10 / 08 / 2022

Internet das Coisas (IoT), Impressoras 3D, Big Data, Analytics e até mesmo Realidade Aumentada fazem parte das tecnologias que vieram junto com a quarta revolução industrial. E com tantas inovações surgindo a todo momento, há sempre novas formas de conduzir os processos da sua empresa, principalmente no setor de logística.

A Logística 4.0 traz o conceito do alto nível de automatização disponível, a digitalização das atividades, o uso de mecanismos robóticos nos processos logísticos, a agilidade no compartilhamento das informações e a computação em nuvem. Inclusive, o varejo tem olhado de uma forma bastante estratégica para a gestão logística e muitos varejistas brasileiros têm crescido de forma consistente.

Impactos e mudanças da Logística 4.0

Para garantir destaque no mercado é preciso investir em tecnologia, desenvolver processos e equipes que aumentem o potencial da empresa. E o mesmo acontece no setor da logística.

A Logística 4.0 trouxe diversos impactos e mudanças, como por exemplo:

Processos transparentes e integrados

Muitos processos da área logística ainda são feitos manualmente, o que resulta em um alto nível de erros. No entanto, com a logística 4.0, esses processos passam a ser monitorados através de sistemas que garantem precisão e contribuem no aumento da eficiência operacional, diminuem o lead time, melhoram a conectividade e fornecem uma visão integrada e mais transparente da cadeia de suprimentos. 

Profissionais propensos à inovação

Apesar da tecnologia reduzir os trabalhos manuais, profissionais capacitados e que estejam adaptados às inovações são essenciais para que todas essas otimizações que a inovação possibilita sejam realmente efetivas.

Controle da cadeia de suprimentos

Atualmente, um dos principais erros das empresas é avaliar departamentos separadamente, como se os setores fossem independentes e não influenciassem nas outras áreas. 

No entato, ao visualizar os processos como um todo, as tomadas de decisão são mais rápidas e precisas. Afinal, todos os envolvidos na cadeia de suprimentos entendem as influências de cada área na sua função e como o próprio trabalho é fundamental para as outras etapas do processo. 

4 benefícios da Logística 4.0

Com as mudanças que a logística 4.0 promove, todo o processo se torna muito mais assertivo, inteligente e eficiente.

1 - Redução de erros e perda de ativos

Ter processos digitalizados, inteligentes e autônomos é sinônimo de uma precisão muito maior na hora de monitorar estoques. Consequentemente, a necessidade de retrabalho é menor e a probabilidade de acontecerem problemas que comprometam entregas, custos e produtividade também são reduzidas.

2 - Otimização de frotas e eficiência de roteirização

Com as tecnologias disponíveis no mercado já é possível controlar frotas em tempo real e definir rotas inteligentes, baseadas em indicadores que garantem a redução de custos e tempo de entrega da mercadoria. Sem contar que, com uma entrega mais ágil e prazos de entrega menores a satisfação do cliente também aumenta.

3 - Aumento da eficiência operacional

Ao longo dos próximos anos, a tendência é que o setor de logística alcance níveis cada vez mais altos de eficiência operacional a medida que a Internet das Coisas conecta todas as etapas do processo.

4 - Gestão baseada em dados

Trabalhar em parceria com tecnologia permite que os gestores tomem decisões e observem a performance do seu negócio através da análise de relatórios gerados pelo sistema. Com isso, é possível criar uma rotina e cultura de gestão baseada em dados para aproveitar essa parte analítica como uma bússola que indica a direção certa para o seu negócio.

Prepare sua empresa para o futuro

Para preparar a sua empresa para esse novo modelo de negócio é necessário estar por dentro das soluções modernas que surgem e refletir constantemente sobre caminhos futuros para o seu negócio.

Entre em contato conosco e conheça agora mesmo as soluções da Somos.

Somos especialistas no assunto. 


Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam autores e não representam, necessariamente, a opinião da Somos Tecnologia.