20 / 01 / 2020

Com a concorrência cada vez maior no mercado, todo mundo quer um processo comercial que garanta o máximo de vendas no menor período de tempo possível.

O processo de qualificação de leads é uma forma de promover uma gestão comercial cada vez mais eficiente, já que através do mesmo, é possível encontrar o cliente certo, no momento exato.

Cada lead representa, uma oportunidade de negócios. Pessoas e empresas que demonstram interesse ou fazem parte de um grupo de pessoas que apresenta necessidade em adquirir o seu produto ou serviço. Porém, nem todo lead é qualificado, ou seja, nem toda oportunidade será convertida em venda. E é aí que a Qualificação de Leads desempenha o seu papel!

O que é a qualificação de leads?

A qualificação de leads é o processo em que a sua equipe de vendas analisa o perfil de cada um dos possíveis consumidores e,conhecendo o perfil dos seus clientes, separa quais leads são potenciais clientes ideais.

Usar a qualificação de leads para focar os esforços de aquisição de clientes é uma das melhores formas de otimizar os resultados do time de Vendas. 

Outra informação muito importante que pode te ajudar a identificar um lead qualificado é a intenção de compra. Às vezes, um lead pode ter um perfil que corresponde ao perfil criado pela sua equipe (potencial), mas sem intenção de compra.

Existe um caminho que o seu lead percorre até o momento da compra. Se a sua empresa trabalha com marketing de conteúdo, é mais fácil fazer essa identificação através do funil de vendas.

Porém, dependendo do segmento e nicho, existem muitos critérios que você pode desenvolver para fazer a qualificação e acompanhar a jornada do seu consumidor. 

Como diferenciar um lead de outro e o que fazer com cada tipo?

Leads ótimos

Nessa primeira categoria, estão os leads com perfis ideais. Nestes casos, vale a pena abordá-lo da forma mais assertiva possível para dar o primeiro passo em direção a uma negociação de sucesso.

Prepare o seu time de vendas para entrar em contato com essa pessoa, tirar dúvidas e fornecer informações valiosas que podem fazer toda a diferença na hora de considerar a compra do seu produto ou serviço. 

Leads bons

Os leads bons são aqueles que, apesar de não se encaixarem muito no perfil de consumidor ideal, ainda podem se transformar em leads capacitados após passarem por trilhas de nutrição e etc.

É legal deixar esse lead passar pelo seu funil ou processo de vendas para que amadureça a ideia e tome a decisão de compra por conta própria. É importante não envolver a sua equipe de vendas para que esse lead não se sinta invadido ou tenha impressão que a sua empresa está empurrando um produto ou serviço. Neste caso, é legal aplicar estratégias de marketing e vendas para ajudar a direcioná-lo.

Leads ruins

Aqui ficam reunidos os leads que não tem nenhuma relação com o seu produto ou serviço. Leads totalmente desqualificados e que dificilmente irão evoluir num processo de vendas. É muito importante que você tenha consciência que o que realmente importa é a qualidade e não a quantidade de leads.

CRM: uma ferramenta poderosa na nutrição e acompanhamento de leads qualificados.

Após ter feito o filtro de quais são os seus leads ótimos, bons e ruins, é necessário acompanhar a jornada de compra e nutrir aqueles que forem qualificados. Afinal, quem se interessou pela sua empresa pode ter também se interessar pela concorrência. Então esse é o momento de mostrar o seu diferencial!

Cabe ao seu time de vendas se relacionar com esse prospect da maneira mais estratégica possível e fazer com que ele se encante pela sua empresa, produto ou serviço, descartando a concorrência e, desta maneira, seja convertido em vendas.

Um bom software de CRM pode ser um grande aliado neste momento. Além de ser uma ferramenta muito importante para área comercial, o CRM é a tecnologia ideal para transformar oportunidades em vendas.

A seguir, vamos explicar como você pode otimizar esse processo de acompanhamento e nutrição através do CRM. Acompanhe!

Automatize o seu contato com o cliente

Com uma ferramenta de CRM, você consegue automatizar o contato com o seu cliente. Dentro do perfil de cada lead cadastrado, o próprio sistema consegue identificar quais os pontos de contato ideais para cada um dos tipos de lead e assim nutrir o relacionamento da sua marca com aquela pessoa.

Não importa o número de leads que você tiver em cada etapa do seu funil. Você conseguirá se relacionar com todos eles com o objetivo de movê-los até o fundo do funil de vendas e, enfim, transformá-los em clientes.

Padronize seus e-mails com templates

Dentro de configurações dentro do seu CRM você pode construir templates de e-mail para facilitar o disparo de informações e otimizar o seu tempo. Assim, seu time de vendas consegue focar nas estratégias para converter leads ao invés de perder tempo com tarefas operacionais como essa, que podem ser desempenhadas pelo próprio software.

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