13 / 03 / 2020

Entender o comportamento e o caminho que o cliente percorre antes de realizar uma compra é essencial para desenvolver estratégias específicas para cada momento do processo. Neste post, entenda cada uma das etapas que compõem a jornada do consumidor e saiba como as estratégias de CRM podem favorecer a produtividade do time de vendas.

A jornada do consumidor na Era Digital

Antes do mundo ser digital, o processo de compra de um potencial cliente do momento em que ele conhece o produto até a venda era muito diferente. Com as redes sociais, os sites de pesquisa e os e-commerces tudo mudou!

O comportamento do consumidor mudou. As pessoas estão cada vez mais exigentes em relação aos serviços e produtos que adquirem. Se antes uma propaganda de 30 segundos na tv era suficiente para tirá-lo de casa e ir até a loja adquirir o produto, hoje existem diversas outras etapas que entram nesta dinâmica de compra.

Com o fácil acesso à informação na Internet, é comum que antes de realizar a compra, potenciais consumidores consumam conteúdos relevantes relacionados ao produto e também pesquisem avaliações de outros usuários.

A jornada do consumidor é muito mais complexa hoje e exige planejamento e estratégia para saber como influenciar na decisão de compra do consumidor. Por isso que é tão importante investir em estratégias de marketing que envolvam marketing de conteúdo para atrair e captar novos clientes.

As etapas da jornada do consumidor

Antes de falarmos sobre cada estágio da jornada do consumidor, é preciso saber quem realmente é o seu público-alvo. Qual é o perfil de quem compra o seu produto ou usa o seu serviço? Quem são os seus potenciais clientes e quais os objetivos, desejos ou problemas que eles desejam solucionar com a compra do seu produto?

Conhecer o perfil do seu público é essencial para mapear a jornada que os seus clientes percorrem até o momento de compra. Essa jornada tem diferentes etapas e fases, que se desenvolvem de formas diferentes de acordo com cada público:

Aprendizado e descoberta

Todo início de jornada de compra começa com uma situação. Toda compra tem um objetivo e nessa fase ele está tentando descobrir de que forma pode resolver o seu problema e alcançar o objetivo desejado através de um produto ou serviço.

Nesta fase é importante que a sua empresa identifique esse consumidor como um potencial comprador e, de alguma forma, mostre que o que a sua empresa oferece pode ser uma solução.

Ao produzir conteúdos relacionados ao assunto de interesse desse possível cliente, você atrai a atenção do consumidor e o direciona para o seu funil de vendas.

Consideração

Aqui o consumidor já sabe qual a melhor resolução para o seu problema e na fase anterior entendeu que existem diversas soluções para a sua dor. Aqui, ao invés de falar do problema, sua empresa deve começar a dirigir o consumidor para a venda, com conteúdos mostrem as vantagens da sua solução, para que ele considere conhecer a sua marca mais a fundo.

Decisão

A decisão representa a última fase da jornada de compra. Aqui é o momento em que após conhecer o problema que enfrenta, o consumidor já identificou a solução e acredita que o produto escolhido será a melhor forma de solucionar o problema.

Aqui a missão do seu negócio é persuadir o consumidor para que ele opte pela sua marca. Este é o momento em que você precisa colocar em prática os seus argumentos de vendas. Falar sobre preço, vantagens e benefícios que o seu consumidor obtém ao adquirir uma solução com a sua empresa.

Estudar a jornada do consumidor é essencial para que a sua empresa desenvolva estratégias assertivas e saiba os pontos de contato ideal para cada momento do cliente. Com base nesses estudos, são criados os conteúdos e materiais ideais, direcionados para cada tipo de consumidor.

Como o CRM pode contribuir na estratégia de jornada do consumidor da minha empresa?

O CRM realiza a gestão de relacionamento com o cliente. Através dele é possível monitorar e compilar todo o histórico de relacionamento entre a sua empresa e os seus clientes. Todas as interações ficam salvas, assim como dados e informações que sejam essenciais para uma visão panorâmica de quem é aquele cliente e qual tipo de identificação ele tem com a sua marca.

O CRM como vantagem competitiva para a sua empresa

Com um software de CRM, além de elevar o patamar de gestão de relacionamento com o cliente da sua empresa, você também têm acesso a uma verdadeira gestão de vendas 360º. Além de ser uma ótima ferramenta para retirar insights sobre os seus clientes, o CRM eleva a produtividade do seu time de vendas.

O CRM da Senior surge como uma ferramenta estratégia de negócios que tem como objetivo ser o facilitador de entrega de informações qualificadas sobre a jornada do consumidor, tanto para o setor de vendas quanto para o marketing das empresas. Desta maneira, equipes trabalham com mais foco e eficiência, multiplicando as chances de acerto de um negócio.

Mapear o caminho do seu público da descoberta do problema até a decisão de compra é uma tarefa fundamental. Além de permitir conhecer a fundo o seu comprador, a jornada de compra ajuda a produzir e entregar conteúdos mais relevantes.

Assim, o CRM é um facilitador de entrega de informações qualificadas sobre a jornada do consumidor, tanto para o setor de vendas quanto para o marketing das empresas. Desta maneira, equipes trabalham com mais foco e eficiência, multiplicando as chances de acerto de um negócio.

Mapear o caminho do seu público da descoberta do problema até a decisão de compra é uma tarefa fundamental. Além de permitir conhecer a fundo o seu comprador, a jornada de compra ajuda a produzir e entregar conteúdos mais relevantes.

 


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