os consumidores estão alterando, definitivamente, a forma como compram e as empresas buscam formas digitais de comercializar os seus produtos. As compras online ganham cada vez mais adeptos e se tornam mais presentes no dia a dia dos consumidores. 

Tudo isso afeta  definitivamente a cadeia de abastecimento seja do fornecedor, da indústria e do consumidor. Por isso, manter o controle do estoque e boas práticas de gestão é fundamental para a saúde da empresa e para sustentar estratégias digitais.

As empresas que não se conectarem aos consumidores, usando as possibilidades digitais, terão mais dificuldades de retomar as vendas e o crescimento. Os segmentos podem ser diferentes, mas a gestão de estoques precisa ser eficiente em qualquer setor.

Boas práticas na gestão de estoques 

Quando se fala em gestão de estoques, é importante que cada empresa faça um raio X deste departamento e conheça os fatores internos e externos que podem afetar os estoques. É importante enfatizar que isso não é igual para todos os segmentos, já que cada um possui atributos e características diferentes. 

No varejo, por exemplo, é importante ter um olhar para a margem de contribuição do item, o tempo de reposição, a incerteza  em relação à demanda, a influência do fornecimento (interna e externa) e do comportamento do consumidor. O varejo é muito sensível e desenvolve um olhar muito especial para a experiência de consumo. Algo totalmente relacionado à gestão  de estoques.

O planejamento de estoques precisa estar integrado à área de compras, vendas, marketing e operações. É fundamental que todos esses departamentos estejam alinhados e definam qual é o alvo de vendas, além de analisarem até que ponto a estrutura da operação está preparada para dar conta de receber, expedir e entregar os pedidos com qualidade.

Além disso, é imprescindível uma análise para definir os níveis de estoque e de  segurança, tendo em vista manter a fluidez da operação. Naturalmente, no  varejo, os estoques são  mais sazonais, mas quando se fala em indústria – em matéria-prima – há mais previsibilidade. Mas a sazonalidade existe em qualquer setor e é extremamente importante ter essas variações em mente para conseguir manter a gestão  de estoques saudável e, consequentemente, a empresa estável.  

Indicadores para monitoramento de estoques são importantes para evitar erros básicos de comuns quando não há o monitoramento contínuo. As empresas precisam estar atentas, principalmente a dados fundamentais como giro de estoque, nível de segurança, ponto de ressuprimento e ponto de abastecimento de lojas. 

E tudo isso passa por técnicas específicas, dentro da disciplina de supply chain, que define todos esses itens e dá parâmetros para operacionalizar o setor. É relevante ressaltar que os indicadores básicos devem ser monitorados diariamente. Essa prática evita prejuízos como a perda do prazo de validade de algum produto, por exemplo 

O gerenciamento de estoque tem uma complexidade relativamente alta. Entrando na área das tecnologias que podem apoiar o departamento, temos três grandes grupos que compõem a gestão de estoques, em se considerando a cadeia como um todo.

Supply chain

Termo em inglês que significa cadeia de suprimentos. É focada na parte de compras e gestão de fornecedores. Na prática, representa todas as atividades de compra dos insumos ou produtos, transporte, armazenamento, transformação, embalagem, gerenciamento interno, venda e distribuição aos clientes.

Estocagem, armazenagem e movimentação de produto

A armazenagem é uma das atividades da cadeia logística das empresas e tem um papel fundamental no atendimento de demandas e na gestão dos estoques. As empresas podem optar basicamente por dois modelos de armazenagem, a própria ou terceirizada. Nessa etapa, há o controle de recebimento, movimentação, inventário e expedição dos produtos. 

Entrega do produto 

É a jornada  final do produto, depois de passar pelas duas etapas anteriores. E é a razão pela qual as outras etapas precisam ser assertivas. Aqui, a experiência do  consumidor se consolida. 

No varejo, o  ponto  mais sensível está relacionado à armazenagem e ao transporte. Por isso, na armazenagem, é fundamental ter sistemas flexíveis, que se adaptem à operação. Com  softwares que tenham essas características, a empresa  terá condições de enviar o produto o quanto antes para a transportadora, com entrega mais rápida ao cliente.

Inclusive, o varejo tem olhado de uma forma bastante estratégica para a gestão logística; o que faz com que muitos varejistas brasileiros cresçam de forma consistente.  Em outros países já é bastante comum a entrega  no mesmo dia em que o pedido é realizado. No Brasil, esse processo é mais comum em regiões metropolitanas, mas caminha aceleradamente para chegar a outras regiões do  país. 

E esse deve ser o próximo passo para o varejo. A implementação do same day delivery, que representa  um diferencial muito significativo para  o consumidor. É algo impensável sem gestão de estoque eficiente e tecnologia de ponta, com logística estratégica levando as empresas para um outro patamar nos negócios. 

Adicione agilidade à sua logística 

Com as soluções para logística da Senior,representadas pela Somos Tecnologia, é possível ter muito mais controle sobre cada uma das etapas da operação. Da entrada de matérias-primas até a expedição do produto, é possível acompanhar todo o trajeto da mercadoria via web, a partir de qualquer dispositivo. 

A solução ainda permite uma maior flexibilidade nas regras de armazenagem e separação, além de ainda dos resultados surpreendentes em termos de redução dos custos das operações. Converse com a gente para saber mais sobre como contar com tudo isso, aí na sua empresa.


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