24 / 01 / 2019

O principal meio de alinhamento entre a empresa e os colaboradores é a comunicação interna, e por esse motivo tem um papel fundamental dentro das organizações. A tarefa é alinhar estrategicamente todos os colaboradores aos objetivos da empresa, fazendo com que compreendam as informações e, dessa forma, fiquem todos “na mesma página”.

Mas, afinal, qual a importância do alinhamento da equipe? Segundo um estudo da McKinsey Global Institute, a produtividade das empresas aumenta de 20 a 25% quando os trabalhadores sentem que estão conectados e confiam plenamente na comunicação interna do ambiente de trabalho que fazem parte.

Esse impacto na produtividade é visível quando, por exemplo, um colaborador acessa informações que influenciam diretamente as suas atividades. Nesse caso, ele melhora seu desempenho quando não precisa se dedicar a retrabalhos oriundos da ausência de informações, e consequentemente, não perde tempo buscando as mesmas.

Uma das maiores conquistas do RH é quando a cultura e os propósitos da instituição são passados para o funcionário, que se sente motivado e consegue enxergar com clareza as suas metas e seus objetivos. Por isso, a maior aliada do RH é a comunicação interna.

 Por que falar em comunicação interna com o RH?

A realidade brasileira atual é que a Comunicação fica  na maioria das vezes sob responsabilidade do RH. Quando a organização não tem um departamento específico e exclusivo de Relações Públicas (por exemplo), quem ganha a responsabilidade de garantir que a CI seja eficiente e gere produtividade, somos nós.

A área de Gestão de Pessoas é especialista em promover bem-estar, em cuidar, compreender os perfis e impulsionar a performance dos colaboradores. Por essa experiência, tende a conhecer as melhores formas de comunicar,  de engajar, motivar e inspirar os times em seus alinhamentos.

Ressalto que o RH é o especialista e pode dar suporte no “como fazer a comunicação acontecer” mas não deve ser o único autorizado a se comunicar com os colaboradores. A centralização da comunicação em um único departamento tira o empoderamento das lideranças e colaboradores, além de burocratizar um processo desnecessariamente.

Outro ponto importante a ser considerado para garantir o sucesso do seu plano de comunicação é que não adianta o RH ser o responsável pela comunicação interna, ensinar a melhor maneira de dialogar com os colaboradores se todas as lideranças não estiverem na mesma página e darem a mesma relevância para o tema.

A alta liderança da organização precisa ter claro porque a comunicação, alinhamento e diálogo com o time é importante e quais resultados e indicadores elas impactam. Se esse não for o caminho o plano não tem força suficiente para ser sustentado, assim como todas as outras iniciativas da área.

Mas qual é a conexão entre Comunicação e RH estratégico?

Sabemos que o RH estratégico faz o gerenciamento dos processos que impactam estrategicamente os resultados da organização. O objetivo da Comunicação Interna é se dialogar com cada colaborador, e o diferencial é conseguir engajar e motivar o este comunicador por meio das mensagens passadas.

Nos próximos tópicos, vamos falar sobre como aliar a comunicação em cada processo estratégico do RH, alcançando e engajando cada colaborador.

Recrutamento Interno

Ter a comunicação clara e assertiva do que é esperado na posição e na missão do cargo, além da clareza dos requisitos é extremamente importante quando falamos de recrutamento interno dentro da organização. Motivar o colaborador a se candidatar em uma posição que ele também tem perfil pode garantir o sucesso de posições estratégicas. A comunicação e o diálogo também são importantes no alinhamento com o líder que pode se sentir inseguro ao ceder seu funcionário.

Treinamentos, cursos e workshops

Ouvir as expectativas e “pedidos” dos colaboradores e depois poder compartilhar quais treinamentos e workshops a organização vai oferecer e o porquê é importante fazê-los, é imprescindível para engajar e fazer com que os times participarem dessas iniciativas.

Culture Code

É fundamental que todos da organização tenham fácil acesso ao Culture Code – o código de cultura – da empresa para estarem alinhados nas competências e comportamentos que fazem parte do DNA da empresa. Saber como se comportar, o que é importante e o que não é tolerado faz com que todos estejam remando na mesma direção e estejam no mesmo barco.

Organização dos times

Os líderes que entendem a importância de manter seu time efetivamente direcionado e querem motivar seus talentos optam por ter um meio para dialogar e registrar as informações importantes. Independente da localização geográfica do colaborador, todos precisam estar na mesma página e, para isso, precisam se comunicar.

O meio de fazer esse alinhamento acontecer é através de uma ferramenta de comunicação  onde o registro das informações garantem o acesso sempre que necessário e a abertura para o diálogo aconteça entre toda a equipe.

Outro ponto importante para a organização dos times é o registro dos acordos e pautas de reuniões no mesmo lugar e acessível para todos os integrantes da equipe.

Feedbacks em tempo real

Os novos modelos de gestão inspiram a cultura de feedbacks real time para garantir a evolução dos colegas de trabalho de forma clara, rápida e no timing certo. A comunicação é o principal e mais indicado meio de fazer essa troca acontecer. Quando é de colaborador para colaborador é legal ser presencialmente por meio de um bate-papo. Porém podemos fazer dinâmicas em ferramentas de comunicação para receber feedbacks de apresentações, reuniões, cerimônias internas, entre outras.

Soluções de Problema

Ter um problema grande para resolver é desesperador quando você toma esse problema somente para si e não compartilha ou pede ajuda para mais ninguém. As relações no trabalho estão trilhando um caminho onde as equipes multidisciplinares e com diversidade garantem melhores resultados e reais solução dos problemas por ouvir diferentes perspectivas.

A conclusão disso é?

As responsabilidades da área de RH na era digital crescem cada vez mais.

Viu como a Comunicação é uma atividade e disciplina fundamental para qualquer empresa que deseja ter um RH cada vez mais eficiente e que consegue extrair o melhor de cada colaborador?

Com uma boa comunicação o RH consegue compartilhar para diferentes áreas, pessoas e perfis as informações relevantes internamente, obter diversas visões, sugestões e pontos de vista sobre a situação. Essa colaboração além de solucionar os problemas de forma mais rápida, garante um resultado mais eficaz.

Se você quiser metrificar o quanto a comunicação está impactando juntamente a esses processos, a pesquisa de clima é uma excelente forma de ouvir seus colaboradores, entender seus feedbacks e comparar o NPS antes da comunicação estruturada e pós comunicação estruturada.


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