Com a pandemia do coronavírus, empresas do mundo inteiro estão oferecendo a possibilidade do trabalho remoto como forma de atuação. Mas, neste momento, o cuidado para manter a comunicação alinhada entre as equipes se torna ainda mais importante!
Neste post, te contamos cinco coisas que você pode fazer com a sua equipe para manter o discurso o mais alinhado possível entre todos os seus colaboradores, mesmo à distância. Vamos lá?
1. Crie uma rotina de diálogo entre os colabs
É muito importante garantir que apesar da distância, os colaboradores não se sintam excluídos ou sozinhos. Crie uma rotina de reuniões para continuar conversando com a sua equipe!
O gestor deve perguntar como está indo o trabalho, entender os desafios, fazer uma call para alinhar processos se necessário, se fazendo presente. A interação entre os profissionais da empresa em grupos também é fundamental.
2. Planejamento é a chave do home office
Trabalhar em casa não é sinônimo de férias. Muito pelo contrário! O home office exige o dobro de comprometimento, já que é um trabalho à distância em um ambiente cheio de distrações.
Ainda assim, há muitos colaboradores que afirmam render muito mais trabalhando de casa do que presencialmente. Para isso, cada profissional deve ter um planejamento mensal ou semanal das atividades que precisa cumprir, sendo cobrado por isso durante e no fim do ciclo.
3. O feedback deve ser uma prática contínua à distância
Não deixar os profissionais no escuro é essencial em qualquer momento. Mas em home office, a prática do feedback se torna ainda mais importante. Como não há o contato presencial, muitas vezes os colaboradores podem se sentir “alheios” aos processos, rotinas dos colegas e conquistas e desafios. Por isso, nada como o feedback para manter todos na mesma página!
O gestor precisa mostrar quais os pontos fortes e as atividades bem desenvolvidas pelo colaborador e como este pode melhorar. Assim, mesmo em outro ambiente, ele se sentirá engajado para alcançar os objetivos da empresa.
4. Redes sociais corporativas são um ponto de encontro
As redes sociais corporativas fazem um trabalho primoroso na hora de manter os colaboradores conectados à distância.
Ali, a empresa compartilha novidades, normas, procedimentos e regulamentos e se cria um ponto de contato entre as equipes. É um excelente recurso para manter equipes conectadas e alinhadas sobre as decisões estratégicas do negócio mesmo à distância.
5. Paciência, empatia e criatividade também são fundamentais
Também são recomendadas algumas ações mais informais, como mandar foto da mesa de trabalho, do horário de almoço, fazer reuniões por vídeo no jardim de casa ou até mesmo combinar um happy hour online. O líder tem um papel importante aqui, mostrando iniciativas positivas que os colaboradores podem copiar.
E por fim, tenha empatia! Qualquer processo de mudança no trabalho exige um tempo para adaptação e terá desafios inesperados. Assim, é importante manter um canal aberto para comunicar e sanar dúvidas sobre medidas que passem segurança aos funcionários sobre a evolução da pandemia, o modelo de trabalho remoto, as expectativas de produtividade e eventuais conflitos.