Chegou a hora da declaração do imposto de renda.
E para preencher a declaração, são necessários os informes de rendimento, também conhecidos como IR.
O Informe de Rendimentos é um documento que ajuda você a prestar contas com o Leão anualmente e também é necessário em outros tipos de situações financeiras da sua vida.
É muito importante conhecer tudo sobre o assunto e, por isso, vamos esclarecer algumas dúvidas neste post. Acompanhe!
O que é o Informe de Rendimentos?
Como falamos anteriormente, o Informe de Rendimentos é um dos documentos utilizados na Declaração de Imposto de Renda. Ele pode ser fornecido por bancos e corretoras de valores, e também por empresas aos seus empregados.
No IR fornecido pela empresa, constam valores sobre quanto a pessoa pagou de imposto na fonte, quanto contribuiu ao INSS e também pode conter gastos com plano de saúde e demais descontos como o plano de previdência por exemplo.
Já no informe de investimentos fornecido pelos bancos, há dados sobre a conta corrente, poupança, aposentadoria privada ou qualquer outro investimento feito pelo contribuinte.
Além disso, no caso de aposentados e pensionistas, os mesmos devem pegar os comprovantes referentes aos seus rendimentos do ano passado.
Sim, é preciso apresentar à Receita todos os rendimentos do ano!
Para que serve o Informe de Rendimentos
Quando falamos sobre pessoa jurídica, todos os valores declarados, tanto pela empresa quanto pelos empregados, devem estar perfeitamente alinhados. Esses valores, por sua vez, são todos aqueles pagos à pessoa física com retenção na fonte.
Essa é a razão que faz do informativo de rendimentos um documento fiscal e que aumenta a segurança em termos fiscais e tributários. Assim, se um colaborador vier a declarar algum rendimento em seu nome de má fé, a empresa poderá comprovar seu não envolvimento.
O mesmo vale para a pessoa física, que tem no informe uma garantia de que sua declaração será enviada com dados exatos. Com isso, são produzidos reflexos na sociedade como um todo, já que aumenta a cumplicidade entre empregados e empregadores.
Outro uso para esse documento, é na comprovação de renda para avaliação de crédito na solicitação de empréstimos, financiamentos, cartões e outros serviços financeiros.
Quais os tipos de informe de rendimentos?
Conforme mencionamos acima, o informe de rendimentos pode ser de diversas modalidades, de acordo com a forma de obtenção de renda.
Os tipos mais comuns são os fornecidos por:
- empresa empregadora - para trabalhadores;
- instituições financeiras - para correntistas e investidores;
- corretora de investimentos - para investidores;
- Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - para pessoas que recebam benefícios previdenciários.
Não existem modalidades definidas por lei, o que determinará o tipo é a fonte pagadora que terá a obrigação de emitir o documento.
Quando inicia a declaração do imposto de renda em 2021?
O calendário oficial e as novidades para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021 está assim:
- 28 de fevereiro: data limite para entrega dos informes de rendimentos pelas empresas.
- 02 de março: início da entrega da declaração preenchida.
- 30 de abril: fim do prazo para entrega da declaração de IR.
Informe de Rendimentos da wiipo
A wiipo é uma plataforma digital que nasce para trazer agilidade, flexibilidade, autonomia e tecnologia de ponta. Uma fintech que tem o propósito de levar a empresas e pessoas uma nova experiência no consumo de serviços financeiros e benefícios, dando liberdade e poder de escolha.
Agora, a wiipo conta com a mesma inovação em serviços financeiros. Para você que já tem o Holerite Digital, está chegando o Informe de Rendimentos wiipo. Direto no app, fácil, prático e gratuito!
Para baixar o app wiipo, aproveitar pra já se preparar e estar pronto para esse lançamento, é só acessar esse link aqui: https://wiipo.run/app
E se você quiser começar essa nova experiência, converse com a equipe da Somos Tecnologia!